doraemon

Como publicamos em março, a empresa Sato Company vem trabalhando para trazer de volta ao Brasil o anime Doraemon, ícone absoluto no Japão que nunca teve muita representatividade por aqui.

E parece que o destino da série já está encaminhado. Segundo o portal NaTelinha, o canal Discovery Kids, emissora de maior audiência na TV paga no segmento infantil, está em negociação com a distribuidora e deve ser a casa do gato robô. Se tudo der certo, a estreia deve ocorrer no primeiro semestre de 2015.

Adaptações

Ainda não se sabe, mas é possível que a versão de Doraemon trabalhada por aqui seja a mesma que estreou esse ano no Disney XD dos Estados Unidos. Essa versão tratou de enxugar as referências à cultura japonesa, trocando, por exemplo, hashis por talheres, ideogramas japoneses pelo alfabeto latino, nomes de personagens e até doces trocados por frutas.

Por se tratar de uma série de apelo infantil, essas edições foram feitas pelo próprio estúdio japonês para tentar dialogar melhor com a criança americana e os padrões “politicamente corretos” de ocidentais. Aquele roteiro básico que todos nós achamos uma bobagem, mas que pode fazer bastante sentido na cabeça de um empresário que visa lucro com seu produto.

Longa-metragem

O movimento para lançar Doraemon em lugares que nunca viram o clássico (apesar de estreado na TV japonesa em 1973 e ser um dos líderes de audiência até hoje!) pode não ser algo que simplesmente surgiu “do nada”. Prova disso é o recente longa-metragem feito em computação gráfica, sucesso de bilheteria que pode muito bem agradar do lado de cá (principalmente por nosso cinema estar “adaptado” a essa tal animação “moderna”). Mais de 50 países já confirmaram a exibição do filme, incluindo regiões da Europa.

Perdido na Manchete

Doraemon já passou no Brasil. No início dos anos 1990, a Manchete exibiu um pacote com menos de 30 episódios, sob o nome de Super Gato. A emissora usou a Angélica pra promover o anime e até rolava música com um cara fantasiado. Não deu certo.