astroboy-banner

O “pai” dos animes comerciais está voltando à tona e um dos novos projetos nos pegou de surpresa.

Astro Boy (Tetsuwan Atom) vai ganhar um novo filme e dessa vez será em live-action, segundo matéria do The Hollywood Reporter.

O texto afirma que a australiana Animal Logic Entertainment (mais “conhecida” por dar suporte a efeitos especiais, atuando em títulos como Happy Feet e Vingadores: A Era de Ultron) se juntou à Tezuka Productions no projeto que terá como produtor Zareh Nalbandian (da própria Animal Logic) e como produtores executivos Jason Lust, Mike Callaghan e Reuben Liber (da Ranger 7 Films).

Ainda não sabemos quem vai dirigir a empreitada, já que essa galera ainda está atrás do roteirista. O que se comenta é que a ideia é expandir o público do filme, tirando Astro da categoria “infantil” para atingir os mesmos consumidores de filmes de super-heróis dos quadrinhos.

A última produção que tivemos com Astro Boy foi uma animação em longa-metragem de 2009, produzida pela chinesa (e falida) Imagi. Mas é bom lembrar que um novo desenho animado também está em produção em uma parceria de estúdios europeus com a Tezuka.

Primeiro live-action

Se engana quem pensa que essa será a primeira versão em carne e osso do herói. Astro Boy ganhou uma versão live-action em 1959, antes mesmo de ter um anime.

A série (extremamente capenga vista com os olhos de 2015) foi ao ar até 1960 na TV japonesa, rendendo 65 episódios. 58 deles foram lançados em DVD no oriente em 2009, já que os demais acabaram se perdendo.

Um clássico “inédito” no Brasil

Criado pelo “deus do mangá” Osamu Tezuka, Astro Boy surgiu como história em quadrinhos em 1952 e virou a primeira série de anime para TV em 1963, uma equação seguida até hoje. Esta primeira produção atingiu a marca de 193 episódios, encerrando em 1966 (e permanecendo inédita por aqui).

A história do robozinho criado por um cientista para substituir seu falecido filho ganhou um remake de 52 episódios em 1980, mas o que acabamos por assistir aqui foi O Menino Biônico (Jetter Mars), uma versão alternativa do Astro, criado pelo próprio Tezuka em 1977. Passou por aqui na Rede Record nos anos 1980.

Finalmente em 2003, a última encarnação do personagem em série televisiva celebrando os 40 anos do anime original. O remake durou 50 episódios, exibidos no Brasil pelo Cartoon Network e Rede Gobo, além de ter saído na íntegra em DVD e figurar os catálogos dos serviços de streaming Crackle e Claro Vídeo.

Em 2007, três volumes de um mangá de Astro Boy foram lançados pela Panini. O mangá em questão é uma releitura de Akira Himekawa, portanto a obra original de Tezuka continua inédita.