Com a grande campanha atual pedindo shoujos no Brasil, a JBC decidiu investir em um título que poderia unir o estilo survival, que costuma fazer sucesso por aqui a uma autora de shoujos mais “pesados”, digamos. Pensando nisso, a editora decidiu trazer dois títulos de Keiko Suenobu: Vitamin e Limit. Este último, mesmo que tenha sido anunciado posteriormente, acabou chegando às bancas primeiro.

Na obra conhecemos Mizuki Konno, uma garota normal, estudante e que apenas segue o fluxo das coisas para seguir bem sua vida. Ela é uma menina popular e tenta manter a companhia de outras garotas influentes na escola, assim mantendo uma boa imagem de si mesma, contudo ela esconde uma característica crítica da sociedade escolar e humana em geral, porém, como ela mesmo diz: “é preciso aprender a nadar conforme a corrente”. Essa ideologia, entretanto, pode acabar sendo alterada depois de um acidente escolar que faça Konno e outras garotas viverem no limite.

limitinside01

Limit, como já dito, é um mangá de autoria de Keiko Suenobu, autora também de Vitamin, que também sairá pelo Brasil pela JBC. Em seus títulos, a autora tem preferência por temáticas não exatamente voltadas para o romance, mas sim para discussões sociais e humanas, como bullying, superação e trabalho conjunto, presentes em Limit. Além disso, há um teor de violência em suas obras, tornando as situações bem tensas.

A arte do mangá é outro destaque. Paisagens e personagens contracenam harmoniosamente e de acordo com o momento em que a história se encontra. Em momentos mais densos podemos sentir toda tensão do que está ocorrendo de forma bem dinâmica. O enredo, até então, também é bem conciso e encaminha para uma história boa de acompanhar.

Limit teve sua publicação inicial na revista Bessatsu Friend, entre os anos 2009 e 2011. A versão encadernada do mangá possui 6 volumes.

capalimitJBC

capa da edição nacional

A edição nacional

Limit teve sua publicação iniciada no Brasil durante os eventos de julho deste ano pela JBC, sendo o 24º lançamento da editora em 2015. A edição brasileira chegou em formato 13,5 x 20,5cm, em papel offset e custando R$13,90. A edição tem cerca de 190 páginas e capas internas coloridas, uma com uma arte e outra com palavras da autora.

scan-limit02

Um dos grandes problemas da edição é claramente o papel. Como ocorrido em Naruto Gold, da Panini, parece que a JBC caiu no mesmo problema do papel offset praticamente transparente. O papel utilizado é muito fino, mesmo sendo muito bonito. Além do problema de transparência entre as páginas, o volume acaba ficando muito frágil, tornando o acabamento final não muito agradável. A lombada é reta, porém tem um pequeno nível de ondulação; nada que atrapalhe.

scan-limit01

A edição está com quadrinização boa, dinâmica e claramente legível, adicionando que está bem revisada na questão gramatical. A tradução está muito bem feita e adaptada de forma que abranja o público alvo.

Conclusão

Um mangá com um enredo e desenvolvimento interessantes. A intenção da JBC pareceu ser a de fornecer um bom tratamento para o título, tanto que tivemos uma edição de uma obra um tanto “desconhecida” com papel offset, porém aparentemente foi infeliz com a escolha da gráfica. O preço acaba não sendo válido para o padrão de qualidade que nos é apresentado, o que pode não aproximar o público de um mangá já tão popular e ainda mais dentro de uma demografia não tão querida por aqui.

História: 3,5/5

Edição Nacional: 2,5/5