tsubasa

A série Captain Tsubasa tem quase 30 anos de existência, entre mangás e animações. Aqui no Brasil tivemos duas séries  exibidas há algum tempo. Perto da copa de 1998 (na França), a Manchete transmitiu a temporada Captain Tsubasa J, de 94, com o título Super Campeões (derivado do nome Europeu da série, aonde ela tem certa popularidade, inclusive os mangás chegaram a ser publicados em alguns países como a Espanha e a Alemanha).

Na ocasião o anime não deu o retorno esperado, mas cativou os fãs com a história de Oliver Tsubasa (Tsubasa Ohzora no original) e seus amigos, principalmente devido ao “futebol de ninja” apresentado. Por volta de 2005/2006 a Rede TV! e o Cartoon Network exibiram a temporada Road to Dream 2002, que contou com um retorno levemente mais positivo embora a dublagem tivesse sido bem problemática (trocaram boa parte do elenco depois do nono episódio).

Tanto J quanto 2k2 tiveram jogos para o PS1, sendo o de J mais futebolérico e o 2002 mais focado na estratégia. Aliás, antes da era PS1 os jogos de Captain Tsubasa eram publicados pela Tecmo (Atual Tecmo-Koei), sendo 3 no NES e dois no SNES. Depois a Konami adquiriu os direitos sobre a série. Em 2005 foi lançado o último jogo de CT para o PS2…

… Até que a série reaparece em 2010 no Nintendo DS e o mais incrível, a Konami se dispôs a trazê-lo ao Ocidente, e hoje irei analisá-lo.

tsubasa

O jogo conta pela enésima vez, a história de Tsubasa, começando a partir do último torneio estudantil dele no Nankatsu, antes de ir para o Campeonato Mundial Juvenil e depois para o Brasil, aonde jogou no Brancos (São Paulo nas versões anteriores) e blá blá blá você já viu isso um monte de vezes.

O jogo em si é meio que uma volta as origens, lembrando os títulos do NES/SNES. No modo história você desbloqueia os times para as partidas do modo de exibição. Um adendo a se lembrar aqui, que apesar de ter saído na Europa é que o jogo não tem opção de idioma em inglês, apenas espanhol, francês, italiano e alemão.

Cada time possui seus atletas e cada um tem seus atributos, como em qualquer jogo de futebol normal.

A jogabilidade é dividida em dois pontos, a maneira com a qual você corre pelo campo lembra muito (até porque foi usada a mesma engine) o PES 2008 de DS, inclusive o R é utilizado para correr. Mas, quando você se aproxima de um adversário, aparece (na tela inferior) uma tela de opções, com passe, drible, chute ou não fazer nada. Aí, dependendo dos seus atributos, você conseguirá ou não dar continuidade a jogada.

Opções de passe e chute são possíveis enquanto se caminha com a bola ao apertar o botão Y (Opção Captain).

tsubasa2

Ao chutar por exemplo, deve-se escolher o local aonde a bola vai entrar e ao passar a mesma, deve-se escolher o companheiro que irá recebê-la. A mesma tela de comandos aparece quando se recebe a bola e quando vamos impedir o avanço do adversário.

Alguns jogadores diferenciados tem certas técnicas de passe, drible ou chute que custam pontos de atributo (ficam indicados ao lado do nome do jogador), e com essas técnicas, fica mais fácil avançar, fazer gols ou defender chutes.

No modo história, cumprindo-se certas condições, aparecem durante as partidas algumas cenas do anime, mas não se empolgue muito, pois não são lá grande coisa.

Na teoria, a jogabilidade é difícil de explicar e um tanto complicada de se aprender, mas depois que se entende tudo, as partidas ganham um ritmo cadenciado, porém frenético.

Graficamente não é muito ruim, já que a arte do jogo tenta imitar a do anime nas cenas de passe, cabeceio, chutes, roubadas de bola e etc. No Jogo em si, é mediano, usando os gráficos do PES de DS, mas como a partida sempre vai ter esses lances mais ‘animados’, balanceia um pouco.

Outra coisa é a quantidade de textos, são muitos. E também as falas antes da jogada tipo “Vou Conseguir” “Não vai não” e coisas assim, ditas antes de cada jogada.

tsubasa3

Sonoramente… É mediano, as músicas não irão te incomodar, mas com certeza você não se lembrará delas depois da partida, como por exemplo a maldita música de menu de Mario & Sonic at Olympic Winter Games.

Mas enfim, o departamento sonoro não pegou nada licenciado das séries de anime, mas seria bem legal ouvir Moete Hero! (tema da série clássica de CT) ou mesmo Dragon Screamer (tema de Road to Dream 2002).

Finalizando, mesmo com comandos um pouco complexos, ritmo cadenciado e dificuldade crescentemente absurda, Captain Tsubasa: New Kick OFF é um jogo decente e divertido, mas somente para pessoas que já conhecem o universo pirado da série animada. Os outros acharão coisa de louco.

Recomendo sim.

Avaliação do JBox: 75%