O penúltimo episódio da série de Death Note intensificou ao máximo o quanto Light aguenta seu fardo como Kira, depois de uma série de acontecimentos envolvendo o sequestro de Sayu e o seu plano de recuperar o caderno da morte.

O episódio tem seu início no plano de resgate de Sayu, que foi sequestrada por Himura quando esta revelou ser uma espiã e ter planos de colocar as mãos no Death Note. Para obter o caderno, a mulher fez a filha de Soichiro Yagami de refém com pretensão de trocá-la pelo objeto.

deathnote10-01

Pulando para outro plano, Near não aguenta mais a força de seu alter-ego e se deixa tomar por Mello, causando uma reviravolta em todos os planos em andamento e surpreendendo até mesmo Light durante seu objetivo de reaver o caderno de sua irmã.

A intromissão de Mello na história, porém, não atrapalhou totalmente a ideia de recuperar o Death Note. Light, abusando de todo seu gênio, conseguiu bolar uma nova estratégia que colocaria novamente o caderno em suas mãos, porém mal sabia ele que um plano póstumo de L também estava em ação, o que o colocou na situação mais crítica possível.

deathnote10-02

Esse décimo episódio foi o de maior importância para Soichiro Yagami, o pai de Light. Além da participação no resgate de Sayu, o policial levantou suspeitas durante todo o episódio sobre seu filho ser Kira. O homem conseguiu acesso a um novo vídeo de L e acabou descobrindo a verdade sobre seu filho, o encarando frente a frente.

O clima da cena de enfrentamento entre Light e seu pai foi o ápice do episódio e um dos melhores momentos de toda a série. O conflito de sentimentos de Kira foi posto à prova. Sua farsa de mentiras atrás de mentiras estava acabando diante de seus olhos e descoberto por seu pai, um homem que Light, apesar de tudo, idolatra. O final disso foi definitivo para o que está por vir.

deathnote10-03

Conclusão

O próximo episódio de Death Note será o último e terá finalmente o desfecho dessa nova saga de Kira. É engraçado como a possibilidade de universos entre mangá, anime, filmes, livros e dorama faz com que seja possível uma variedade de acontecimentos diversos a partir de uma mesma proposta ou outras dentro do mundo de Death Note. Eu realmente não sei como se dará o término dos fatos dessa série live-action, contudo posso dizer que espero uma boa conclusão, seja ela semelhante ao original ou algo totalmente novo.

Nota: 4/5

Death Note está sendo exibido pelo Crunchyroll. Os episódios saem três dias depois do Japão no site aqui no Brasil, ou seja, pelas quartas-feiras, às 23h30min.

Confira o review dos demais episódios: