aplleseed-alpha

Coisas de Brasil: camelôs que vendem DVDs piratas estão com suas banquinhas cheias de cópias do longa Appleseed Alpha. Até aí nada de mais, não fosse um detalhe: o produto possui dublagem em português como opção de áudio!

Pesquisando, não é possível localizar o lançamento oficial no mercado de home vídeo brasileiro, mas os pirateiros (cada vez mais sofisticados) conseguiram produzir as cópias a partir do DVD/Blu-Ray americano, que foi um lançamento que contou com múltiplas opções de áudio.

A dublagem em português foi realizada nos estúdios da Dublavídeo, em São Paulo, e contou no elenco com as vozes de Angélica Santos e Felipe Grinnan fazendo a dupla protagonista do longa – Deunan Knute e o ciborgue Briareos.

O filme foi produzido e lançado neste ano e contou com direção de Shinji Aramaki fazendo o uso das mais modernas técnicas envolvendo computação gráfica e captura de movimento, inclusive com atores reais fazendo uso de roupas especiais para realizar todo o processo.

A consequência disso é um belo longa riquíssimo de detalhes – que são muito mais notados se contemplados a partir de um Blu-Ray… Que você só pode adquirir importando, já que a Sony no Brasil NÃO lançou o filme por aqui.

Maçã bichada

Aplleseed é uma obra cultuada de Masamune Shirow (criador de Ghost in The Shell), que possui 4 volumes em mangá lançados entre 1985 e 1989. Misturando o gênero cyberpunk com questões políticas, sociais e até filosóficas, a história já contou até hoje com 4 animações produzidas.

Destas, só duas foram lançadas oficialmente no Brasil, mas fora de ordem.

A primeira animação produzida foi um OVA em 1988 com 70 minutos que nunca chegou por aqui. Em 2004, Shinji Aramaki produziu o primeiro longa-metragem de computação gráfica da série que chegou ao Brasil neste ano pela Europa Filmes.

O longa – que hoje em dia tem cara de jogo de PS2 bem feito – rendeu uma continuação em 2007 chamado Apleeseed Ex-Machina. Este filme foi lançado no Brasil em 2008 pela Warner (!), mas já está fora de catálogo.

E agora temos este novo longa em CG, que resetou a história das produções anteriores, que apesar de estar dublado, não foi lançado.

Como disse: coisas de Brasil!