
Todo mundo deve se lembrar que a alguns meses atrás o canal NGT (disponível em apenas algumas cidades do país e pela internet) estava exibindo episódios avulsos do anime Yu Yu Hakushô, tirados diretamente dos DVDs da PlayArte. Depois de estrear Neon Genesis Evangelion no início da noite (horário bastante impróprio para o conteúdo do anime, diga-se), a emissora agora tem duas novas atrações nipônicas em sua grade: Yu-Gi-Oh! e Machine Man (tirado dos DVDs produzidos por fãs).
As séries são fornecidas ao canal pela distribuidora independente E+ Entretenimento, famosa por locar horários em canais nanicos pelo Brasil afora e colocar no ar conteúdo de DVDs já lançados por aqui, os quais ela diz ter adquirido os direitos nas Ilhas Virgens (não é uma piada!).
Apesar do apoio dos fãs para esse tipo de exibição, não dá pra negar que elas aparentam serem ilegais. E esse tipo de programação anda pipocando em emissoras comunitárias e “educativas” ao redor do país, que trasmitem séries e desenhos animados diretamente de DVDs lançados por aqui. E a pergunta é: onde estão os orgãos reguladores, que (em tese) deveriam fiscalizar as emissoras de tv que são concessões do governo?
Esse tipo de iniciativa pode ser ótima para os fãs, mas é bom lembrar que fã que é fã vai ter o material de qualquer jeito, independente de estar indo ao ar ou não – e essas emissoras não estão sendo “boazinhas com os otakus” (que sempre são excluídos pelos “tiranos” grandes canais de televisão), o que querem é ganhar dinheiro em cima.
No Brasil o acesso de forma legal à animes e tokusatsus é algo pré-histórico, e aí entram os fansubbers, uma mão na roda pra quem quer ficar mais próximo do que está sendo exibido no Japão. É uma iniciativa até louvável, já que não gera lucro pra quem disponibiliza o material (não entraremos na questão das “lojinhas de DVD”), usado apenas como divulgação. Só que a coisa muda de figura quando canais de tv, brinquedinhos caros tocados por quem tem dinheiro, passam a exibir programas sem pagar por eles, amparados por contratos obscuros (às vezes nem isso) feitos em locais mais obscuros ainda.
Existe o consenso de que o brasileiro dá um jeitinho em tudo pra levar o melhor em cima dos outros. Falamos mal da desonestidade dos políticos e até mesmo dos religiosos que estorquem os fiéis, então qual o motivo de achar bacana alguém ganhar em cima do trabalho de centenas de pessoas e não pagar um centavo por isso? Afinal, a empresa que comete um crime a olhos vistos pode estar fazendo coisas muito mais feias debaixo dos panos…




1 de novembro de 2009, 09:21 - Citar
Se o pessoal da NGT e E+ falam que tem documentação pra provar que podem exibir tais animes, então não podemos acusa-los de nada, não se pode culpar ninuem sem antes averiguar tudo.
Esse texto feito pela Jbox e muito tendencioso, por que eles não entram em contato com a E+ e NGT e conversam com as pessoas acusadas antes de achar que sabem de tudo ???
Nota 0,0000 para Jbox
Tio Cloud: Banzé, sempre que fazemos textos comentando essas coisas os otakus nos jogam pedras como se estivessemos fazendo uma caça às bruxas. Não estamos. A E+ já falou tudo: ela compra os direitos nas Ilhas Virgens. Sempre que alguém entra em contrato essas empresas dizem que tem os direitos. O que elas iriam dizer? A Fox já está na justiça contra a própria E+. Se a Fox que é dona de grande parte desse material diz que é pirataria, quem dirá o contrário? Além disso, o Machine Man por exemplo não tem mais direitos no Brasil. Como é que o material feito pelo Scheider está indo ao ar? Acho injusto o pessoal nos atacar por tocarmos em deteminados assuntos que são “tabú”. Quando o fã distribui pro fã a coisa é tolerável. Agora quando um monte de gente endinheirada começa a promover pirataria a olhos vistos a coisa muda. Abração!
1 de novembro de 2009, 09:51 - Citar
Se essa emissora tivesse mais poder tipo pelo menos igual a da Rede TV ou outra desse porte, seria muito boa pois apesar do conteúdo ser um oferecimento Capitão Jack Sparrow ela investe bastante em animes.
1 de novembro de 2009, 10:29 - Citar
Tio Cloud, por mais que haja fumaça de que a parada não é legal, taxar de ilegal é tarefa do judiciário, e até ele fazer isso (se é que fará) , taxar essa exibição de pirata não é informação, é achismo. Se tratar opinião com status de informação, a responsabilidade jornalística vai pro ralo.
Tio Cloud: Discordo de você Lagarto. Dizer que talvez fosse ilegal seria o mesmo que dizer que a Dilma está pra baixo e pra cima com o Lula apenas como acompanhante e não se trata de campanha política antes de tempo. Seria o mesmo que dizer que o mensalão nunca existiu, que foi invenção da Veja e da imprensa “golpista”. O judiciário nunca comprovou que existiu mas todo mundo sabe que sim. A tarefa da imprensa é justamente cavucar as coisas. Se um dia for provado que as exibições desse pessoal é legal (se até a Fox que é a única que pode vender os direitos de seus programas diz que não é) pode ter certeza que daremos destaque e até soltaremos rojões de alegria. Ficaremos sentadinhos esperando.
