A NewPOP sempre foi elogiada pelos fãs de mangás principalmente pela qualidade física dos títulos que publica. Só que nos últimos meses pouco se tem ouvido falar na editora e nem sinal dos lançamentos prometidos, além da ausência de novos volumes dos títulos ainda em andamento. Com isso uma série de especulações começaram a surgir, inclusive sobre o encerramento de suas atividades.

Para esclarecer a situação, conversamos com Jr. Fonseca, responsável pela NewPOP, sobre a atual situação da empresa e o que podemos esperar dela para o próximo ano. Confiram à seguir:

Depois de uma temporada com uma quantidade intensa de lançamentos a NewPOP pisou no freio e está a quase 3 meses sem lançar nenhuma novidade, gerando até mesmo comentários de que estaria fechando as portas. Ao que se deve essa aparente paralisação nos trabalhos?

Realmente é algo anormal uma empresa parar com suas atividades por um determinado tempo, mas no caso, a NewPOP em 2011 conseguiu fechar parcerias, atraindo o interesse de grandes empresas. Essa pausa realmente foi necessária e, pela primeira vez, o fato de sermos uma empresa pequena e compacta foi uma vantagem. Nesse período negociamos muita coisa, resolvemos problemas e colocamos a casa em ordem para que em 2012 possamos trabalhar normalmente, sem problemas e atrasos.

Confesso que até me diverti um pouco com algumas teorias que surgiram, como que foi por problemas de saúde desta pessoa que vos fala, mas garanto que não foi nada disso, tanto que quem me acompanha sabe que estou todos os dias online e tudo mais. Tais teorias também são naturais pois sempre fui uma pessoa disponível e de fácil acesso, estou no Facebook, MSN e tudo mais (risos).

A NewPOP anunciou no passado diversos títulos como Red Garden, Drug-Oh! e Figure Maker. Não há a preocupação da editora em dar prioridade a esses lançamentos devido ao fato de estarem a mais tempo na “fila de espera”?

Sim, todas estas séries foram anunciadas num “pacotão” de novidades. Na época eu achei a ideia bacana, seguindo o que algumas editoras estrangeiras fazem, mas percebi que no mercado brasileiro isso não é uma boa, o ideal é anunciar somente o próximo lançamento mesmo e trabalhar cada um de forma isolada.

Mas respondendo, todos estão realmente prontos e daremos prioridade a eles, mas é que as vezes acaba pintando títulos que dentro de nossa estratégia precisam ser antecipados.

Quanto à Hetalia, K-On! e outros títulos com mais de um volume, a editora trabalha para estabelecer uma periodicidade regular para tais ou continuará publicando as edições sazonalmente?

K-ON! sempre foi bimestral e também deixei o pessoal avisado que haveria uma distância maior entre o primeiro e o segundo volume pois queria ver o resultado em bancas para adequar a tiragem do volume 2. Os resultados chegaram em Outubro. Aí acabou atrasando mais por conta da pausa da editora. Mas em janeiro tudo volta ao normal. Hetalia é um caso a parte, ele só saí a partir de janeiro por conta de um pedido da editora original. Mas o ideal pra gente é trabalhar somente com a peridiocidade Bimestral (tirando o caso do Hetalia).

Quais medidas a editora irá tomar em 2012 para resolver o problema de espaçamento na publicação de um título e outro? Já existe algum cronograma de lançamentos definido?

Já existe um cronograma básico, mas como disse, às vezes pinta alguma novidade. A principal medida (que já foi tomada) é ter vários mangás já prontos (por exemplo, Red Garden já está completo).

Não poderia deixar de perguntar: e Gate 7? =D

É um baita mangá, o CLAMP é muito profissional e seria uma honra termos séries delas em nosso catálogo.

Para finalizar, quando é que a editora voltará às suas atividades normais e o que os leitores poderão esperar da NewPOP neste ano de 2012?

Em janeiro teremos K-ON! volume 2, Dororo 4 (edição final) e a partir de Fevereiro teremos todo mês no minimo um título nas bancas. Temos muitas novidades para anunciar, mas acho que antes de fazer isso, precisamos voltar à ativa como nosso público espera.