Usagi Yojimbo, cria mais famosa do quadrinista nipo-americano Stan Sakai, está completando 30 anos em 2014. Em meio às comemorações, a produtora Lintika Films começou a produzir por conta própria um filme animado em stop-motion, e uma pequena parte do resultado pode ser conferida acima.

Esse vídeo rodou em um painel da Comic Con e foi o responsável para que Sakai concedesse autorização para que a história completa fosse rodada. O projeto Usagi Yojimbo: The Last Request será lançado diretamente em DVD, com bastidores, entrevistas e cenas cortadas da edição final.

Stan Sakai nasceu em Kyoto, no Japão, mas cresceu no Hawaii, onde estudou belas artes. Começou a carreira escrevendo letras de histórias em quadrinhos, atingindo popularidade no meio com sua obra Usagi Yojimbo, em 1984.

A história traz como personagem central o ronin Miyamoto Usagi, um coelho guarda-costas da Era Edo. Todas as personagens coadjuvantes são animais antropomórficos e há diversas influências do cinema japonês.

Os quadrinhos de Usagi Yojimbo foram lançados por aqui pela Devir e pela Via Lettera e continuam como parte do catálogo da última.