Aliás, essa E+ é a mesma empresa que atendia pelo nome Real Magic e que colocou aquele programa onde o povo devia “escolher” entre Flashman e Machine Man pagando interurbano pra Curitiba – uma tática usada pela RedeTv! naqueles programas caça-níqueis. Um amigo ficou horas respondendo um “questionário” pelo tel antes de votar. Resultado: a conta veio de quase 300 reais. Bobo dele que caiu nessa, mas daí percebe-se que a “votação” não era algo tão limpa assim… Abração!
1 de novembro de 2009, 11:09 - Citar
Fiquei chateado por esse canal não pegar em minha casa.É ruim para o investimento de animes no mercado mas arromba com a globo e outros canais miseráveis que detêm os direitos dos animes e só os colocam no ar para recuperar audiência e quinze dias depois cumprida a tarefa tiram o anime da programação sem respeito algum.BANANA PRA ELES!
1 de novembro de 2009, 11:10 - Citar
A tarefa cabe ao judiciário, mas cabe ao telespectador se levantar indignado e falar “isto está errado e não devemos aceitar”.
1 de novembro de 2009, 11:18 - Citar
Valeu pelas respostas Tio Cloud. Se não for abusar, saberia me dizer se esse modo de tratar informação também é praxe do resto do pessoal que posta notícias no JBox?
Tio Cloud: Olha Lagarto, já conheço seu trabalho a algum tempo (aliás, sempre visito o Tr-Update, mas parece que você o abandonou), e senti uma certa ironia nesse seu comentário. Acho que cada site, jornal, revista etc tem sua linha de trabalho. Somos assim a 5 anos. Erramos muitas vezes e quando o fizemos pedimos desculpas e nos retratamos. Nesse caso, acho que se não tivessemos certeza do que estamos falando nem entraríamos no assunto. Infelizmente os fãs tem uma visão muito passiva das coisas, mas não quero mais falar sobre isso, deixo agora que cada um opine como quiser. Grande abraço.
1 de novembro de 2009, 11:21 - Citar
Concordo totalmente com vocês, é um sacrilégio esses canais ficarem exibindo programação sem oos devidos direitos de exibição, e isso não fica restrito somente a animes.
Já vi esse canal exibir filmes como “Scooby Doo” e outros que são de direito exclusivo na TV aberta do SBT.
E além da NGT tem também a Rede Brasil que também exibe programação de forma obscura
Lá são exibidos os DVD’s da Playarte de Cavaleiros do Zodiaco. E episódios avulsos de Speed Racer que também foram lançados no Brasil, isso sem contar a enxorrada de americanos que eles exibem como “Batman”, “Meninas Superpoderosas”.
E o canal também já começou a exibir a novelinha “Rebelde”, porém a Televisa (tv mexicana dona da novelinha) entrou com uma ação pedindo que tirassem a novela do ar e eles obedeceram direitinho. É essa é a prova de que quando a justiça faz alguma coisa não tem jeito, eles tem que obedecer.
1 de novembro de 2009, 11:40 - Citar
Boa Matéria, agora que sei que machineman tá passando vou é assistir e dar mais dinheiro pras emissoras.
Send pirata ou não que se foda D:
1 de novembro de 2009, 11:42 - Citar
O Jbox só toca nesse assunto por que é interesse dos patrocinadores. E ponto!
1 de novembro de 2009, 11:57 - Citar
Eles também passam SOBRENATURAL e SMALLVILLE e outras series que ainda passa nos seus respectivos canais, não tem como não perceber que isso é errado. e pessoal, larga de ser otaku pelo menos um pouco, e raciocinem, usem cérebro para pensar um pouco sobre isso, ao invés de ficar decorando nomes de personagens.
1 de novembro de 2009, 11:57 - Citar
Tio Cloud, teve ironia não. É que eu via como deslize quando o autor do texto daqui tratava opinião como sendo informação, e aí de vez em quando eu chamava atenção disso. Mas já que não é deslize, não tem sentido eu comentar esse tipo de coisa quando você for o autor ( vou é bancar o chato se eu fizer isso). Mas claro, vou seguir comentando, só não tocarei mais nesse mérito pro texto dos autores que seguirem essa linha que você segue. Desculpa se me expressei mal anteriormente.
1 de novembro de 2009, 11:59 - Citar
é isso ai NGT, quem tá se importando com direitos autoriais, os donos que tratem de processá-los, gastar milhões na justiça e no fim ganharem só uma camiseta do the pirate bay.
1 de novembro de 2009, 12:05 - Citar
Sempre vejo a NGT. Comecei a ver um programa de clipes de Heavy Metal e Classic Rock, Stay Heavy, e até tenho uma simpatia pelo canal. Direto assisto algum anime ou filme lá.
Vale lembrar que os filmes que eles passam também não são deles, a maioria dos que vi, se não me engano, são do SBT.
Não acho certo, mas também não reclamo das atitudes deles. Os fansubbers também são “fora da lei”, então não vejo problema em “financiar” quem tem coragem de por a cara a tapa exibindo animes que as outras emissoras destratam tanto. Pelo menos eles não tiram do ar depois de uma semana com audiências abaixo do esperado. Sei que estão completamente errados e blá, mas os fansubbers também, a diferença é que não ganham nada.
