Voltando com a nossa síntese dos mangás da editora, já que faz um tempo que não fazemos isso! Bem, com essa quantidade de títulos colados ao Japão fica cada vez mais complicado se manter organizado (somado a Panini então…). E em breve mais títulos vão entrar no nosso “limbo”, confira:

Bastard!!: Um dos primeiros a alcançar a versão original, cujo último volume (o 26) foi lançado por aqui em janeiro deste ano. Agora só depende dos japoneses para sair mais.

Os Cavaleiros do Zodíaco – The Lost Canvas: A Saga de Hades: O último volume lançado por aqui foi o 15. Em japonês teve seu 18º lançado faz pouco tempo. Lembrando que esse é um dos poucos títulos bimestrais da JBC.

Fullmetal Alchemist: Acabou de ter seus 47º e 48º volumes lançados por aqui. No Japão o volume 25 foi lançado semana passada (que equivale ao 49 e 50).

Hunter x Hunter: No Japão teve seu 27º volume lançado no final de 2009. No Brasil acabou de sair o 25º! Taí um mangá que vai matar seus leitores do coração, já que o autor constantemente faz pausas imensas. Força pessoal!

Nana: Faltando um mísero volume para alcançar o Japão, por aqui chegou na edição 20!

X/1999: Essa pausa eterna mais parece um cancelamento, infelizmente. Quem sabe quando o CLAMP vai terminar o que começou?

Tem alguns prestes a acabar ou caminhando a passos largos para alcançar o Japão, como:

Tenjho Tenge: que está no 16º volume por aqui. O 21 saiu no começo do mês no Japão e é só questão de meio ano até incluirmos mais este título no “limbo”.

Blue Dragon – Ral Ω Grad: com suas 2 edições lançadas, faltando mais 2 para concluir. Um dos raros lançamentos da JBC de poucos volumes (XD).

Golgo 13: o primeiro lançamento com o selo de “Graphic Novel” da JBC, teve 2 volumes já lançados, faltando apenas 1. Lembrando que esses não são os volumes originais, é só uma coletânea lançada pela VIZ de 13 volumes, mas que por aqui foi prometido apenas os 3 primeiros.

Não podemos esquecer de mencionar os mangás que estão andando sem conclusão ou parada próxima, são eles:

Magister Negi Magi Negima!: com 44 volumes no Brasil, está com o 30º para ser lançado no Nihon (60 na contagem nacional). Sinto que esse mangá leva uma eternidade para avançar – maldito formato meio-tanko.

D.N.Angel: que acabou de ser lançado e já tem sua passagem para o “limbo” garantida. São atualmente 13 volumes, ainda em produção desde 1997!! E não vê uma nova edição desde 2008!

Futari H (Futari Ecchi): ainda em publicação no Japão, até agora com seus intermináveis 46 volumes (também é meio-tanko, logo 92 aqui). No Brasil alcançou a 13ª edição.

Hikaru no Go: do mesmo desenhista de Blue Dragon e Death Note, tem ao todo 23 volumes completos. No Brasil está no número 4.

Ranma ½: da mesma autora de InuYasha, com 38 volumes no total, teve o 8º lançado agorinha no Brasil.

Tsubasa RESERVoir CHRoNiCLE: com 28 volumes e concluído. No Brasil foi adotado outro formato, sendo então 56 volumes no total. Estamos no 39º por aqui e é lançado (quase sempre) mensalmente.

×××HOLiC: atualmente no volume 17 e em hiato (dizem que volta em junho). De novo por aqui os volumes foram divididos ao meio, então são 34. O volume 25 acabou de sair por aqui. Provavelmente dentro de um ano alcançamos o Japão.

Dá para notarmos que o estoque de comédia erótica e romântica, aventura e ação vai durar um bom tempo, mas… Cadê os shoujos? A JBC já não costuma ter muitos e com a parada de Nana foi-se o último deles. Será que vem algo a altura?

Esperamos também que as vendas de Golgo 13 tenham sido satisfatórias e a JBC invista em mais ou algum outro do gênero, que é super escasso por aqui (infelizmente).

Por último: JBC cadê o Train Man (Densha Otoko)? Tá parecendo a Panini e a NewPOP que dizem que vão lançar algo e demoram meses…