A empresa Shout! Factory anunciou que irá comercializar no mercado americano de home-vídeo a série Gosei Sentai Dairanger.

Se você não é muito íntimo do universo tokusatsu, saiba que essa é a série que serviu de “base” para a produção do 2º ano de Mighty Morphin Power Rangers, no distante ano de 1994.

A famosa Saban resolveu aproveitar o visual do Ranger Branco – na versão original, um pirralho de 10 anos… Por isso o Tomy tinha um jeito meio “alucinado” depois de morfado em muitas cenas – os mechas (Thunder Zords em PR) e as fantasias de espuma, borracha e panos de (quase) todos os monstros.

O investimento da Shout!Factory se deve ao bom retorno do lançamento de Zyuranger (o âmago da existência dos morfadores coloridos) que ocorreu em fevereiro deste ano.

Ainda não há previsão precisa da chegada de Dairanger nos EUA, mas se a coisa der certo não fique surpreso se Kakuranger (MMPR Season 3 e Alien Rangers) aparecer na Terra do Mickey Mouse…

 

E no Brasil?

Vamos ser realistas? Por mais que os fãs de tokusatsu sonhem em ver Zyuranger, Dairanger ou qualquer outro Super Sentai dos anos 1990 por aqui em DVD – como nos EUA – as chances desse investimento ser uma furada são gigantescas.

Pra começar, nos EUA os gringos possuem apenas opção de legendas em seu idioma nos discos. No Brasil, nos acostumamos com a existência de dublagens em tudo que é tipo de produção do gênero e – caso você não saiba – mandar dublar qualquer coisa, com alguma qualidade, hoje em dia é caro.

Até ouso dizer que trazer enlatados inéditos (como os que “quase chegaram”: Exceedraft, Janperson, Kamen Rider Kuuga e as séries Tomica Hero) seria mais interessante – comercialmente – que trazer “os Power rangers originais”.

Se nem os boxes dos Power Rangers alguém se interessou em lançar…

 

Curiosidades

Trabalhando novamente com a franquia Power Rangers desde 2011, a Saban cometeu algumas gafes insuperáveis na adaptação de Gokaiger (já canonizado como um dos melhores Super Sentai da história) para o universo de seus coloridos morfadores.

Com uma edição de cenas pra lá de preguiçosa, deixaram passar trechos da filmagem original em que os Rangers aparecem usando uniformes nunca antes vistos na história da franquia.

Dessa forma, quem suportou ver Power Rangers Super Megaforce até o final (disponível na Netflix e indo ao ar via Cartoon Network) viu os Rangers “virando” Dairanger, Maskman, Flashman, Changeman e na tal guerra lendária (uma das maiores frustrações de todos os tempos, diga-se de passagem) dava pra ver até outros “Rangers desconhecidos” no meio do samba do crioulo doido.

Por fim, a Disney reciclou em 2002 uma fantasia de Dairanger para compor o visual do “Mestre Ogro” em Power Rangers Força Animal. Na mesma temporada, a dona Disney constrangedoramente reciclou também fantasias de B-Fighter, série que a Saban tinha adaptado nos EUA como Beetle Borgs – que só perde pro tal Masked Rider em termos de pior “sabanização” da história do universo.

[Via Scified]