1 de novembro de 2009, 12:18 - Citar
alem de series, rebelde e a serie Rbd la familia , passou por um canal da E+ ” a rede brasil” ilegalmente, na cara dura com os dvds. A Televisa ja entrou com processo.
1 de novembro de 2009, 12:24 - Citar
PIRATARIA É CRIME, PONTO FINAL.

SE A EMPRESA QUE VENDEU OS DIREITOS PA
NGT FEZ DE MÁ FÉ, QUE SE COBRE RESPONSABILIDADE CRIMINAL DELA, LEMBRANDO
QUE AS ILHAS VIRGENS É UM DOS MUITOS PARAISOS FISCAIS ONDE CRIMINOSOS COSTUMAM
FAZER LAVAGEM DE DINHEIRO E DEPOSITAR
SUA GRANA PA NÃO PAGAR IMPOSTOS.
SE ESSA E+ ENTRETENIMENTO DIZ QUE OBETEVE
OS DIREITOS POR LÁ, É QUASE 100% DE CERTEZA
QUE TEM AÇÃO ILEGAL NISSO.
UMA COISA É DEFENDER O DIREITO DE ASSISTIRMOS ANIMES E TOKUS.
OUTRA BEM DIFERENTE É APOIAR A PIRATARIA..
1 de novembro de 2009, 12:50 - Citar
putz! a macumba tá se armando de forma paranormasirivel

nos canais de tv do brasil, chegando ao cumulo de dizerem
que adquiriram os direitos assombrossos nas fantasmagoricas ilhas virgens. um chute paranormal nessa
macumba xexelenta…
1 de novembro de 2009, 13:05 - Citar
É inacreditavel!
Tem gente que acha que o Jbox nao é um site.. é um partido politico!
Eu nao tenho NADA a ver com o pessoal do site, nao conheco ninguem, so acompanho, inclusive so venho postando a muito pouco tempo.
Mas é incrivel como essa palavra tá doce por aqui… TENDENCIOSO. Vejamos.. se o Jbox diz que a Panini atrasa e isso é ‘tendencia’ o site é patrocinado pela JBC? Talvez seja o ‘J’ ne? E agora a tendencia é falar dessa patranha pra exibir anime em rede aberta (e lucrar com isso), a quem o site esta ajudando agora? Vejamos… a Globo?
Ah.. aproveitando… mas que a Veja é golpista isso ela é mesmo!
1 de novembro de 2009, 13:14 - Citar
Condenar esses canais ‘piratas’ e considerar louvável um trabalho feito por fansubber?????
São pessoas como você ‘tio cloud’ que fazem com que Animes não sejam exibidos Legalmente no Brasil.
É crime o trabalho ‘louvável’ de um fansubber, o fato de ele vender só seria um Agravante de 1/3 na pena.
Além do mais, a Apologia a um fato antijurídico e tipificamente previsto na Lei vigente de nosso país (o que VOCÊ ESTÁ FAZENDO AO APOIAR O DOWNLOAD ILEGAL DE ANME) também é crime e você pode ficar (alguns poucos) meses no xadrez por causa disso (mas você pode pagar um valor em pecúnia e se livrar do xadrez…).
E não me venha respondendo coisas do tipo “Não estamos matando ninguém; não estamos sendo favorecidos pelo mensalão, não machucamos ninguém, logo não é crime o fornecimento de animes pela internet”, pois não fui Eu o legislador que inseriu o crime contra direitos autorais no código penal, está lá queria ou não, e praticar esses atos é brincar com a sorte.
1 de novembro de 2009, 13:22 - Citar
Pra começar, quero deixar claro que meu comentário não é para ofender ninguém, e sim somente expor meu ponto de vista sobre o assunto do post.
Independente do que os fâs Otakus, e sou um deles, ache sobre assistir animes ou séries numa rede de tv aberta que passa mais comercial do o SBT em filme de noite e promove mais ligações para ganhar prêmios do que o produto de exibição em si, não adianta querer defender só pra “se vingar” da Globo e das outras emissoras, ESTE TIPO DE EXIBIÇÃO NA NGT É CRIME E DEVE PUNIDO. O site do JBOX, eu conheço a pouco tempo devido a um amigo fã inveterado de Tokusatsu que me chamou a atenção sobre o mesmo, e logo de cara gostei do site por fazer várias matérias que outros não fazem. Exemplo: A SACANAGEM DA FOCUS NO JIRAYA E QUE TODOS ESQUECEM QUE A MESMA NÃO TERMINOU “NENHUM ANIME ATÉ HOJE” E MESMO ASSIM SENTEM TRANQUILIDADE EM COMPRAR LOST CANVAS.
Sinceramente não entendo. E muito menos essa raiva em cima do Jbox por divulgar essa pilantragem com as séries e o site é o único a fazer isso. Detalhe, muita coisa que o site noticiou não concordei e expus minha opinião sobre isso várias vezes, mas muitas outras foram 100% coesas com as informações passadas.
