japaopop-banner

Entre os dias 26 e 29 de abril, a capital do país recebe a Japão POP! Mostra de Cinema Japonês. Os filmes serão exibidos no Cine Brasília (EQS 106/7 Sul, Asa Sul), com legendas em português e entrada gratuita.

Serão seis longas-metragens, incluindo animações, em uma seleção bem variada de estilos e faixa etária. Abaixo você confere sinopse e detalhes de cada um dos títulos que serão exibidos na mostra.

shinchanmovie2002-banner

Crayon Shichan – Bravo! Grande Batalha de Samurais
(Kureyon Shin-chan, Japão, 2002, animação, 95 min, classificação livre), dir. Keiichi Hara.

10º longa metragem do personagem de animê e mangá cuja série com mais de 800 episódios foi ao ar durante 15 anos no Japão. Desta vez Shinchan, após ter um sonho com Oneisan na noite anterior, chega em casa da escola para encontrar seu cachorro escavando o quintal, onde ele acha uma carta muito antiga. Agora, da próxima vez que ele fechar e abrir os olhos, o mundo que encontrará será outro.

Exibições:
Sábado, dia 26/04, às 15h
Terça, dia 29/04, às 16h

5centimetros-banner

5 Centímetros Por Segundo
(Byōsoku Go Senchimētoru, Japão, 2007, animação, 63 min, classificação 12 anos), dir. Makoto Shinkai.

A história deste animê longa metragem é contada em três segmentos interligados com arte visual estonteante, onde seguimos um jovem chamado Takaki através de sua vida conforme invernos cruéis, tecnologia fria e, finalmente, obrigações e responsabilidade de adulto convergem para testar a delicadeza de seu amor.

Exibições:
Sábado, dia 26/04, às 17h
Domingo, dia 27/04, às 16h

shodogirls-banner

Shodo Girls!
(Shodo Girls: Watashitachi no Koshien, Japão, 2010, drama, 120 min, classificação 12 anos, com: Nanami Sakuraba, Shin’ichi Hatori, Riko Narumi) dir. Ryuichi Inomata

Baseado em fatos reais sobre os sentimentos das estudantes de ensino médio que irão participar do Campeonato de Performace de Shodo, Satoko Hayakawa é filha de um mestre em caligrafia e presidente do grupo de caligrafia que está para se desfazer pela falta de harmonia entre os participantes. A própria Satoko também não está conseguindo se expressar. Nisso eles conhecem um novo professor que introduz aos membros do grupo uma apresentação performática, escrevendo ao som de música, que desagrada Satoko. Kiyomi, uma das integrantes do grupo, tem a ideia de fazer uma performance para a abertura da nova loja de papelaria de sua família, e Satoko aceita ajudá-la.

Exibições:
Sábado, dia 26/04, às 18h30
Domingo, dia 27/04, às 16h30
Segunda, dia 28/04, às 21h30

ochefdopolosul-banner

O Chef do Polo Sul
(Nankyoku Ryôrinin, Japão, 2009, comédia, 2009; 125min, classificação 14 anos, com: Masato Sakai, Kengo Kôra, Kosuke Toyohara) dir. Shuichi Okita

Baseado em fatos reais, o filme conta a história de 8 homens que, por um ano e meio, viveram juntos na estação de Fuji Dome, no pólo sul. A mais de 14 mil quilômetros do Japão, onde a temperatura média é de menos 57oC, o cozinheiro encarregado de fazer a alimentação para os integrantes da estação tem que improvisar para criar os pratos de cada dia, em um local onde não é possível conseguir novos ingredientes. Para piorar a sua missão, a vida em circunstâncias tão extremas faz com que o cansaço e o estresse de todos cheguem ao pico.

Exibições:
Domingo, dia 27/04, às 19h30
Segunda, dia 28/04, às 19h

always-banner

O Sol Sempre se Põe na Terceira Rua 3
(Always – San-chome no Yuhi 3, Japão, 2012, drama, 142 min, classificação 16 anos, com: Hidetaka Yoshioka, Shin’ichi Tsutsumi, Koyuki) dir. Takashi Yamazaki

Tóquio, em 1964. Os Jogos Olímpicos estão programados para começar o país tem experimentado um período de rápido crescimento econômico. O romancista Ryunosuke é agora casado com Hiromi e vivem com Junnosuke, que está agora no ensino médio. O mecânico Norifumi Suzuki ainda trabalha na sua oficina mecânica na rua com sua esposa Tomoe, seu filho Ippei e sua empregada Mutsuko, e sua loja tem experimentado um crescimento ao longo dos anos. Os habitantes da Terceira Rua vivem em suas formas habituais otimistas quando um ponto de mudança, em seguida, acontece…

Exibições:
Segunda, dia 28/04, às 16h
Terça, dia 29/04, às 20h

ummilagrede15minutos-banner

Ferrovia Hankyu – Um Milagre de 15 minutos
(Hankyu Densha Katamichi 15–fun-no Kiseki, Japão, 2011, drama, 120, classificação 16 anos, com: Mana Ashida, Kaho Minami, Mitsuki Tanimura) dir. Yoshishige Miyake

“Ferrovia Hankyu” acompanha a vida de várias pessoas que se locomovem pela Linha Imazu da Hankyu Railway, que liga as cidades de Nishinomiya e Takarazuka na prefeitura de Hyogo. Um dos passageiros é Shoko, uma trabalhadora de escritório em seus 30 anos que perdeu seu namorado para uma colega mais jovem e uma estudante universitária que é facilmente persuadida pelo seu namorado controlador. Outros passageiros incluem uma avó e neta, uma dona de casa, uma estudante do ensino médio, e outra estudante universitári otaku. Embora as viagem do trem durem apenas 15 minutos entre as duas estações, a vida dessas passageiras são alteradas conforme elas interagem.

Exibição:
Terça, dia 29/04, às 18h