Como todo site que se preza faz (pra tapar buracos =P) estreamos aqui nossa seção de listas temáticas com os “10 melhores ou piores” em suas categorias.
Primeiramente, este top apesar de listar 10 personagens coadjuvantes de RPG, não trará por posições, porque esse é um critério pessoal de cada um, e como o artigo é meu e sou eu que mando, ah… Paremos de enrolar e vamos agora com 10 coadjuvantes bacanas de RPG. =D
Aqueles que estão do lado do herói, mas não estampam a capa do jogo ou não estão no centro dela e ficam no máximo ao lado do protagonista. Mas um alerta: o texto está cheio de spoilers.
10 – Yosuke – Shin Megami Tensei: Persona 4
Persona 4 é sem sombra de dúvida, um dos melhores RPG’s de todos os tempos. Não sei se é o melhor, mas ainda estou procurando um à altura… Mas enfim, entre o elenco totalmente carismático, resolvi escolher o Yosuke.
Primeiro, ele é um tremendo atrapalhado e usado como alívio cômico do grupo. Apesar de bem intencionado, muitas vezes é ele que acaba digamos… nada bem, como por exemplo, caindo da bicicleta, ou levando um golpe bem lá… quer dizer, pra uma pessoa levar um golpe de uma amiga bem no saco e não romper os laços de amizade, tem que ser bem legal mesmo, porque pra um homem, essa é a parte mais sensível do corpo.
Ah, sim, e seu Persona é o Jiraya. Tá, eu não disse muito, mas você sabia que ele é dublado nos EUA pelo Sasuke? Sim, aquele emo … Ok, mals por falar de Naruto nesse texto. P.s:
A Arte de Yosuke que ilustra a matéria é do jogo Persona: Ultimate in Mayonaka Arena, game de luta feito em parceria entre a Atlus e a Arc System Works (curiosamente a Atlus foi quem distribuiu o primeiro Guilty Gear de PS1).
9- Joshua – The World Ends With You
Um (puta) spoiler pra quem ainda não jogou The Worlds End With You ou só começou e ficou perdido com a jogabilidade, vamos lá. A MAIORIA do elenco está MORTA e trata-se de um título em que é decidido qual delas irá retornar ao mundo dos vivos.
Joshua é uma das poucas exceções e entra no jogo vivo. Sempre irritante e com ar de quem sabe das coisas, é uma incógnita para Neku e este tem suas razões para desconfiar dele.
Tanto que em lembranças dos momentos pré-morte de Neku, Joshua parece ser seu assassino, já que a última lembrança deste antes de acordar na Shibuya do jogo, é a de Joshua apontando um revolver para ele.
A questão é, Joshua estava perseguindo outra pessoa, que esta sim seria o assassino de Neku, e se juntou ao ‘Fones’ (apelido dado a Neku por alguns NPC’s) por simpatizar com o garoto e acaba fazendo um gesto muito nobre ao se sacrificar na luta contra o Game Master da segunda semana.
Detalhe é que ele estava vivo antes de se sacrificar, ou seja… Isso lhe garantiu uma vaga aqui no Top 10 e eu não quero fazer spoiler demais… OPS, JÁ FIZ!
8 – Alkhaid – .hack//G.U.
Alkhaid é coadjuvante mais ativa no segundo jogo da série G.U., mas apareceu no primeiro como uma adversária.
Sempre esquentadinha, desdenhou de Haseo e seus amigos, até confrontar com ele no torneio e perder (por conta da habilidade de Haseo de invocar um avatar ) e por conta disso, sempre o acusou por trapaça.
Nos eventos do segundo game, Alkhaid acaba por se juntar a Haseo e convive melhor com ele, estabelecendo laços de amizade e lutando juntos no Holy Palace. Tal amizade é mostrada quando Alkhaid é atacada por Bordeaux (que estava infectada pela AIDA) e Haseo a encontra pouco antes dela desaparecer (entrando em coma) e ela diz pra ele não ficar triste e não se preocupar.
Mas quer saber? Só coloquei ela mesmo por ela ser ruiva! Isso mesmo, que se danem as convenções, Alkhaid aparece por aqui porque é ruiva!
7 – Dante – Shin Megami Tensei 3: Nocturne
Devil May Cry é legal, e apesar do visual estranho do Dante no reboot feito pela Ninja Theory, o jogo é o melhor da franquia. Mas não falemos disso.
A série Shin Megami Tensei é conhecida por sua controvérsia no enredo, você pode seguir o caminho do bem ou o do mal, sendo que tudo aqui é relativo, nada é preto ou branco, tem várias nuances e depende da interpretação.