Citaram que os fansubs, à frieza de regra, são ilegais e são mesmo. Não adianta dizer o contrário, mas o que apoio que eles fazem é trazer animes e séries que JAMAIS veremos aqui inteiras ou simplesmente exibidas. O que é realmente errado e nessa os fãs são os piores é que COMPRAR OS DVDS PIRATAS DE LOJAS É PIRATARIA E SACANEAR OS FANSUBS QUE TIVERAM O TRABALHO DE LEGENDÁ-LOS E NÃO GANHAM ATÉ HOJE UM CENTAVO PELAS VENDAS DO MESMO. QUEM TÁ SACANEANDO QUEM NO FINAL? É isto que precisam se perguntar. Escolho comprar original não pra agradar as Distribuidoras e sim minha exigência por QUALIDADE, o que somente o DVD ORIGINAL proporciona, independente do arquivo que se baixe na Internet.
Fechando: O JBOX está de parabéns pela notícia e continue nos informando sobre isso sem medo e sobre os leitores do site, perguntem a si mesmos: Eu sou um fã CONSCIENTE ou FANÁTICO? Não deixem seu divertimento “nublar” seu “poder de julgar o que é certo”. Pensem nisso.
1 de novembro de 2009, 14:32 - Citar
Vamos se agora as distribuidoras começer a vender não apenas para certas emissora grandes vender para também as pequenas assim vamos ver se essa pirataria parem de uma vez
1 de novembro de 2009, 15:44 - Citar
Olha… acrescentando um detalhe a essa situacao ai… por enquanto.. no momento… a vista das leis atuais, dizer que fansub, legendas.tv e etc sao ilegais é uma enorme forçação de barra! A pirataria enquanto crime exige o intuito de LUCRO! Lucro tem quem pega o que o fansub faz e sai vendendo por ai (coisa que os fansubs detestam).
Inclusive, sobre pirataria, eu recomendo, procurem por uma comunidade no orkut chamada “liberrem o e-mule”, la tem um texto bem interessante de Tulio Viana (professor de direito da UFMG) sobre o tema, creio que e um texto que precisa muito ser lido pra estimular a discussao sobre o assunto.
Ha uma visao mito caolha da nocao de pirataria hj em dia, que serve muitissimo a certos interesses de grupos poderosos e a uma mania bem terceiro mundista de concentracao da riqueza. Eu baixo inumeros filmes, os legedo, os transformo em DVD e assisto, tenho inumeros DVDs de anime. Nunca os vendi, sempre os assisti, eu sou criminoso por isso ? ate onde eu entendo exerco um direito sagrado de manifestacao cultural, o qual poderia ser obstado (por exemplo) com a cobranca de uns R$ 25,00 por um DVD.
Mas como eu disse, o tema é pra ser discutido, com direito a tendencias inclusive.
Mas dizer que fansub é pirataria, no momento, nao corresponde a realidade das leis nao. Ainda que estejam doidinhos pra transformar isso em crime!
1 de novembro de 2009, 17:22 - Citar
É fato que a NGT está agindo de forma ilegal, mas tenho que reconhecer que a programação desse canal é excelente.
1 de novembro de 2009, 19:38 - Citar
Concordo com vocês: essa exibição tem sido uma baita sacanagem. Coisa de gente sacana que quer lucrar em cima do trabalho dos outros sem ter respeito nenhum.
É uma pena nossas autoridades não fazerem nada quanto a isso….
1 de novembro de 2009, 20:30 - Citar
Quase crucificaram o tio cloud
. Eu concordo plenamente com ele. Aliais to pensando em fazer um blog com todos os animes gundam. E se um dia eu for preso por isso, quando sair vou continuar.
Tem gente que compra dvds piratas porque não tem net, por isso não as repreendo.
ps: sera que alguem vai ler essa mensagem(tem tanto comentario antes desse)?
1 de novembro de 2009, 20:46 - Citar
Vejo que muita gente concordou com o comentario que fiz acima
Também sou otaku, mas nao sou FANATICO
CRIME É CRIME E NÃO DEVE SER APOIADO!
1 de novembro de 2009, 20:51 - Citar
NGT + REDE BRASIL + ULBRA TV = 3 canais que praticam sua programação muito melhor do certos canais abertos conhecidos atualmente essa é a realidade.
1 de novembro de 2009, 20:59 - Citar
Ei Pedro, a legislação fala em lucro direto ou indireto, e é justamente no lucro indireto que reside dúvida quanto ao que o legislador quis dizer. Do ponto de vista financeiro, lucro indireto já se caracterizaria pelo fato de você deixar de pagar o que normalmente seria exigido para a aquisição da mídia. Fansubber, ao incluir legenda fixa no vídeo, ainda modifica a obra original , o que na teoria qualificaria ainda mais a parada. Mas é um assunto bastante técnico e que envolve ainda o fato de ser uma prática socialmente aceita.
1 de novembro de 2009, 22:25 - Citar
Lagarto:
Bem lembrado. Mas Quanto a parte de ser uma prática socialmente aceita, vou fazer uma citação de uma afirmação já feita por mim outrora:
Um dos princípios basilares no direito penal é que, citando a famosa criminalista Ana Paula da Fonseca: ‘O costume, no Brasil, não pode criar ou revogar crimes e penas em virtude do principio da reserva legal’.
Somente uma lei que revogará outra lei (Constando isso no art. 2° §1° do decreto-lei 4.657/1942 e art. 1° CP).
Ou Seja, não é porque a ‘sociedade’ (fãs de anime) praticam esse ato que o mesmo deixa de ser crime.
