Com dois volumes e aparentemente ainda em produção, Kanpai! é mais uma obra de Maki Murakami, autora de Gravitation (já lançado no Brasil pela JBC).

No Japão recebeu o nome de Kimi no Unaji ni Kanpai! e foi publicado na antologia seinen (voltada ao público masculino adulto) Comic Birz. É interessante notar que  a obra começou a ser publicada em 2000, tendo seus últimos capítulos lançados no ano seguinte, ou seja, muitos acreditam que a autora não a conclua, já que o hiato na história está prestes a completar uma década.

Desta vez não se trata de um Yaoi (conteudo homossexual masculino), mas tirando esse detalhe é tudo igual aos trabalhos anteriores da mangaká. O mesmo humor insano e as situações impossíveis com aquele traço característico e rabiscado da autora.

A história é sobre Yamada Shintarou, um guardião protetor de monstros em treinamento. Ele protege as criaturas do mundo dos caçadores, exorcistas e padres. Está sempre acompanhado de um coelho falante, o Ponta, seu amigo e tutor.

Yamada é apaixonado pelo pescoço de Arisaka Nao, uma garota muito bonita e temperamental. Arisaka vive acompanhada de Nakamura Akiko, sua melhor amiga, que aparentemente tem poderes paranormais. Ele também é acompanhado por Kenken, um homem com espírito de lobisomem, e Yabe, um rapaz fantasma.

Para se tornar um verdadeiro guardião de monstros Yamada passa por diversas situações de outro mundo e acaba descobrindo a sua verdadeira natureza…

É um ótimo mangá se você procura uma leitura descompromissada e bem humorada. Já tem seus 2 volumes lançados pela NewPop nas bancas, ao custo de R$10,00 cada edição.

A versão brasileira foi feito com capa mole, similar as da Panini e JBC, com o mesmo papel usado pelas duas também. O volume 1 possui 208 páginas e o 2 possui 192.

A tradução e revisão estão boas, tirando uma meia dúzia de erros. Vale a pena chamar atenção às onomatopéias que foram todas traduzidas e as fontes diferenciadas. A centralização também melhorou bastante se comparado com os trabalhos anteriores da editora. Quantos às recontruções, uma ou outra deixou a desejar. Mas em aspecto geral melhorou bastante.

Título: Kanpai! Volumes 1 e 2
Editora: NewPOP
Autora: Maki Murakami
Formato: 12,7 x 18,9 cm, aproximadamente 200 páginas.
Preço: R$ 10,00