jiray

No último dia 24 (quarta-feira) os primeiros fãs que compraram os DVDs de Jiraiya: O Incrível Ninja, em pré-venda começaram a receber o material em suas residências. Depois de babarem meia hora pela arte da lata, box, capas e brindes (que ficaram melhor que os originais japas), a boca de muitos começou a espumar de ódio devido a um detalhe que já havia gerado polêmica nos DVDs do Esquadrão Relâmpago Changeman: a qualidade da imagem dos episódios ter como fonte o Toei Channel. E dessa vez não foi apenas um episódio. Foram TODOS!

Pra quem não sabe, o Toei Channel é um canal exclusivo da gigante produtora nipônica, lançado em 1998, e que exibe desenhos e séries produzidas pela mesma. Como no Japão, o padrão HDTV existe a um bom tempo, todos os seriados exibidos pela Tv Asahi nos anos 80 ganharam uma remasterização na imagem para serem reprisados no canal de sua progenitora. Embora a melhora tenha sido grande, a qualidade da imagem ainda consegue ser inferior a dos lançamentos em DVD das séries. Afinal, quem compraria algo com o mesmo som e imagem que passa na tv?

No Brasil, fãs cansados de esperar pelo lançamento do material original no mercado começaram a produzir versões piratas de todos (!) os tokusatsus exibidos no Brasil usando como fonte, justamente os episódios gravados via Toei Channel – além de incluir o áudio em português com algum tratamento. Esse material dominou o mercado até o começo desse ano, quando a Focus Filmes, depois de uma longa novela, fechou com a Toei Company os direitos para distribuição de Jaspion, Changeman e Jiraiya de forma oficial em nosso país.

O primeiro lançamento, Jaspion, pecou apenas no brinde da lata: um deformado e horroroso boneco do herói – que não compensa nem um pouco o investimento na mesma :P. Já Changeman, apresentou uma qualidade de imagem inferior a de Jaspion, mas com uma “boa desculpa”: nem no Japão existia material original em DVD do esquadrão sentai disponível! Os japas lançaram seus DVDs do Changeman depois dos brasileiros. Eis que agora, o esperado Jiraiya apresenta um detalhe que deixou muita gente fula da vida ao conferir o episódio 5 de Changeman: a fonte da imagem dos episódios é o Toei Channel – com direito ao logo do canal no início dos capítulos.

O principal ponto que desperta a ira dos fãs é o fato de no Japão já existir DVDs originais de Jiraiya, deixando no ar uma pergunta que não quer calar: teria a Toei culpa integral no caso, ou foi descaso da Focus em não fazer um trabalho de remasterização profissional (coisa que os piratas não possuem) na imagem?! Saindo da esfera fã, e passando para o grupo dos saudosistas, é inegável que Jiraiya atingirá vendas satisfatórias para empresa, pois o “povão” é bem menos exigente com esse tipo de “detalhe” – que faz uma considerável diferença para algumas centenas de fãs.

Uma coisa é certa: de forma geral, fazer lançamentos esperando retorno de fã de qualquer produção japonesa é um tiro no pé. A própria Focus tomou um belo preju com Fullmetal Alchemist, Hunter x Hunter e outros. Duvidamos muito que pelo menos 1000 fãs, dos mais de 50.000 que se dizem assim, em comunidades do Orkut dedicadas aos irmãos Elric tenham tirado $$$ do bolso. Pelo menos a indignação dos fãs não é um grito solitário na multidão: até Ricardo Cruz, um dos mais enganjado no retorno da série ao Brasil, se mostrou perplexo com a situação. Você pode conferir aqui a opinião do rapaz.

Segue abaixo o registro das imagens dos DVDs da Focus Filmes do Jiraiya e uma imagem do DVD original japonês. Notem como a do original é bem mais “forte” e definida. E aí? Os fãs tem, ou não, razão de reclamar? Vamos esperar o desdobramento disso tudo…

jifoc0

jifoc1

jifoc2

jifoc4

jirayoriginal

jioriginal2

jioriginal3