pranger

No ar desde 2007 e disponível em grandes operadoras de TV por assinatura, como a SKY, a Rede Brasil tem se tornado um verdadeiro oásis aos fãs de produções japonesas antigas, que não arranjam mais espaço na grade de emissoras consagradas.

Para se ter uma ideia, hoje, a rede exibe em sua programação o clássico Speed Racer, além dos tokusatsus Jiraiya, Flashman, Changeman, Jiban e Ultraman.

Além das séries japas, outros enlatados empoeirados recheiam a grade, como The Monkees, Agente 86 e Zorro. Recentemente, a fanpage da emissora no Facebook anunciou outras pérolas para breve, como a volta de Sailor Moon, Jaspion e Ultraseven.

Mas um título especial deu o que falar e trouxe à tona novamente a discussão sobre até que ponto a exibição de todo esse conteúdo (que sabemos que é caro até pra Globo, imagina pra Rede Brasil =P) é legal: Power Rangers.

Como vocês devem saber, hoje, a franquia Power Rangers como um todo tem licença de exibição na TV aberta concedida ao Grupo Bandeirantes, que têm exibido a fase clássica como tapa-buraco nas madrugadas da Band.

Na TV paga, algumas fases mais recentes se dividem entre Nickelodeon (Samurai e Super Samurai) e Cartoon Network (Megaforce e Super Megaforce), além de todas as temporadas estarem disponíveis pela Netflix.

Procurando uma posição sobre o caso, o portal NaTelinha entrou em contato com a Saban Brands e obteve a resposta que todos já esperávamos: a exibição da Rede Brasil é pirata.

Segundo o e-mail publicado no site, a empresa confirma os veículos autorizados a exibirem o título bem como a falta de autorização da Rede Brasil, sendo categórica quanto as consequências no parágrafo final:

“Qualquer outro grupo que prometa e exiba o nosso produto, sem a devida autorização da Saban Capital Group ou da Saban Brands. LLC, será acionada e terá que sofrer sanções da Lei de Copyright vigente no país em questão” .

No post referente ao anúncio de Power Rangers no Facebook, a Rede Brasil chega a responder um de seus visitantes, visivelmente incomodado com aqueles que acusam a emissora de pirataria:

“Os órgãos que monitoram nossa atividade são muito rigorosos, seguimos à risca as orientações e adquirimos os direitos de exibição das séries que anunciamos.”

Pode até ser que a Rede Brasil tenha adquirido os direitos de alguém mas esse alguém aparentemente não foi a Saban Brands…

O pior de tudo é que se avaliarmos o histórico de polêmicas envolvendo a emissora e algumas “gafes” (tipo o menu de um DVD aparecer antes de começar a exibição de um episódio @_@), não fique surpreso se de uma hora pra outra tais estreias “floparem”…