Depois de mais de 5 (!) anos em publicação no Brasil, o mangá Tsubasa se despedirá do público tupiniquim esta semana, quando o volume 56, o último da obra, chega às bancas de São Paulo e Rio (e em algumas pontos pinçados pelo país).

Publicado originalmente na antologia Weekly Shonen Magazine entre 2003 e 2009, Tsubasa teve 28 volumes encadernados, além de uma série animada pra tv e 5 especiais que acompanharam edições limitadas do mangá.

Por aqui seu encerramento terá um significado importante pra muitos: será um representante a menos do hoje odiado formato meio-tanko, que divide a edição original em duas – o que proporcionalmente não abate no preço final do produto. É notório que essa prática é coisa do passado para as editoras e que caiu em desuso devido à grande pressão dos leitores, que preferem ler seus mangás da forma mais próxima possível à versão japonesa.

É bom lembrarmos que Tsubasa tem um vínculo com xxxHolic, título também publicado no Brasil pela JBC e que possui apenas mais duas edições para ser finalizado por aqui (o que equivale ao último volume japonês), encerrando-se no nº 38. A obra está paralisada por aqui desde junho.