Desastrosa. Assim foi a entrada da SNK-Playmore na atual geração de consoles.
Comecemos pela turbulenta saída do designer Falcoon (artista de KOF 2003 e o principal por trás da sub franquia Maximum Impact) que gerou o cancelamento do terceiro e derradeiro episódio de MI para PS3 e X360 e do Update Regulation A-2 para o PS2 (e lembre-se que era vantajoso ainda lançar jogos pra PS2 em 2008, 2009).
Depois, temos de analisar a perda de força da empresa aqui no ocidente, tendo que lançar seus jogos por outras publishers, como Ignition e ATLUS.
Por fim, a demora em lançar KOF XII (considerando que o XI saiu em 2005), e a recepção broxante do jogo. Dream Match? Ok, mas nem chefe? Porra SNK…
Também tivemos o novo episódio de Samurai Spirits, mas ele foi tão comentado quanto a final do campeonato argentino sênior de bocha. E com o sucesso dos dois remakes de KOF 98 e KOF 2002, parecia que a empresa se importava mais com os jogos passados que com os futuros.
Mas, toda série merece uma segunda chance. E eis que, pra surpresa de ninguém, a SNK anuncia e lança (com pouco tempo entre os episódios) The King of Fighters XIII. Será que o jogo é digno de carregar o legado do torneio iniciado em South Town ou deverá ser esquecido como aquele movie de KOF?
O jogo é a conclusão da Saga de Ash, iniciada há quase 9 anos (em KOF 2003). Ash Crimson conseguiu os poderes dos Yata e dos Yasakani (conhecidos atualmente como Yagami) e agora aponta, aparentemente, suas armas para a Espada dos Kusanagi. Com essa ameaça no ar, Rose (e obviamente seu irmão Adelheid) Bernstein organiza um novo King of Fighters para determinar o novo rei dos lutadores.
Usando o torneio como chamariz, as pessoas por trás de Mukai e Magaki (“Aqueles que vem do Passado”) junto com seu líder Saiki, buscam a destruição, domínio do mundo ou abraços, sei lá. No encalço deles, está a Equipe Ikari, liderada de longe por Heidern. Convocados, diversos lutadores se digladiarão em arenas para ver quem é o mais forte, mas será que eles serão páreo para Saiki?
Um dos principais motores do jogo (não a parte gráfica ou jogo em si, mas o conceito) era a volta às raízes de KOF. Ou seja, batalhas 3-3, sem tactical shift ou quick shift (de KOF 2003 ou XI respectivamente). Mas, digamos que o jogo absorveu o que de bom havia em seus concorrentes como a série Street Fighter (que simplificou bastante em suas versões mais recentes), então não é difícil aprender o básico do jogo.
Vamos começar do princípio: você escolhe times de 3 lutadores e define sua ordem de combate. O que vencer o primeiro round enfrenta o segundo integrante do grupo e etc, etc. Isso qualquer zé ruela que joga bootleg de KOF 2002 na birosca da esquina sabe.
A fluência de movimentos é excelente, o que ajuda na dinâmica das partidas. Na parte superior da tela, pouco abaixo da barra de vida, há uma “mensagem” indicando algo que você opcionalmente deve fazer para encher 50 ou 100% de um stock da barra de POW. A condição da mensagem pode variar entre três pulos ou um Super Special Move (nomenclatura dos Dangerous Moves, ou simplesmente Especiais).
De SF vieram os EX Moves, que são ataques comuns como um Power Wave (do Terry), mas executado com dois socos ao invés de um. Os cancels (cancelamentos) também estão presentes e se dividem em três tipos: os Drive Cancels, que utilizam um Stock da barra de POW, que basicamente cancelam um golpe para dar outro (é bom quando cancela um golpe comum para um EX Move), Super Cancels (quando se cancela um golpe para dar um Super Special Move), e os HD Cancels, que utilizam a barra verde acima da barra de POW, estourando-a com os botões B+C (Chute fraco+Soco Forte) e não gastam stocks da barra de POW por um determinado tempo).
De resto, a jogabilidade é excelente, a quantidade de personagens é razoavelmente boa (nas versões de console temos mais gente aí, além de DLC’s), só me pergunto o que diabos o Hwa Jai tá fazendo ali? Porra, ninguém lembra do Hwa Jai, o ponto alto da carreira dele foi servir de Sparring pro Joe no segundo OVA de Fatal Fury! A maioria das pessoas se lembram dele como o manguaça do Muay Thai do primeiro Fatal Fury. Enfim… Aonde eu estava mesmo? Bem, vamos continuar isso aqui logo que eu não quero me descambar pra bobagens!
