A autora Chica Umino é conhecida no Brasil pela sua obra Honey & Clover, um dos poucos joseis do país, lançado pela Panini e finalizado no começo deste mês. Seu segundo trabalho de importância e ainda em produção, 3-Gatsu no Lion, ganhou o primeiro lugar do Manga Taishou (Grande prêmio de Mangá) deste ano.

E esse não é a primeiro prêmio da obra, em 2009 (com apenas 2 volumes) a série já tinha abocanhado o segundo lugar de outra premiação.

3-Gatsu no Lion já tem 5 volumes e é lançado na revista Young Animal. Conta a história de Kiriyama Rei, um jogador de “shogi” profissional de 17 anos. Na vida profissional ele se sai muito bem, mas na vida pessoal não. Ele é muito quieto e anti-social, não tem família, nem amigos e também não freqüenta a escola. A única pessoa que ele mantém contato é com sua vizinha chamada Akari, que cuida sozinha de duas irmãs mais novas. A série gira em torno do estilo de vida de Rei, com muitas reflexões e monólogos (e gatos). Ao contrário de Honey & Clover, este é um mangá Seinen.

O prêmio Manga Taishou é importante por não estar veiculado a nenhuma editora, mas sim à todas as livraria, bancas, associações de leitores etc, julgando todas as obras que saem atualmente no Japão.

Além do 3-Gatsu no Lion em primeiro lugar, apareceu obras como: Otoyome-gatari em segundo – de Kaori Mori, autora do famoso Emma, tem 2 volumes, ainda em produção (curiosidade inútil, acabou de ser licenciado na França, ai que inveja) – e, em terceiro, I Am a Hero – de Kengo Hanazawa, com 5 volumes, ainda em andamento.

Ainda, em 10º lugar, apareceu a mais recente obra de Kouta Hirano, Drifters, com apenas um volume. É do mesmo autor de Hellsing que saiu pela JBC.

Resta a pergunta, será que veremos algum desses premiados por aqui? Talvez se o Honey & Clover tiver vendido bem a Panini se interesse em lançar 3-Gatsu no Lion. Mas quanto ao resto, infelizmente são todos obras seinen e josei, que todos sabemos, vende nhecas perto dos shounens.