Nesse episódio podemos ver que às vezes é bom trabalhar junto do inimigo. A estratégia de L foi justamente trazer Light para seu ladinho e pedir para o garoto para que o ajudasse na investigação do caso Kira. Para não despertar suspeitas, Light aceitou até de certo bom grado, mas será que ele realmente sabe no que está se metendo?

O capítulo mostra o desenvolvimento da relação entre Misa Amane e Kira. A idol, que no fim do último episódio foi atrás do seu grande herói, revelou-se como sendo o segundo Kira e buscando uma cooperação com Light não por questões ambiciosas, mas sim pelo fato de admirá-lo por ter vingado a morte de seu pai. Essa situação fica incrivelmente complicada para o rapaz, já que L ainda o observa pelas câmeras instaladas na residência dos Yagami.

deathnote05-01

A relação entre Light e Misa é uma forte ignição para todo o episódio, já que a investigação começa a rodar sobre a possibilidade de existência de um segundo Kira. L, buscando mais informações, aproxima-se o máximo possível de Light para que tenha mais evidências sobre ele ser um serial killer procurado e assim acaba tornando-o um membro das investigações do caso Kira.

A partir daí o episódio acontece de fato. Light torna-se uma faca de dois gumes tentando proteger sua própria identidade. Ele vê a possibilidade de trabalhar com L como um fator colaborativo para eliminar suas suspeitas e, talvez, descobrir a identidade do detetive. Para descobrir essa identidade, ele usa o outro gume da faca, que é Misa e seus olhos de shinigami. Ela transforma-se em uma peça essencial no xadrez de Kira para descobrir de vez a identidade do detetive que se proclama como Hideki Ryuga.

deathnote05-02

Em questão de ritmo, o episódio foi mais morno que os dois últimos. O clima ficou mais em uma espécie de guerra fria entre as mentes protagonistas do drama. Tivemos mais uma presença pequena de Near, porém mais importante que as recentes, já que ela finalmente saiu do ninho. Soichiro Yagami, pai de Light, também mostrou seu papel investigando um caso de morte envolvendo seu filho e Misa, que acaba desbocando em uma situação crítica. E, por último, a possibilidade de mais um personagem ligado a Kira ajudá-lo logo, logo.

Outra coisa importante é que a questão do segundo Kira parece ter sido toda jogada dentro desse episódio. Houve um descobrimento, expansão e praticamente uma conclusão no final sobre esse caso. Apesar do ritmo não ter sido tenso, aconteceu de forma muito comprimida e isso dá a dúvida de como as coisas irão funcionar devido a isso. De toda forma, foram acontecimentos essenciais para a continuação da trama.

deathnote05-03

Conclusão

Um episódio claramente mais fraco que os dois últimos, de fato. É interessante, porém, o fato dele ter deixado uma brecha para maior intromissão de Near nos episódios seguintes, além, claro, de abrir a possibilidade de testar a genialidade de Light e como será sua conduta para se livrar das suspeitas de 99% de L.

Nota: 3,0/5

Death Note está sendo exibido pelo Crunchyroll. Os episódios saem três dias depois do Japão no site aqui no Brasil, ou seja, pelas quartas-feiras, às 23h30min.

Confira o review dos demais episódios: