golgo13

Golgo 13 pode não ser lá muito famoso por aqui, mas se você se interessa mesmo pelo assunto mangá já deve ao menos ter ouvido falar no título mais antigo em publicação por um mesmo autor no Japão.

Criado por Takao Saito em 1968, a história do atirador já teve impressionantes 175 volumes publicados e, segundo a Big Comic (revista onde os capítulos da história são lançados), está caminhando para sua conclusão definitiva no próximo dia 25 de fevereiro.

Se isso é apenas uma jogada de marketing, teremos que esperar pra conferir. Em 2013 o autor já vinha sendo questionado sobre o final e em tom de brincadeira falou que daria o seu melhor para um volume comemorativo de 200 anos. A história final já estava em sua cabeça, mas seus detalhes seriam um “segredo comercial”.

Golgo 13 no Brasil

Se já é perigoso lançar obras como JoJo e Hajime no Ippo por aqui, imagine então algo com 175 edições ainda em publicação!

Mas a JBC arriscou um pouquinho em 2010, lançando três volumes selecionados da obra em edição especial para livrarias, sob o selo “Graphic Novel”.

A ideia era lançar mais se a procura fosse boa, mas pelo visto não foi lá muito rentável… O “bom” disso tudo é que as histórias são independentes e você não precisa de mais que um volume para entender.