Mas bem, em Shin Megami Tensei Nocturne (Lucifer’s Call na Europa) foi o primeiro da série principal a sair no ocidente (Os Persona 1 e 2 – apenas metade do 2- foram publicados no PS1, mas a série Persona durante muito tempo foi considerada no ocidente um Spin-off de Megaten) vemos que a Atlus é uma empresa com bolas do tamanho de um touro, afinal, quem permitiria você ir até o inferno, chutar a bunda do Dante e recrutá-lo pro seu grupo pra poder Chutar a Bunda de DEUS TODO PODEROSO? É o que eu digo… BOLAS!
E o visual do Dante da caca do DMC 2 ficou bem legal em SMT, e por isso ele está aqui.
6 – Elh – Solatorobo: Red The Hunter
Solatorobo é um ótimo RPG de ação. Apesar de forçar o grinding em algumas situações, a trama é boa e quando se vê, você gastou 15 horas fazendo as duas metades do jogo.
O elenco contém personagens carismáticos, destaco aqui a “parceira” do herói. Red encontra Elh no prólogo em uma situação de perigo e acaba salvando ela. Logo em seguida, Elh o contrata para fazer um serviço, e aos poucos a amizade entre os dois cresce e isso abala um pouco a própria Elh, por razões que ela esconde (e que não vou contar pra não fazer mais spoilers).
Mas o fato é que com a convivência, ela percebe o coração de ouro de Red, e o elo entre os dois é grande a ponto dela conseguir parar ele em um trecho decisivo do game.
E não, Elh não é uma personagem jogável no modo principal.
5 – N – Pokémon Black/White Versions
Pokémon Black/White foi o primeiro da franquia a obter um 40/40 da Famitsu e possui coisas familiares aos fãs da franquia, mas inova um bocado, além de criar todo um pano de fundo interessante e enredo ao menos mais profundo que os outros jogos.
Tipo, ele não foge do básico “Blah-d-Blah, quero çer um mestre poquemão”, mas tem histórias paralelas e motivações bastante interessantes.
Entre os personagens que conhecemos, está N, um jovem que a princípio parece ser somente um rival aleatório, que tem a habilidade de falar com os Pokémons.
O problema é que ele se revela um dos líderes do Team Plasma, e aí é aquela relação que ele tem um objetivo nobre, mas aquele por trás da sua criação não tem e toda a construção do personagem é bem feita.
Ele acaba indo embora após o protagonista derrotar Ghetsis. Ok, N é bem clichê “vilão enganado/arrependido”, mas diabos, pelo menos ele surra o líder da E4 sem esforço e isso garante altos níveis de RESPECT!
4 – Vincent Valentine – Final Fantasy VII
Confesso aqui que nunca joguei mais de 1 hora dos Final Fantasies de PS1, acho que o que mais joguei foi o IX, mas ele fica zoado no emulador.
“MAIXX PURQUE QUE O VINCENT TÁ AQUI? FOCE É UMA BICHA CHOCOLATANTE, VAI SE F***, VIVA O FELIPE NETO!”
Primeiramente, vá enfiar sua cabeça num balde de gordura quente pra ver se eu me incomodo. Aos 98% dos meus leitores que não se chocaram com tal notícia, vamos aí ao porque de Vincent estar na lista.
Não é por conta de sua personalidade, mas sim pelo fato de que ele é um personagem opcional do jogo (assim como a gostosinha da Yuffie), e do fato de que ele não ter sido criado pra ser jogável, mas acabou sendo. Vicent conseguiu se popularizar, a ponto de protagonizar um jogo próprio. (o bom, apenas bom shooter Dirge of Cerberus, ).
E não, não falo da personalidade dele, se um cara que nem era pra ser jogável, ganhou um game próprio, isso quer dizer apenas: BOLAS! O Cara tem BOLAS PRA ISSO!
Aliás, Vincent é tão foda que a Square usou o vestuário dele pra colocar no Cloud em Kingdom Hearts porque as roupas do ex-Soldier são bichas demais. É o que eu digo: BOLAS! DE AÇO!
3 – Urick – Drakengard 2
A continuação de Drakengard tinha um elenco mediano, não que fossem maus personagens, mas vejamos. Temos Nowe, o protagonista que foi criado pela PORRA DE UM DRAGÃO, que mais pra frente é revelado que é o PAI dele. E antes que sua cabeça frite, saiba que o jogo é da Square, logo sabemos o que os caras fumam.
