cdz

Saint Seiya, conhecido aqui no Brasil como Os Cavaleiros do Zodiaco é um anime que se tornou uma febre aqui e em diversos países, e é natural que produções assim ganhem jogos lá no Japão – assim como é natural que a qualidade de muitos deles seja questionável, e esse aqui… Não é uma excessão.

Como CDZ tem uma boa base de fãs por aqui, eu fui desbravar esta pérola do NES.

Saint Seiya: Ougon Densetsu cobre não sei quantas partes do anime, pois não cheguei a jogar todo, mas se você quiser saber a história… Oras, se deve estar lendo isso é porque sabe a história de CDZ de trás pra frente e de frente pra trás.

O jogo é um misto de plataforma, RPG e aquela estratégia louca de alguns games baseados em anime. Em alguns momentos, você agirá como em um jogo de Side Scroll, derrotando alguns soldados rasos, com uma jogabilidade meio falha, já que os inimigos costumam te acertar mais que você os acerta.

cdzgame

Os momentos RPG são aqueles que você tem que ir de um lado para o outro, entre os eventos principais do jogo, e com os pontos de experiencia adquiridos durante as batalhas, aumentar os atributos, e usando o Cosmo (Equivalente ao MP), restaurar os pontos de energia.

A parte de estratégia fica pra hora das lutas principais. É uma mistura simplesmente impossível de explicar, funciona como uma batalha de RPG em turnos, mas sem uma lógica. Você carrega as barras de atributos, numa coisa meio doida e escolhe o modo de ataques que custam cosmos, mas parece que tudo é feito no random. Na defesa você tem duas opções, Parry e Esquiva, nas duas você corre o risco de levar dano. É tudo aleatório ao extremo.

A parte gráfica do jogo é fraca, os personagens nas telas são mal desenhados, os sprites são feios (melhoraria um pouco em Ougon Densetsu Kanketsu Hen) e só os cenários transmitem certa fidelidade ao anime, é possível reconhecer o orfanato, a mansão Kido, o Coliseu e até aquela região perto da praia onde o Seiya mora. Mas a física da parte plataforma é quase igual ao Hokuto no Ken de Nes (pelo menos quando se está de armadura, o jogador pula alto pra caramba)

cdzgame2

Bleeps e Bleeps irreconhecíveis. Sério, a abertura tenta ser uma imitação de Pegasus Fantasy que falha desgraçadamente, efeitos sonoros não combinam com o jogo. As musiquinhas nem de longe lembram as composições épicas do anime (Saint Seiya tem algumas das mais lindas BGM’s de se ouvir).

Finalizando, Saint Seiya: Ougon Densetsu não é uma boa experiência em se tratando de CDZ. Se quiser algo melhor, tente o Saint Seiya Paradise, de Game Boy, ou o remake de Ougon Densetsu + Kanketsu Hen pro WonderSwan Color (esse, só em japonês).

Aqui, você irá se irritar com todo o jogo, a não ser que seja um sadomasoquista. NÃO RECOMENDO, PASSE LONGE!

Avaliação JBox: 35%