Há alguns dias surgiu a informação através das redes sociais que o anime Shin Mazinger Z, mais uma série da imensa franquia criada por Go Nagai, estaria ganhando sua versão brasileira através da BKS.

Shin foi sim dublado no estúdio paulista. Aliás, parcialmente, já que num primeiro momento apenas os episódios 3 e 21 foram enviados. Estranho? Nem tanto.

Apesar de incomum em se tratando de animação japonesa, apenas dois capítulos ganharam voz em português, já que a inteção inicial da distribuidora é apresentar o anime aos canais brasileiros em feiras de produtos televisivos, como por exemplo, a NATPE.

Acredita-se que assim a série chamará mais atenção dos responsáveis pela compra de programação das esmissoras nacionais.

Shin Mazinger Z foi produzido em 2009 pelo estúdio Bee Media e conta com 26 episódios. Ao contrário do que muitos imaginam, a série não é um remake fiel de Mazinger Z de 1972, e sim uma nova leitura do clássico.

O mais interessante é que Shin faz várias referências à vários outros trabalhos de Go Nagai, entre eles Mao Dante – cuja nova versão animada chegou a ser exibida pelo Animax.

Além da animação, um mangá é serializado na antologia Champion Red sob os cuidados de  Yoshiaki Tabata.

Para saber mais informações sobre as séries da franquia e sua importância para o gênero mecha, confiram a coluna Shibireru! dedicada à saga.