kingdom

Como já informado no início da semana, no dia 10 de maio a Abril lançará no mercado brasileiro o primeiro volume (de 4) do mangá Kingdom Hearts, de Shiro Amano, depois de anos de espera.

Para saber mais informações sobre a publicação, conversamos com Paulo Maffia, do núcleo infanto-juvenil da editora, que nos adiantou algumas informações sobre a versão nacional do mangá e deu uma dica valiosa: coisas boas podem estar a caminho.

As primeiras informações sobre o lançamento de KH pela Abril surgiram em meados de 2008/2009. Na época muito se falou sobre o “impasse” em liberar o material por parte da Square Enix. Essa informação procede?

Sim, é a pura verdade. A Square Enix não admitia a publicação do mangá em territórios onde não houvesse a distribuição oficial e legalizada do jogo de PS2. Este ano, a publicação foi liberada.

A princípio, apenas a primeira adaptação em mangá de KH sairá no Brasil ou a editora pretende investir nas demais?

Todas as séries que a Square Enix e a Disney liberarem. Por enquanto, está autorizada a primeira minissérie em 4 edições.

Qual o formato que será adotado na publicação? O mesmo de Gen ou algum específico para a obra?

Será um pouco maior em largura do que os mangás de mercado. Segue a versão lançada na Itália alguns anos atrás.

Qual a expectativa com o lançamento, uma vez que aparentemente foi “um pouco trabalhoso” conseguir disponibilizar o mangá por aqui?

O lançamento será setorizado (primeiro Sul/Sudeste). Investimos numa boa tiragem. Não deve faltar exemplar para nenhum fã. Assim esperamos.

Recentemente, a Abril começou a publicar Gen e agora vem com KH. A editora pretende investir no gênero de quadrinhos orientais ou o lançamento dessa obra está mais ligada ao fato da Abril já trabalhar com quadrinhos Disney?

Ambos os motivos. Pretendemos investir em alguns mangás, mas, claro, a parceria com a Disney fez com que a Abril priorizasse KH.

O que podemos esperar da editora para o ano de 2013 em relação a quadrinhos em geral?

Disney é prioridade, pois ela é nossa grande parceira. Estamos fazendo mais especiais temáticos. Teremos alguns lançamentos em formato diferentes: americano, gigante (bem maior do que Veja), capa dura, e outras surpresas.

Esperamos também lançar a segunda série de Kingdom Hearts ainda este ano, se autorizada pela Disney.