krdk

De tempos em tempos alguma produção vinda da terra do sol nascente chega nesse lado do continente e se torna uma nova mania, fazendo que haja uma invasão de heróis nos mesmos moldes na nossa telinha. Foi assim com National Kid nos anos 1960, Speed Racer e Ultraman na déca de 1970, Jaspion e Changeman no final dos anos 1980, e na década seguinte Os Cavaleiros do Zodíaco e posteriormente Pokémon e Dragon Ball Z. Todas essas séries foram inovadoras para as épocas em que foram exibidas, e abriram as portas do mercado brasileiro para programas similares.

Este ano, em meio a todas as novidades que estão à caminho, tudo indica que o novo herói japonês a se tornar um hit por aqui será Kamen Rider Dragon Knight. Além de vender brinquedos e entreter a criançada, a co-produção entre a Toei e a Adness terá a mesma missão que seus antecessores:  mostrar que os heróis japoneses são sinônimo de sucesso comercial  e de audiência, o que atrairá mais investimentos no segmento, da mesma forma que foi desencadeado com as produções citadas no início deste texto.

Para transformar Kamen Rider Dragon Knight em uma febre a nível pan regional, os licenciantes da marca estão trabalhando com os principais canais de televisão da América Latina, que estrearão o programa praticamente ao mesmo tempo, entre os meses de junho e setembro. A estratégia de lançamento da série – em desenvolvimento a 3 anos- inclui uma linha quase inesgotável de produtos, que vão de DVDs (que sairão no Brasil pela PayArte) e action-figures (Long Jump) até revistas (Panini) e gêneros alimentícios. O fato ser o principal investimento infantil no que diz respeito aos chamados “enlatados” (programas importados) da Rede Globo para este ano comprova o potencial da série.

Correndo por fora, temos Naruto, Bakugan e Ryukendo. O primeiro, apesar de ter todos os quesitos de um anime de sucesso está longe de ser o que prometia em termos comerciais quando se fala de Brasil. Graças a uma desorganização total e da bagunça que se tornou a (não) exibição da segunda temporada, o anime perdeu fôlego e hoje agoniza pra se manter em evidência. já Bakugan, série apontada por muitos como um “novo Yu-Gi-Oh!” estreou essa semana no Cartoon Network e as negociações para exibição na tv aberta ainda não foram concluidas. Com uma veiculação tão restrita, a animação deverá ficar na segunda divisão da preferência do público, ainda mais com a estréia na tv aberta prevista apenas para o início de 2010. Um outro herói japonês no aguardo de uma luz é Ryukendo. A série foi adquirida pela Rede Tv! e tinha estréia prevista para o fim do ano passado, mas a crise que se instalou na emissora (com direito a demissões de apresentadores por falta de pagamento de salário) nos dá indícios de que o programa deverá ficar na geladeira mais algum tempo.

Por essas e por outras, KRDK é a série que tem maior potencial comercial entre as que serão trabalhadas este ano na tv brasileira, e o fato de ser veiculada no maior canal do país é  mais uma vantagem do programa entre os demais títulos. A missão não será fácil, mas com um trabalho bem feito será possível (re)despertar o interesse do público “normal” pelos heróis japoneses. O fato dos atores  americanos terem susbtituido o elenco original na versão que chega até nós será apenas um detalhe, sendo a forma que a Toei encontrou para maior penetração de seus produtos junto ao público ocidental. Toda aquela magia dos heróis que prenderam as crianças em frente a tv no fim de décade de 1980 e início da de 1990 está presente, e enfim, estará de volta. É um recomeço.