1 de novembro de 2009, 22:27 - Citar
Hoho,quando eu vi que tava passando Evangelion nesse canal,eu tava louco pra assistir,mas comçou 6 horas e terminou umas 7 e meia,porque eles colocaram num programa com uma Priscila e um Yudi da vida que passam 1 minuto do capítulo,vão pro comercial e quando voltam ficam meia hora falando idiotices…
Se eles estão errados,que sejam punidos,mas o problema é que se eles pararem de passar,nenhum outro canal passa porque eles preferem passar Drake e Josh e Isa TKM,ninguém lança os dvds e aí todo mundo fica sem animes bons.
E quanto dvd de anime=pirataria,eu acho que por mais que seja crime,é “perdoável” já que o mercado de mangás e animes no Brasil,por mais que esteja aumentando,ainda está muito escasso.
1 de novembro de 2009, 23:07 - Citar
lagarto, sem querer extender demais essa discussao por aqui, eu sei que existe essa tese, mas a que me parece mais razoavel e a de que nao ha como ver lucro nessa situacao nem mesmo indireto, nao há acumulo de riqueza monetariamente contabilizada.
E é a riqueza em dinheiro o que o crime tutela, ele ta inscrito no titulo de crimes contra o patrimonio, e nao ha ofensa ao patrimonio de ninguem se nao ha reproducao fisica da obra de forma a gerar riqueza com ela, há mesmo quem ache que mesmo o crime la descrito como esta (que eu acho q nao alcanca os fansubbers) nao teria sido recepcionado pela constituicao.
Nao é a toda que ha movimentacao pra fazer com que a situacao das legendas venha a se tornar crime.
Isso tudo sem nem entrar nessa discussao de “intencao do legislador” que é um dogma de uns 2 seculos atrás que já ta mais do que na hora de ser deixado de lado, ou se discutir se na atitude do fansubber ou do ‘legendador’ da pra se falar em imputacao objetiva.
Eu endosso a leitura do texto do tulio viana, ele nem descamba tanto pro lado da questao penal, digitem no google “tulio vianna” “a ideologia da propriedade intelectual”. O tema é pra ser discutido.
e desculpa essa ‘coisa juridica’ toda ai em cima, eu sei que as vezes é um saco ver ‘advogado’ falando e espero nao estar sendo mal entendido com essa resposta toda
1 de novembro de 2009, 23:20 - Citar
“WildWolf
Boa Matéria, agora que sei que machineman tá passando vou é assistir e dar mais dinheiro pras emissoras.
Send pirata ou não que se foda D:”
—
Lamentável a mentalidade de Alguns Brasileiros, é ilegal + acha q vai sair no lucro…
Já crescem com esse pensamentos… :)
Só vai encomodar na hora q a merda encostar neles (a falta de investimentos em Dvds oficiais no pais e distânciamento das emissoras Legais desses animes e series…) ai serão os primeiros a reclamar e gritar por Justiça, Justiça.rsrrs.
Uma surpresa ver esses comentários de Indignação de moleques q simplesmente por alguns segundos são a favor desses tipos de “Emissora Fachada” (q deve lavar um belo dinheiro e deve ser d algum filho de politico, ;).
E falar que adquiriu os direitos de exibição, nas Ilhas Virgens…. praticamente um tapa na cara da justiça e dizer o qanto é otário essa republica de bananas.
Antes de atender e satisfazer a alegria de Otakus, tem q perceber q nesse caso o buraco é + em baixo…
e não devemos apoiar ou ser coniventes…
Como já foi dito:
CRIME É CRIME E NÃO DEVE SER APOIADO!
1 de novembro de 2009, 23:46 - Citar
Darshe: Está muito escasso porque ainda tem muita gente que lê os mangás pela internet, e quando eles chegam no brasil não compram pois já o leram de uma forma Ilegal.
O mesmo se aplica com Animes.
1 de novembro de 2009, 23:52 - Citar
Quem liga pros direitos autorais, o q importa mesmo e a jente tá podendo ve series q ajente gosta na tv, quem tem q fiscalizar e a justiça, se eles ñ fiscalizam vamo aproveitar enquanto passa, pq depois eles famen uma programação e tiram os tokus e animes do ar
2 de novembro de 2009, 10:36 - Citar
Pedro, li (de forma completa) a publicação do dr. Tulio Viana e, é um ponto de vista interessante e que deve ser lida por muitos. Contudo, sua falta de justificação com base na jurisprudência faz com que sua obra não passe de um ‘ponto de vista’ que, no mundo do direito constitui a ‘base’ da pirâmide que forma as Fontes do Direito.
O mesmo, em suma, de forma veemente, apoia a declaração de inconstitucionalidade do artigo criminal referente aos direitos autorais, discorrendo, entre outros fundamentos que a tipificação para esta conduta está muito ‘aberta’ ou ‘abrangente’.
Comparar um bem infungível como uma obra de Picasso não pode ser usado como analogia para a distribuição de bens por meio eletrônico cujo único escopo do seu detentor autoral é o de vende-lo a emissoras buscando assim o lucro, como é o caso dos anmes.
Ele chega ao cúmulo de considerar como benéfica a reprodução por meio digital de certos trabalhos autorais considerando que deixa o seu autor mais famoso. Ora, ser famoso não quer dizer que ele terá o lucro que tanto almeja.