Enfim, temos Eris, amiga de infancia de Nowe e que aparentemente gostaria de agasalhar o croquete dele. Temos Manah, uma das antagonistas do jogo anterior que atormentada por seus erros busca redenção – e é ela quem Nowe quer espirrar maionese na esfirra, mas é claro que isso não é abertamente.
E temos Urick.
Em primeiro lugar, ele tem nome de integrante de banda nordica de Death, Black ou Power Metal, deixo você escolher a variante. Segundo, ele usa foices como armas (todos sabem que Foices são armas muito fodas), terceiro, ele forjou um pacto com a MORTE, QUE O TORNOU IMORTAL (você pode apanhar jogando com ele e sua energia retornará aos poucos) e pra finalizar, ele mesmo destrói o selo que o mantém imortal na batalha contra Cain (protagonista de Drakengard), matando a si mesmo.
É o que eu digo, se for pra morrer, que leve um filho da puta mudo junto com você. Só quem jogou Drakengard vai entender essa piada… =P
2 – Sain – Fire Emblem: Rekka no Ken (Fire Emblem nos EUA)
Fire Emblem é uma série de grande importância nos RPG’s estratégicos, nela quando os aliados batem as botas, eles vão mesmo, não tem volta. E também adotou um esquema de Jan-Ken-Po em suas batalhas. Mas isso tudo é desculpa esfarrapada minha pra vos introduzir Sain.
Sain é um cara amaldiçoado, de acordo com ele mesmo. Sua maldição? Segundo suas próprias palavras, é ser atraído pelas mulheres. Entre um combate e outro da história, sempre que vê um rabo de saia, está lá ele fazendo-nos rir com suas cantadas, com coisas do tipo: “Posso ter o prazer de saber o seu nome, ou melhor ainda, de ter a sua companhia?”.
E apesar de ser um mulherengo, seu pedreirismo não se direciona a Lyndis. De fato, percebendo que seu melhor amigo Kent gosta de verdade da garota, ele o encoraja a demonstrar seus sentimentos, o que mostra que mesmo o mais pedreiro de nós tem seu lado camarada.
Sério, queria eu ter um amigo assim. De fato, este artigo está me encorajando a tentar terminar algum Fire Emblem…
1- Kain Highwind – Final Fantasy IV
O Comandante Kain Highwind é amigo de infância de Cecil Harvey e Rosa Farron, e um sujeito sarcástico por natureza, embora seja calmo.
Apesar de ser amigo de infância de Cecil, os dois nutriam uma certa rivalidade e embora Cecil não soubesse, tinham uma paixão pela mesma mulher (Rosa).
Após ser possuído por Golbez, sua personalidade muda para algo mais frio. Depois de ser salvo por seus companheiros, Cecil perdoa o amigo, e Kain se engaja em consertar os erros que cometeu quando estava possuído por Golbez, fato este que continua em FF IV: After Years, com Kain confrontando seu lado negro (e tomando uma sova no processo, retribuindo a surra mais tarde).
E… É isso, eu tinha que colocar alguém de FF IV sem ser o protagonista, então é o Kain que está aqui.
E sim, FF IV é meu segundo RPG favorito. O primeiro é Persona 4.
Até o próximo Top 10. Sugestões de temas?
Por favor, não esqueçam a resenha de Kingdom Hearts
Só acho que o Joshua merecia uma posição mais elevada. HUEOHSAIEAS
Adorei esse top <3
N é mesmo foda, um dos melhores antagonistas de pokémon, além da personalidade dele ser diferente de todos os personagens de pokémon, ele é um dos mais fortes. Quanto às primeiras colocações mais do que justo, Kain merecia ser mais lembrado por todos os fãs de Final Fantasy.
legal ver mais alguem lembrar que Drakengard existe.Pode não ter a popularidade de um Final Fantasy,mas os dois jogos me marcaram muito por ser um dos jogos mais sombrios,depressivos e esquisitos que já vi.O negócio era tão pesado que os americanos censuraram o incesto e a pedofilia que tinha no primeiro jogo(e olhem que o pedófilo era um dos personagens mais gentis do jogo…).
O legal é que foi anunciado recentemente que Drakengard 3 tá sendo produzido pra PS3.Sem contar que Nier também tem relação com a série.
Façam uma resenha de Kingdom Hearts! É uma série muito boa e inovadora!
Confessar aqui: Drakengard 2 me fez chorar. Sério.
NOSSA, Drakengard, .hack e SMT Nocturne, parabens pelo ótimo gosto!