A parte gráfica do jogo é um assombro, a série havia entrado na atual geração com o jogo anterior, mas eu não tinha jogado e valha-me Deus! A abertura está ótima, as animações especiais (no meio e no fim do jogo) são boas sequências de anime e a arte escolhida foi ótima! Eisuke Ogura fez novamente um ótimo trabalho, apesar de eu não curtir essa Athena com carinha de bebê, mas pra compensar, Leona colocou seu lado Sexy pra fora e a Yuri ficou muito bonita com cabelo curto (não me amarro muito em garotas de cabelo curto).
Os sprites são bem animados e muitos dos uniformes são um retorno às origens, como Robert usando sua roupa de KOF 94 e Kensou usando um traje que lembra o original do jogo Psycho Soldier (Arcade, Commodore 64). E as colorações de roupa variadas fazem “cosplays” de outros personagens.
Sonoramente tem boas canções. Não excelentes como as dos remakes, mas ótimas canções ainda assim. A dublagem do jogo também está excelente, e Satoshi Hashimoto não força tanto o Engrish dele como vinha fazendo desde Garou: Mark of the Wolves. Não tenho tanto a dizer sobre a parte sonora quanto poderia falar.
Finalizando, King of Fighters XIII mostra que a série ainda tem salvação, e o 2D não morreu. Com bons gráficos e uma jogabilidade segura, o jogo é obrigatório para fãs e essencial para quem curte jogos de tuta em 2D.. Recomendadíssimo.
Avaliação do JBox: 97%
Pontos Positivos: Gráficos, Jogabilidade
Pontos Negativos: O Ash/Saiki Peladão. (Cruzes!)
o final do campeonato argentino sênior de bocha foi da hora !
Ainda não tive a oportunidade de jogar KOF XIII, mas fico feliz de saber que finalmente a franquia ganhou um jogo decente para atual geração de consoles.
Considerado por muitos como o melhor Kof da série. Eu já acho a 97 e 98, mas enfim, o jogo é excelente mesmo, jogo todos os dias, procurando elevar meu nível. O jogo está presente atualmente em quase todos os importantes campeonatos de fighting games, e vem atraindo cada vez mais jogadores, principalmente depois da final do Evo desse ano. O que nao deixa o jogo ser impecável e que eu acho que deveria ser citado no post é o lamentável modo-online. Se vc comprar o jogo pra se aventurar online, esqueça, o netcode é um dos piores que já vi, infelizmente :sad:
cara, é que eu não tenho costume de jogar online. A versão que usei como parâmetro pra análise foi a de arcade, por isso não citei o modo online problemático.
Sei lá depois de simplesmente detestar os jogos de KOF após o 98 eu realmente não me arrisquei muito, achei o 2002 muito estranho e o XI foi o pior jogo de luta que joguei na minha vida, pó jogo sem chefão tá de sacanagem.
Realmente sempre fui mas fã do Fatal Fury do que o KOF e fico decepcionado pelo caminho estranho e história bizarra que o jogo tomou alem de muito dos personagens carismáticos da serie serem meio que jogados pra escanteio. Mas realmente essa analise me surpreendeu talvez arrisque o aluguel pra dar uma conferida.
the best game
jogo esse game desde a edição de 94
o melhor game que joguei até hj (claro que falo depois dos games de luta de street fighters e mortal kombat pois foram os pioneiros do genero)
e que saudades de ir a uma maquina de fliperama (e tem isso hj em dia?) para jogar as edições de 94,95,96,97,98,99 e 2000
bons tempos estes e que infelizmente ñ voltam mais
KOF 98 é o melhor jogo de luta ja feito até hj e o jogo que mais gosto.
Se o XIII tem o Sie Kensou então comprarei… pena que o modo on line tem esse problema
Kyo, por que o Falcoon foi demitido da SNK Playmore?
Ele não foi demitido, ele meteu o pé da empresa, e as razões são desconhecidas.
O grande problema de KoF é as viúvas de Kof 98, que depois desse jogo (sim é um jogaço!) saiu virando a cara pra outros jogos da franquia (que sempre tentou se inovar, não querendo ficar em uma zona de conforto, como faz a Capcom com Street Fighter), e só falam que depois da 98, só a 2002, por se assemelhar bastante há 98, mas que me desculpem, KoF 2002 é uma merda de jogo, pode ter jogabilidade boa, mas caga em todo o resto de forma incrível, eu que nunca vi um jogo de KoF com todo repertório de OST ruim, sonoridade ruim, enfim, não sei como aquilo é tão reverenciado, o remake ficou bilhões de vezes melhor.
