Mesmo com o pulo de 3 temporadas (que estão em poder da Rede Globo), a infinita jornada de Ash e Pikachu continua sendo um dos destaques em audiência da Rede TV! (claro, nas proporções da emissora), com uma média que varia dos 3 aos 4 pontos no Ibope. E continuando a melhor exibição que a série já teve na tv aberta, está programada para esta segunda-feira, dia 15, a estréia da 9ª temporada, Pokémon Batalha da Fronteira.

Essa é a última fase de Pokémon Advanced e narra a competição de Ash contra os cérebros da Batalha da Fronteira (os “líderes de ginásio” da vez) iniciada ainda na 8ª temporada. Mas o mais marcante é o retorno de vários pokémons do Ash que aparecem pra ajudar (além de batalhas contra bichões lendários). Essa foi a primeira temporada trabalhada pela Pokémon USA, depois que a série saiu das mãos da 4kids. Por essa razão mudaram nos EUA todas as vozes, desde os protagonistas humanos aos pokémons que tem nome gringolado, além de extinguirem várias censuras desnecessárias da antiga empresa (que transformava bolinhos de arroz em biscoitos =P).

Batalha da Fronteira também marca a parceria da Centauro com os fãs da série que passaram a interferir no que pudessem para que não se repetissem os deslizes que aconteceram no 8º ano.