Contudo, Pedro, enquanto este artigo não for objeto de uma ADI, não se pode dizer que “Não é crime” como você está afirmando. Ainda é crime a violação de direitos autorais. VOcê parece apoiar a ideologia de que nâo DEVERIA ser crime. Mas, enquanto um tribunal superior não se manifestar a respeito desse artigo, cabe a nós apenas manifestarmos nossas opiniões assim como o dr. Tulio Vianna o fez.
2 de novembro de 2009, 10:59 - Citar
Ah, pensei numa comparação interessante, Tio Cloud:
Se eu criasse um site que copiasse TODAS as matérias, incluindo entrevistas e simples notícias, redigidas pela equipe do JbOX e colocasse no meu site sem alterações, apenas com a citação no final “fonte; JBOX”.
No começo você pensaria “legal, utilizando nosso site como material” depois isso evoluiria para “Poxa, o cara está copiando todas as minhas matérias… por que ele não cria suas próprias” até que chegaria ao ponto de você alegaria pelos direitos autorais e eu diria “Mas eu estou fazendo um benefício, ao mostrar a fonte, de deixar você famoso, além do mais não estou ganhando dinheiro com elas!”… É algo que você só acha errado quando sente na pele…
abraço
2 de novembro de 2009, 11:00 - Citar
Pedro e netin, bom saber que há discussão de alto nível a esse respeito.
2 de novembro de 2009, 11:15 - Citar
Eu acho isso errado./fato.
Mas,qual o numero desse canal em SP?
2 de novembro de 2009, 11:42 - Citar
Netin,
Sou dos que pensam que a jurisprudencia é tambem um ponto de vista. Um ponto de vista avalizado por uma força coativa que um texto nao tem… mas um ponto de vista.
Mantenho afirmativa de nao ser crime por inumeros argumentos, alguns eu ate mencionei, que escapam, principalmente, a uma visao taxada e simplistica do texto legal.
E tem mais… como eu ja tinha dito o artigo de tulio viana é um dos pontos de vista, eu mesmo penso a questao (a questao penal em si) com varios outros argumentos que ele nao usa, alguens eu mencionei acima.
Mas enfim… é discussao e eu sei que o momento e o atual desenvolvimento da cultura juridica favorece o seu ponto de vista, eu, de outro lado discordo integralmente dele, e refuto totalmente esse pensamento de que o direito evoluira de acordo com as decisoes dos tribunais superiores, ainda que eu saiba, cabera a eles errar por ultimo… mas enfim, essa já e uma outra discussao rss
Nao ignoro a jurisprudencia nem a legislacao, mas a enxergo de maneira bem diferente no ponto.
interessante ver que a discussao cresceu e com nivel mesmo Lagarto
2 de novembro de 2009, 13:12 - Citar
QUALQUER mídia que tenha uma linha de pensamento restrita é golpista. Não gosto do q a Veja faz (como puderam fazer uma coisa dessas com um dos maiores meios de comunicação do país?), mas não aceito que “encham a bola” de outros partidos políticos.
2 de novembro de 2009, 13:14 - Citar
NÃO CONSIDERO PIRATARIA FANSUBERS

LEGENDAREM SERIES QUE NÃO TEMOS NO PAIS
E TALVEZ NUNCA TENHAMOS. MAS A COISA MUDA
DE FIGURA QUANDO SE TRATA DE UM NARUTO,DBZ
OU EVANGELION, QUE MESMO EM TV PAGA, JA FOI
EXIBIDO POR AQUI. E O QUE A NGT VEM FAZENDO
É PIRATARIA DESCARADA SIM, MAS CABE AS
AUTORIDADES SE PRONUNCIAREM SOBRE ISSO.
SE NADA FAZEM, QUEM SOMOS NOS PA QUERERMOS
BANCAR OS JUSTICEIROS DA MORAL E ÉTICA?
2 de novembro de 2009, 14:25 - Citar
Olha sinceramente, vão se *****.
Todo mundo é hipócrita nessa merda. Se um de vocês que critica a exibição tem o canal em casa, eu DUVIDO que não assistam nos horários de exibição.
2 de novembro de 2009, 14:40 - Citar
que moral voce tem pa julgar o que os outros
são ou deixam de ser? cada um expos sua opinião
de maneira clara e democratica. se o que a ngt tá
fazendo é errado, ja dissemos que cabe as autoridades inibirem isso e na medida que não
fazem,vamos nos nos preocupar com isso?
vai assistir jonas brothers e hanna montana que
pelo jeito ,é o que voce gosta mesmo né?
