otomen

Otomen foi lançado em 2006 no Japão pela editora Hakusensha na revista Bessatsu Hana to Yume, sob autoria de Kanno Aya, mangaká que começou a trabalhar profissionalmente com quadrinhos em 2000.

A história gira em torno de Asuka Masamune, um rapaz alto e símbolo da masculinidade no colégio. Mas em seu íntimo é um verdadeiro Otomen. Otomen, termo criado pela autora e escrito com kanji de romântico e homem, é uma brincadeira com a palavra “otome” que significa senhorita, logo “otomen” seria “otome” acrescido de “man” em inglês.

Segundo o mangá, a palavra define rapazes que são verdadeiras moças por dentro: adoram shoujo, cozinhar, costurar, são graciosos e românticos. Mas, por causa de um trauma de sua mãe ligado a sexualidade do ex-marido, ele esconde esse lado doce, apenas expondo o lado viril e másculo. Mas, assim que conhece Ryo Miyakozuka, uma aluna recém transferida, e Juta Tachibana, um playboy, a sua vida começa a mudar. Logo de cara Asuka começa a gostar de Ryo, apesar da mesma não perceber. Os três então começam a almoçar e a se ajudar. Asuka vai mostrando seu verdadeiro eu. Mas nem tudo são flores, a amizade de Juta não é tão sincera quanto parece, pois ele esconde um segredo de Asuka.

O tipo de enredo lembra muito o de “Ouran Host Club”, basicamente romance e comédia. Acredito que o título “Otomen” esteja entrando para substituir “Ouran Host Clube” que em breve deve parar por alcançar o original japonês.

Quanto a qualidade do título brasileiro da Panini, quem está editando é a Elza Keiko, uma das melhores profissionais de mangás do país. Foram usadas várias fontes, está tudo editado bonitinho e tudo traduzido sem problemas. Possui capa e verso coloridos, além de uma seção de cartas (a Elza adora isso). Diga-se de passagem, nesse primeiro volume saiu uma seção sobre como se edita os mangás, quais os passos e programas utilizados. Bem interessante para quem não é familiarizado.

Otomen é uma série bimestral, com 11,4 x 17,7 cm e 208 páginas. O preço é R$ 9,90. Tem 9 edições e ainda está sendo publicado no Japão. É um shoujo típico e muito divertido. Com certeza um título obrigatório para os fãs do gênero.

Título: Otomen
Editora: Panini
Autor: Kanno Aya
Formato: 11,4 x 17,7 cm, Volume 1
Preço: R$ 9,90