FATO: persona 4 foi o melhor rpg q eu já joguei na vida
final fantasy tb é um dos meus preferidos
sugestões de top 10: vilões, momentos marcantes em animes e/ou tokusatsus, mortes brutais e/ou marcantes em animes, kamen riders, sentais…
enfim, esse foi um bom top 10
Adoro FFIV, Kain é show mesmo… XD
ainda não tive a oportunidade de jogar o After Years TT_TT
e sim, a lista ta legal, só não joguei alguns jogos aí… ^^
se teu pc for marromenos, emula a versão do Wii
Yay pelo Yosuke, lágrimas de sangue pelo Joshua XD
Sugestões de Top 10:
Top 10:Personagens que Ressuscitaram
Top 10:Tsundere
Top 10:Parceiros
Top 10:Casais
Editado :p
A lista ficou boa, só não consigo ver nada de mais no N, para mim ele não passa de mais um treinador que eu preciso derrotar no jogo, para falar verdade teve líder de ginásio que me deu mais trabalho que o próprio N.
Sobre Drakengard 2, a pessoa ficar incomodada ou um pouco nervosa ao jogar esse game é até compreensível, mas chorar já é muita frescura seja por qual motivo for.
Dizer que DmC é o melhor jogo da série pode ser resultado de 2 coisas:
1- Não ter jogado os outros
2- Estar altamente drogado com alucinógenos.
E antes que venham de mimimi eu joguei todos jogos da série e acompanho desde o lançamento de dmc 1.
E não, n estou de mimimi pelo novo Dante. O jogo é ruim, o protagonista dele só torna isso mais evidente.
Eu acho fantástico Steiner e Vivi de FF9, são secundários mais legais que o principal.
Eu poderia concordar com você se eu tivesse jogado umas 5 horas a mais de FF IX (coisa que foi impedida pelo fato de que FF IX tem batalhas zoadas pelo emulador :( )
É engraçado que, teoricamente, os personagens coadjuvantes, e os principais também, possuem características clichês, mas mesmo assim foi possível listar 10 diferentes.
Não sou muito de jogar RPG’s, mas ler essa lista me fez lembrar do Magus de Chrono Trigger. Tentei jogar DotHack mas achei meio repetitivo. Minha sugestão de Top10 é franquias de animes melhor adaptados para jogos.
Essa é uma que eu posso escrever, e já adianto um possível jogo pra top 3: Blood Will Tell – Osamu Tezuka’s Dororo, do PS2 que é muito foda
Eu tenho esse jogo e concordo totalmente. E pra falar a verdade conheci o mangá através dele. Legal a NewPop ter lançado, esperei sair completo e acabei adiando a compra.
Enfim, sugeri essa lista porque é bem frustrante assistir/ler um mangá/anime, ficar empolgadão e descobrir que não tem jogo. Ou quando tem, sem nenhuma relação com o mangá/anime.
E aposto em Dragon Ball Advanced Adventure na lista.
Bela lista
Colocaria aí:
Guy – do Tales of the Abyss (tá na minha lista de melhores RPGs jogados (que também conta com o Persona 4 (até tinha gostado do P3, mas quando joguei o 4…com aquela maravilhosa história e consertando todas as coisas que estavam ruins no
3, virou meu preferido))
Poxa, poderia fazer (já que fez esse com coadjuvantes) um com os melhores protagonistas e outro com as maiores gostosas…digo, gatas dos games =D
De boa seu top ta pessimo, eu nao sei oque voce chama de coadjuvantes mas fora alguns ai ta mais pra top apagados, shin megami e foda e cheio de personagens bons e voce vem com yosuke? A por favor esse seu top foi top : que eu acho mais legaisizinhos eu nao top 10 mesmo cara, muito fudido seu top, nao rolou suikoden, aliais nao rolou praticamente nada que preste, tranquilo que c trabalha aqui e talz mas vamos fazer umas resenha de qualidade, jogasse um top que prestasse e no fim vc botava quem era os que c mais gostava po, quem olha assim pensa oque: esse ai nao joga nada, e eu sei muito bem que isso e uma baita de uma mentira que vc faz um reviews muuuuuuuuito foda, na moral isso foi preguiça…….
Ah, convenhamos que o Alder não era lá grande coisa como campeão. Da equipe dele, as únicas coisas que ainda podiam dar algum trabalho eram o Volcarona e talvez o Boufflant. Mas mesmo assim ainda ia depender do pokémon que você estava usando, o nível e o ataque.
O Alder só se torna uma força considerável mesmo no BW2 durante o Torneio Mundial, mas até aí aquele lá é pra quem é mais chegado na parte competitiva do jogo hehe