2 de novembro de 2009, 14:44 - Citar
já que entraram na parte juridica, vou escrever sem ler tudo que já escreveram (estou sem tempo), por isso, talvez eu esteja apenas repetindo o que já disseram. Mas vamos lá. Artigo 184 do código penal estipula a violação dos direitos autorais como crime, porém, em qualquer estado de direito, discutir leis é uma garantia constitucional, é crime o que a NGT está fazendo? até que se prove o contrário não, quem aqui provou que os direitos que eles dizem ter comprado nas Ilhas Virgens não existem? Se eles tiverem um documento em mãos cabe verificar a veracidade do documento, se for verdadeiro o caso passa ao ambito internacional, onde a tal empresa das Ilhas Virgens que lhes vendeu os direitos deve ser investigada, e se for comprovado que tudo é legal entramos no artigo 138 do código penal, calúnia. Ai cabe a NGT processar quem os acusou sem provas. E ninguém aqui que discutir se fansubber é crime ou não é, ninguém aqui que discutir sobre direitos autorais, sobre mudança na lei, sobre apoio ao Partido Pirata estará cometendo um crime, pois o estado de direito garante que qualquer lei seja discutível e passível de mudança se assim for decidido por maioria do povo em audiência pública com representantes eleitos democraticamente (ou seja, o congresso, o senado e a presidência). Discutam a vontade, apoiem o Partido Pirata a vontade, só não saiam as ruas dizendo “compre produto pirata” pois aí vc estará cometendo apologia ao crime. Assim que o Partido Pirata legalizar no Brasil terá mais força na luta contra a atual lei de direitos autorais, a luta é por uma lei mais justa, que realmente beneficie o autor, que não tire o direito do povo de ter acesso a arte, a educação e a medicina e acabe com o abuso dos estúdios, gravadoras e organizações como o ECAD, essa batalha irá se configurar aos poucos e quantos mais ignorantes lutem para manter a lei como está mais popular essa batalha vai ficando. E a revista Veja é golpista, isso acho que não se discute, mas assim como eu e muitos outros que apoiam o PT e o presidente Lula, eles tem o direito de se expressar de forma contrária, se cometerem um crime, devem ser processados pela vítima.
2 de novembro de 2009, 23:39 - Citar
NGT + REDE BRASIL + ULBRA TV = 3 canais que praticam sua programação muito melhor do certos canais abertos conhecidos atualmente essa é a realidade.(1)
3 de novembro de 2009, 04:49 - Citar
sim, é louvável, fansuber não quer lucro, ele apenas divulga, faz uma promoção, que as vezes custa milhões sem buscar lucro, e como apenas uma amostra do que é o original (afinal é uma tradução amadora, que por sua vez tem base em outra tradução amadora).
e se eles prejudicam o mercado, ocorre exatamente o contrario, se não fossem os fansubers, hoje em dia viveriamos de apenas dragon ball, cavaleiros e pokemon (que por pouco não ficou na geladeira do licenciante)
é só ver o mercado de mangás, muitos desses mangás hoje publicados oficialmente, foram sucesso na internet por causa dos fansubers e scanlator, se não fossem eles, provavelmente só teriamos os sucessos da tv aberta em quadrinho (pois praticamente editora alguma quer arriscar em determinado produto)
vários mangás foram sucesso de vendas porque antes de ser publicados já tinham uma base de fãs à espera desse produto; alias, vários mangás foram publicados após inumeras solicitações de fãs, como o caso de love hina e gravitation (isso sendo que o marcelo del greco era contra a publicação do mangá, pelo menos até 2006 quando alegou que não poderia colocar um mangá homossexual juntamente de outros mangás “certinhos da editora”) fãs esses que onheceram esses titulos exatamente por causa desse tipo de divulgação.
já contra NGT e rede brasil, bem, qual é a audiencia que esses canais tem? será que seria mesmo algo tão agravante para que semanalmente a jbc noticie alguma novidade do canal?
a unica coisa que me revolta nisso tudo é a caça às bruxas da APCM (associação parasita da cultura musical, segundo meu ver) aos downloads, upados por gente sem interesses financeiros, enquanto deixam desapercebidos casos absurdos como da ngt entre outras emissoras que funcionam devido a concessões publicas e/ou financiamento de tvs por assinaturas (que por lei tem de manter pelo menos um canal comunitário)
3 de novembro de 2009, 16:48 - Citar
A Rede NGT se pronunciou.
Pirataria é Crime
Nota à imprensa
A Rede NGT de Televisão e suas afiliadas pelo país é contra a pirataria.
Nosso conteúdo em parceria com a empresa E+ tem documentação dos direitos autorais e de veiculação por nosso canal de televisão.
Sendo assim, a NGT responde apenas por ela no que se diz respeito ao seu conteúdo.
As demais emissoras não são de nossa alçada.
Ressaltando: a NGT tem documentação sobre todo conteúdo exibido por nosso canal em parceria com a E+ Entretenimento.
A direção
3 de novembro de 2009, 18:50 - Citar
ESTRANHO ENTÃO. A FOX DIZ QUE É PIRATARIA,

A NGT AFIRMA TER DOCUMENTOS LEGAIS JUNTO
COM A E+ENTRETENIMENTO. ALGUEM ESTÁ MENTINDO NESSA HISTORIA. MAS COMO A FOX
É O ESTUDIO QUE DESTRUIU DB E SF CHUNLI,
PREFIRO ACREDITAR NA NGT. FIM DE PAPO.
3 de novembro de 2009, 22:56 - Citar
Hnm,… não vou ler todos esses comentários discutindo se é legal ou não.
Só para informar: Sábado foi exibido Evangelio por volta de 11 ~ 11:30 e 14 ~ 14:30.
Evangelio FTW!!!
Pronto.
4 de novembro de 2009, 08:28 - Citar
Até agora nenhum sinal de Machine man na NGT pois fiquei de 30 em 30 minutos zapeando o canal e nada de Machine Man e,ao que tudo indica Machine man não está sendo exibido em SP.
YU gi oh é exibido em HD(imagens meio paradas).