99, 2000, 2003 e XI acho ótimos jogos (sim a 2003), principalmente a XI que trouxe um dinamismo muito legal nas lutas, quem reclama é só as viúvas mesmo…ainda não consegui conferir XIII, mas pelo o que eu vi ela parece mais um belo jogo pra franquia, já que arrumaram muita coisa da XII (que nada mais era que uma versão beta da XIII, isso sim).
Quando eu tiver algum console dessa geração será um dos jogos que vou querer jogar logo, junto com Ultimate Marvel vs Capcom 3.
Na minha opinião KOF ainda não entrou de fato na atual geração de consoles. Está anos luz atrás de outros jogos de luta. Eu queria um jogar um título descente de KOF no meu PS3.
quais jogos de luta? Mortal kombat foi um remake de mk1 +2; tanto que o modo história é baseado nestes dois jogos; Street Fighter não muda em praticamente nada desde o street fighter 2; Exemplo: Ryu só tem 3 golpes especiais, sempre o hadouken, horyuken, e o tatsumaki(etc). além de ser lerdo.
o único jogo de luta que bate de frente com o KOF XIII é o Brazblue
Só de ver você falando que SF não muda nada desde o SFII posso constatar que o senhor não entende nada de fighting games. Cancel e Focus Attk não querem dizer nada pra você?
Para ver a diferença dos jogos de SF é só ver vídeos, ou melhor, umas semanas atrás houve um torneio comemorativo de 25 anos de Street Fighter, teve o SSFII, SFIII3S e o SSFIVAE, pode ver que os caras que estavam rankeados bem em mais de um campeonato eram todos Pro-gamers fodidos japoneses e que por cima conseguiram se classificar só por terem ganho qualificatórias em países fracos como o Brasil ou a Inglaterra, lugares onde a comunidade não é tão grande quanto os EUA ou o Japão.
Cada um dos SF têm uma particularidade, seja o parry do SFIII ou o Focus Atk do SFIV.
Da próxima vez por favor pesquise antes de falar merda por favor.
Cara… Como assim “merda”? (engraçado que na internet é normal o povo usar linguajar sujo, pelo amor de Odin)
Tá certo que é exagero disse que Street Fighter não mudou nada, mas a quantidade de mudanças num jogo para o tempo de vida da franquia chega a beirar o ridículo. Os conceitos novos são assimilados rapidamente, nada muito complexo. Também por isso que o povo foi perdendo o interesse.
E claro… Não é porque o cara não manja totalmente de SF não pode sair por ai faland que ele “não entende nada de jogos de luta”. Eu sou uma negação em Tekken, Dead or Alive, Virtua Fighter (só joguei quando era pirralho), mas já perdi muito tempo da adolescência com KOF, SF e Soul Blade/Calibur, e nem por isso penso que não entendo nada ou entendo absolutamente tudo de um estilo de jogo.
tudo bem! mudo meu comentário para “SF não muda “praticamente nada” desde SFII.;
tá, ganhou parry, focus atk; mas continuam com os mesmos hadoukens, horyukens e tatsumaki de sempre; personagens não evoluem, não crescem, não mudam praticamente nada, lógico que não conto gráficos; isso sim logicamente houve aprimiramento.
super moves é outra coisa sem criatividade; apenas o golpe normal ampliado.
já um KoF há alterações de jogo para jogo; personagens ganham, perdem, ou alteram golpes de uma versão para outra, além do sistema que de tempos em tempos muda; é mais ágil, combos melhores e mais complexos.
KOF no quesito saga foi ótimo até o fim da primeira saga, Orochi. O que veio depois são piadas. Roteiros fracos e chefões sem motivações decentes para estarem envolvendo pessoas em torneios pra poder conduzir seus planos de dominação … mwaahahahaha … (¬_¬’)
Pra mim o jogo mais foda de KOF é 96. Total mudança nos sprites, falas bem feitas que reforçaram mais ainda a personalidade dos personagens, danger moves, partidas versus bem equilibradas, gráficos bem elaborados sugando o máximo do hardware da época.
Eu gosto da Mai Shiranui!
cara aq vai minha opinião sobre o kof xiii o game é 9,9(ñ gosto do ash)
muito bom os graficos golpes apesar de num tá melhor q os graficos do SF4 mas já é um começo. personagens com alguns golpes modificados voltou ao estilo para combos fikou muito massa contrário do SF4 como falou o João Renato o jogo é bom mas é enjoativo do fato de quase todos os personagens soutarem radouken,radouken shoryuken e blá,blá,blá(EX:Ryu,Ken,Sakura,Akuma o nome ñ é raduken mas é a mesma bosta,Dan cópia do ryo/robert do kof,Gouki, e outros q ñ lembro o nome mas vou pesquisar)pois é eee falow.