No último sábado foi divulgado o primeiro trecho de animação que nos mostra como será o Astroboy Reboot, nova série baseada no ícone japonês criado por Osamu Tezuka.

A produção, que mistura técnicas de 2D e 3D, é uma parceria entre a Tezuka Productions, a francesa Caribara Animation e a Shibuya Productions de Mônaco. São prometidos 26 episódios nessa primeira fase do projeto, ainda sem previsão de estreia. O público alvo são as crianças entre 8 e 12 anos de idade.

Florian Thouret assina a direção e o design gráfico de Astroboy Reboot, que traz composições musicais de Yuichiro Maeda.

[Via Animation Sccop]

Novas produções

Além dessa série, a Tezuka Productions desenvolve separadamente uma série de curtas entre 5 e 7 minutos de duração. Little Astro Boy é focado em crianças da pré-escola, entre 3 e 5 anos.

Por fora disso tudo, existem planos para levar o personagem ao cinema em um filme live-action. O projeto é encabeçado pela australiana Animal Logic Entertainment (mais “conhecida” por dar suporte a efeitos especiais, atuando em títulos como Happy Feet e Vingadores: A Era de Ultron), com produção de Zareh Nalbandian (da própria Animal Logic) e como produtores executivos Jason Lust, Mike Callaghan e Reuben Liber (da Ranger 7 Films). As últimas notícias falavam que um roteirista ainda estava à procura.

Legado e passagem pelo Brasil

Criado pelo “deus do mangá” Osamu Tezuka, Astro Boy surgiu como história em quadrinhos em 1952 e virou a primeira série de anime para TV em 1963, uma equação seguida até hoje. Esta primeira produção atingiu a marca de 193 episódios, encerrando em 1966 (e permanecendo inédita por aqui).

A história do robozinho criado por um cientista para substituir seu falecido filho ganhou um remake de 52 episódios em 1980, mas o que acabamos por assistir aqui foi O Menino Biônico (Jetter Mars), uma versão alternativa do Astro, criado pelo próprio Tezuka em 1977. Passou por aqui na Rede Record nos anos 1980.

Finalmente em 2003, a última encarnação do personagem em série televisiva celebrando os 40 anos do anime original. O remake durou 50 episódios, exibidos no Brasil pelo Cartoon Network e Rede Gobo, além de ter saído na íntegra em DVD e figurar os catálogos dos serviços de streaming Crackle e Claro Vídeo.

Em 2007, três volumes de um mangá de Astro Boy foram lançados no Brasil pela Panini. O mangá em questão é uma releitura de Akira Himekawa, portanto a obra original de Tezuka continua inédita.

Em 2009 foi lançada uma versão em CG para os cinemas, sob responsabilidade do estúdio Imagi, de Hong Kong (que também fez aquele longa animado das Tartarugas Ninja). O filme era a grande aposta da Imagi para garantir sua sobrevivência e concluir outro projeto, um longa CG baseado no clássico Gatchaman. Infelizmente a bilheteria foi baixa e o estúdio fechou as portas no ano seguinte.