4 de novembro de 2009, 19:02 - Citar
até 2 desse mês tava passando mas agora aqui tb parou de passar o Machin ( RJ ), colocaram no lugar o Kamen Rider, cavaleiro dragão… ja vi tb alguns meses atras o canal passar um seriado da turma do chaves, mas só lembro de ter visto o kiko e o seu madruga.
6 de novembro de 2009, 19:48 - Citar
gente queria saber a hora que passa esse desenhos de yu yu hakusho e machine man? é que eu sou louco por essesa ai sabe
6 de novembro de 2009, 22:17 - Citar
Isso só pode ser pirataria. A emissora só quer lucro. A maioria da sua programação passa na TV (aberta ou não). E o pior é que tem gente que apoia! ¬¬
Evangelion – 18:00? Não tá muito cedo não?
Yu Yu Hakusho – Nem sei se ainda passa. RIP descarado dos DVD’s.
Yu-Gi-Oh! – Vocês realmente acham que a NGT adquiriu os direitos desse?
Sobrenatural (eu sei que não é anime mas…) – Atualmente passa no SBT de segunda à sexta às 21:00. Porque vocês não assistem lá, já que é exibido de forma legal?
Smallville – Num dos posts acima falaram que passa. Há pouco tempo também passava no SBT.
Fora os outros…
NGT – FAIL!!!!!!
24 de abril de 2010, 11:14 - Citar
O Que me Surpreendeu foi a exibição de Jiraya no canal! ate agora eu nao consegui acreditar que uma das estrelas mais fabulosas dos tokusatsus tenha demonstrando interesse pela NGT
24 de abril de 2010, 11:15 - Citar
MACHINE MAN SEGUNDA A SABADO 12H
YU YU HAKUSHO NAO PASSA MAIS
JIRAYA SEGUNDA A SEXTA 15H
26 de abril de 2010, 22:42 - Citar
Tava procurando na NET sobre Jiraya na NGT e achei essa notícia.
Realmente, fiquei surpreso e ao mesmo tempo chateado por saber que esses Tokusatsus são transmitidos ILEGALMENTE pela emissora.
E confirmo os horários que o Caio postou:
MACHINE MAN SEGUNDA A SABADO 12H
JIRAYA SEGUNDA A SEXTA 15H
16 de julho de 2010, 17:16 - Citar
Cara eu morava na zona sul e não pegava esse canal nem sabia que existia, agora estou morando em Osasco e a NGT pega muito bem.
Pois bem, liguei a tv lá pras 18:30 e vi a abertura de Evangelion quase não acreditei, depois de ver o episódio reparei que a qualidade não era muito boa, assim como os outros animes exibidos pela mesma, na hora pensei a mesma coisa que você (pirataria), diferente dos comentários acima, acredito sim que essas emissoras minusculas não pagam 1 centavo pelos produtos, isso vem direto dos DVDs.
É dificil acreditar que uma TV possa fazer isso, mas acontece muito. Um primo meu mora na praia e já viu varios animes entrar e sair do ar toda hora, já viu até episódios inéditos de Chaves em uma emissora pequena que com certeza não paga o que exibe.
23 de janeiro de 2011, 16:16 - Citar
Uma correção, a NGT não está disponível apenas para algumas cidades do país e pela net. O sinal da emmissora está disnponível em TODO E TERRITÓRIO NACIONAL, com transmissão via-satélite (Brasil Sta B4).
.
Vcs estão fazendo reportagem ao estilo da Rede Globo, ouvindo apenas uma das partes envolvidas ou então, pior, apenas acusando, sem provas e sem direito de resposta. Se querem fazer uma denúncia de tal tipo, optem por um texto opinativo (onde o autor deixe bem claro que apenas esta colocondo seu ponto de vista e sua opinião) e não um texto jornalístico.
10 de fevereiro de 2011, 10:42 - Citar
não digo nada dos animes apesar de concordar com várias opiniões de que, se não fossem os fansubbers, nós não teríamos acesso a nem 0,1% dos animes que existem hoje, mas vários tokusatsus e sentais foram transformados em Power Ranger Alguma Coisa Nada a Ver pela Saban/Disney, dificultando assim nosso acesso a séries de qualidade (porque ver um moleque de 12 anos se transformar em Power Ranger e crescer de repente ninguém consegue engolir – Ranger azul de Power Rangers Turbo – ou uma mulher se transformar e virar um homem – Ranger amarela do primeiro Power Rangers)… me acho um dos poucos privilegiados que puderam ver na TV os Changeman, Jaspion, Flashman, Maskman e alguns outros na infância com seus atores originais…
em relação a outro comentário que diz que os fansubbers “alteram” a obra original inserindo legendas, vários fansubbers utilizam arquivos como o mkv que é na verdade dois arquivos em um só (vídeo/áudio + legenda), pois a legenda pode ser desabilitada caso seja da vontade do espectador…
e falando em direitos autorais, o que poderiam me dizer dos DVDs originais lançados no Brasil do Jiraya pela Focus? episódios muito parecidos com alguns que encontrei na internet antes de ser lançado o DVD, pois apresentavam os mesmo cortes e falhas no áudio, parecendo que foram apenas colocados em uma caixinha bonita com dvd impresso… mesmo possuindo os direitos para comercialização do seriado, os episódios “parecem” os disponíveis na internet…
PS: pelo menos os fansubbers que eu conheço prezam pela qualidade dos episódios…