vidas

Depois de lançar timidamente em home-video (DVD e Blu-Ray) o longa O Mundo dos Pequeninos (Karigurashi no Arietti), a Califórnia Filmes voltará a investir em um obra do aclamado Studio Ghibli.

A distribuidora independente anunciou que lançará nos cinemas brasileiros no próximo ano, em data a ser divulgada, o longa Kaze Tachinu, que aqui receberá o nome Vidas ao Vento.

Duas ótimas notícias de uma vez: mais uma obra de Hayazo Miyazaki no país e o mais supreendentemente, nos cinemas.

Vidas ao Vento foi lançado no Japão em julho deste ano, e como se trata de uma produção de Miyazaki e seu gabaritado estúdio, tornou-se um grande sucesso de bilheteria.

O filme adapta um mangá do próprio diretor, publicado em 2009 na revista de aeromodelismo Model Graphix, que por sua vez, foi baseado num conto chamado The Wind Has Risen, escrito pelo poeta japonês Tatsuo Hori em meados de 1936.

Mas o que marca a importância maior de Vidas ao Vento é que ele pode ser o último trabalho de Miyazaki no que se refere a longas animados, segundo revelação do próprio.

É interessante ressaltar que esse tipo de declaração por parte do diretor não é novidade, e a expectativa é que ele reconsidere sua decisão e volte a produzir algo num futuro próximo.

Na história, Jiro Horikoshi vive em uma cidade do interior do Japão. Um dia, ele tem o sonho de estar voando em um avião com formato de pássaro. A partir desse sonho, ele decide que construir um avião e colocá-lo no ar é a meta da sua vida.

Durante a busca pelo seu sonho ele conhece Naoko, uma jovem encantadora por quem se apaixona. No entanto, Naoko fica profundamente doente, sem saber se sobreviverá.

O longa foi indicado a vários prêmios e recebeu excelentes críticas em todos os festivais de cinemas em que foi exibido mundo afora.

Ainda não há nenhuma data definida em relação à estreia nas salas brasileiras, mas a Califórnia filme deverá divulgar novidades em breve.

[Agradecimento ao leitor Felipe AB]