litro

Nessa semana a Editora NewPOP lançará no mercado brasileiro um dos mangás mais interessantes que já deram as caras por essas bandas. Esqueçam os seres superpoderosos que destroem mundos, os robozões que só podem ser controlados por adolescentes perturbados ou garotas pernudas que defendem o amor e ajustiça. 1 Litro de Lágrimas, nome do título, é mais que um entretenimento, é uma lição vida.

A história é baseada no diário de uma garota japonesa chamada Aya Kito. Nascida em 1962, ela tinha uma vida comum, até que na adolescência descobre que possui uma doença incurável. A Degeneração Espinocerebelar é uma doença que faz a pessoa “quebrar” aos poucos, atrofiando o cérebro e tirando a capacidade de se equilibrar, de andar e, depois de um tempo, até de falar. Ela não possui cura, mas é possível fazer um tratamento para retardar os sintomas.

A mãe de Aya sugere que ela escreva um diário para o médico saber como estava o cotidiano dela e ver o quanto a doença afetava a vida da garota. Mas Aya foi além: começou a colocar seus pensamentos, o que a consternava e o que pensava e sonhava para o futuro.