godzilaawek

Uma nova editora iniciou suas atividades no mercado brasileiro: a Editora Hanabi.

A empresa, que possui sede em Brasília, está trabalhando para disponibilizar até Julho (previsão) seu primeiro lançamento: a Graphic Novel “Godzilla: O Despertar” – o prelúdio do recente filme do lendário monstro japonês.

O que chama atenção para este lançamento é o formato adotado pela editora: a história estará disponível online.

Batemos um papo com o responsável pela editora, e trazemos pra vocês algumas novidades acerca do lançamento e os planos da editora:

Jbox – Bem… A editora foi aberta oficialmente neste semestre, certo? A marca e o nome imediatamente remetem ao Japão… Gosto pessoal ou interesse de trabalhar com mangás no país?

Hanabi –  A editora foi aberta esse semestre, em março de 2014,  mas  já estamos pesquisando o mercado a cerca de 2 anos. A marca e o nome são um gosto pessoal e pretendemos trabalhar com quadrinhos independente do país de origem ou temática.

Hanabi (花火) significa Fogos-de-Artifício e é escrito com os ideogramas de Flor (花) e Fogo (火). Originalmente era usado no japão para manter os espíritos malignos afastados, não tendo o costume de soltar fogos no ano novo, os Hanabi são bastante populares nos festivais de verão (que dura de Julho até agosto no Japão), chegando a arrastar multidões para vê-los – como por exemplo no Sumidagawa Hanabi Taikai e o Wakakusa Yamayaki.

Jbox – Godzilla foi o primeiro título anunciado. Como será a forma das pessoas terem acesso ao material?

Hanabi – Primeiramente de forma digital, pois achamos que e a melhor maneira de lançar o mesmo devido ao lançamento do filme. Acreditamos que as pessoas vão querer esse material agora, e logico que sendo digital isso pode ser realizado de maneira mais rápida.

Jbox – Já está disponível?

Hanabi – Ainda não, estamos em fase de aprovação da capa.

Jbox –  Mas a intenção é lançar posteriormente em versão imprensa?

Hanabi – Sim, exatamente; Pretendemos trabalhar com ambos os formatos, sendo a versão física realmente voltada para o público que deseja colecionar.

Jbox – Como será o acesso?

Hanabi – Será lançado primeiramente no site da editora em PDF via DRM free.

Jbox –  Alem desse formato, estará disponível via Apple Store, Google Play…?

Hanabi – Ainda estamos estudando isso, mas por enquanto estará disponível apenas através do Kobo.

Jbox –  Algo definido em torno do preço?

Hanabi – Sim, o preço fica a R$ 2,20.

Jbox – *_*

Jbox – É uma edição única? Quantas páginas serão?

Hanabi – Graphic Novel, edição única, 80 páginas, full color e com extras!

Jbox –  Pra terminar: já rola negociação com outros títulos? Algum mangá?

Hanabi – No momento não estamos cotando o lançamento de mangás. A pirataria de mangás na internet brasileira é muito grande e os  japoneses são muito restritos quanto a publicação online. O lançamento de Godzilla, além dos demais títulos, servirá como um passo importante para mudança deste cenário.

Jbox – Você mencionou “demais títulos”. Poderia nos dar alguma informação sobre eles?

Hanabi – Posso adiantar que estamos negociando com duas das maiores editoras dos Estados Unidos, sendo que a negociação de ambos esta em fase avançada. O sobrenatural é  um elemento muito presente nos enredos, porem cada um possui um estilo único e um público alvo diferente. No futuro acredito que seria interessante investir nos gêneros sci-fi ou comédia, porem ainda não temos um quarto título definido.

Jbox – Voltando aos mangas, estão anotando sugestões e há interesse no futuro?

Hanabi – Sim, temos anotadas todas as sugestões e evidentemente que temos grande interesse.

Jbox – Agradecemos a atenção e desejamos sucesso nesta empreitada!

Deixem sugestões de títulos (mangás ou não) nos comentários ;).