ikkitousen

Depois de uma longa novela, Marcelo Del Greco, diretor de conteúdo da Nova Sampa, liberou a capa do novo volume de Ikkitousen, o que causou um burburinho tremendo pelo Facebook ao longo dessa segunda.

As reclamações, dentre outras, atentam à reformulação da capa, que fugiu do padrão ao ser comparada com os 6 volumes iniciais; o aumento do preço; e a polêmica divisão por “temporada”, como já visto em Hitman.

Respondendo abertamente aos leitores na rede social, Marcelo deu seu parecer sobre o caso nas declarações que você confere abaixo.

Mudança da capa
Infelizmente, usar o mesmo layout da capa original (com o dragão na contra-capa) não funcionou. Apesar de já termos mangás nos Brasil há quase 15 anos (!!), os jornaleiros ainda colocam o que seria a contra-capa de uma revista normal exposta na banca. Por conta disso, a visibilidade das capas de Ikkitousen não foi boa e isso influenciou negativamente em suas vendas. Daí a necessidade de mudar o estilo da capa – inclua aí também que as capas serão espelhadas de agora em diante.

Trabalhar com produtos licenciados tem muitas limitações. Por exemplo, você não pode usar qualquer imagem e qualquer layout que tudo bem. Você tem de usar o material que a editora japonesa tem disponível e seguir os pedidos deles. No caso dos volumes originais de 7 a 12 de Ikkitousen, a editora japonesa disponha de pouquíssimo material e em baixa qualidade. E só tinha a imagem escaneada da capa deles e mais nada. Então, de cara não daria mais para usar o dragão inteiro nas contra-capas porque seria um trabalho insano de reconstrução da imagem e ainda correríamos o risco de não ser aprovado por eles.

CAPA ORIGINAL

Ikkitousen7-capajaponesa

CAPA NACIONAL


Ikkitousen7-capabrasileira

Divisão por temporada
Como tivemos o problema de visibilidade e os problemas das imagens somados à demora para a renovação de contrato, decidimos junto com a editora japonesa e dar um reset nas capas.

Com a necessidade de criar um novo visual para as capas e também por conta da demora da volta ao título, foi acordado com a editadora japonesa que seria melhor dividir a série em temporadas (ou arcos), dessa forma justificaria a mudança de layout e daria um novo recomeço à série.

Novo preço
Sendo bem franco, o aumento ocorreu por algumas razões: as vendas ficaram abaixo, tivemos aumento no papel, tinta, gráfica e, claro, nos direitos também. Então, para manter o título e não cancelá-lo foi optado em mudar a capa, dividir a série em temporadas de até 6 volumes e, por fim, aumentar o preço. Não são decisões fáceis, mas necessárias. E eu, particularmente, prefiro continuar Ikkitousen no Brasil do que ter de pará-lo por qualquer motivo que seja. A Sampa sempre vai buscar maneiras de dar sobrevida a todos os seus títulos em respeito a vocês. ^^v

Nova classificação etária
Achei 18 anos muito exagerada e mudamos para 16.

Ainda sem confirmação exata, o sétimo volume de Ikkitousen, ou primeiro da segunda temporada, provavelmente chegará às bancas neste mês de outubro, sendo o tal terceiro título prometido pela editora.