banya

Infelizmente se fizéssemos um “Guia de Mangás Renovados, Parados e Concluídos” para a Conrad ia bater uma depressão de ver aquela lista enorme e infindável das séries esquecidas por Deus . Vamos fingir então que essa é uma editora diferente, a “nova Conrad“. Apesar de ficar a esperança de que a “nova” reviva os títulos da “velha”.

A Conrad ultimamente vem surpreendendo com os lançamentos num ritmo de outro mundo. Por enquanto nenhum dos antigos pré-falência apareceram (esperança é a última que morre, mas tenho a impressão de que vou morrer antes). Muitos títulos já estão esgotados e nem se consegue achar pra venda pelo site deles.

Desde que a editora recomeçou, houve um ou outro lançamento bem no começo, como Nausicaä e uma edição de Dragon Ball, mas aparentemente eles só estavam vendendo as coisas “prontas”. Tanto é que depois desses não houve mais nenhum outro mangá pré-crise. Então vamos desconsiderar.

A Nova Conrad teve apenas um mangá lançado, “Gourmet” com um único volume, no final de junho. Além disso, também lançaram por completo o segundo Manhua (quadrinho chinês) no Brasil, “Melodia infernal” em agosto e setembro.

Junto com o último volume de Melodia Infernal a editora disponibilizou os três primeiros volumes de Model, manhwa. Dois meses depois, mais 3 volumes. E após uma semana e meia a última edição da série. Ou seja, 7 volumes em 3 meses. Ainda em novembro foi lançado mais 3 obras coreanas destinadas ao mesmo público e ao mesmo tempo (Banya, Dangu e Gui).

Quanto aos 3 novos manhwas, um adendo, a Conrad informou errado o número de volumes (lembra da discrepância entre os daqui e os da Dark Horse?). Segundo o Twitter da editora os volumes informados eram os que já estavam prontos, não o plano de obra. Depois disso as informações fornecidas no site foram alteradas. Enfim, Banya terá 5 volumes (anteriormente dito 4), Dangu terá 9 (anteriormente 6) e Gui serão 5 como dito antes. Se é verdade que os informados antes estão prontos, isso significa que há 15 volumes no forno (uau!).

Continuando, aparentemente a Conrad pretende investir pesado no mercado de manhwas, que nunca foi tão grande no Brasil, tendo apenas alguns títulos pela própria, NewPop, Savana, Panini e a extinta Lumus.

Além disso, a Conrad está investindo em “amerimangás”, todos eles ligados à Blizzard (produtora de jogos como Warcraft, Starcraft e Diablo). Por enquanto são eles “StarCraft – Linha de frente” com seus 4 volumes ainda em produção e o “Warcraft – Lendas” com 5 volumes em andamento. Sendo que no passado a Conrad lançou “Warcraft – A Trilogia da Fonte do Sol” (que até é continuado nos volumes “lendas”). Provavelmente esses lançamentos têm um estimulo americano forte por trás, já que a Blizzard pretende oficialmente abrir uma filial brasileira com direito a servidores e jogos 100% em português – ou a editora apenas esteja aproveitando a popularidade desses títulos entre os jogadores brasileiros, o que é bem provável. Até a Panini lançou um Warcraft versão comic, chamado “World of Warcraft“. Não me surpreenderia se aparecesse por aqui outros títulos como “StarCraft: Ghost Academy” e “Warcraft: Death Knight”. Ou quem sabe a continuação da trilogia.

Vale a pena recordar aquela notícia de abril do fórum Kotatsu onde, além de Model, Melodia Infernal e Gourmet, estava listado “Pung – Guerreiro Supremo” (deve ser um Manhwa) e a promessa de alguns antigos voltando (como Ooru e Dragon Ball Edição Definitiva), que por enquanto ainda não deram as caras.

Quanto aos antigos, bem, a editora não fala nada, nem responde e-mails. Mas uma coisa ninguém pode negar, eles estão terminando o que começaram recentemente (só isso também).

Os títulos da nova Conrad:
Mangá – Gourmet (1/1);
Manhua – Melodia Infernal (2/2);
Manhwa – Model (7/7);
Manhwa – Banya (1/5);
Manhwa – Dangu (1/9);
Manhwa – Gui (1/5);
Amerimangá – StarCraft (1/4+);
Amerimangá – Warcraft (1/5+).

Quem sabe essa chuva de volumes seja uma tentativa desesperada de gerar renda ou uma forma de dar confiança ao consumidor, que teme mais uma série parada/cancelada no armário. Seja como for, quem gosta de comprar séries completas e gosta de Manhwas deve estar feliz (alguém tinha que estar…).