festivaldorio-banner

Começou no último dia 1º de outubro mais uma edição do Festival do Rio, importante evento de cinema que conta com centenas de filmes de mais de 60 países.

Dentre essa galeria de produções, é claro que o Japão não poderia ficar de fora. Pescamos quatro representantes nipônicos da lista que você confere junto à programação abaixo.

festivaldorio-kiri

Kiri – Profissão: Assassino (Kiri: Shokuhyô Koroshiya)

Dirigido por Koichi Sakamoto, nada menos que que um dos coordenadores dos dublês de Power Rangers, que também trabalhou nas franquias de tokusatsu mais famosas (Kamen Rider, Ultraman e Super Sentai).

Sinopse: “Assassinos” é um site ilegal para contrato de assassinos de aluguel que promove leilões às avessas: aqui, quem der o menor lance ganha. Kiri controla secretamente esse site, monitorando cada movimentação na esperança de encontrar um matador de quem busca se vingar desde que era criança. Um dia, um assassino contratado quebra um de suas regras básicas do site e mata outras pessoas, além da vítima inicial. E mais: deixa para trás corpos com olhos arrancados, repetindo o modus operandi do homem que Kiri procura. Será ele o assassino que ela tanto procura?

Exibição:
Quinta, 08/10 15:45 CCBB – Cinema 1
Sábado, 10/10 17:15 Cinemateca do MAM
Quarta, 14/10 14:00 Estação NET Botafogo 1

Mais detalhes aqui.

festivaldorio-yakuza

Apocalipse Yakuza (Gokudo Daisenso)

Dirigido por Takashi Miike

Sinopse: Kamiura não é um típico chefão da yakuza: homem de bom coração, ele defende os moradores de seu bairro e faz empréstimos para os locais. Até que um matador, vestido com trajes espanhóis do século XVII, chega à cidade e expõe a verdade sobre Kamiura: ele é um vampiro! Logo Kagayama, jovem protegido do chefão, descobre possuir os poderes de seu mentor e sai às ruas chefiando uma gangue de cidadãos a fim de proteger aquilo que lhes pertence. Novo trabalho alucinado e cheio de violência do mestre japonês Takashi Miike. Quinzena dos Realizadores de Cannes e Festival de Toronto 2015.

Exibição:
Domingo, 11/10 23:59 Estação NET Botafogo 1
Terça, 13/10 18:45 Kinoplex São Luiz 2

Mais detalhes aqui.

Atualização: deixamos passar batido outros títulos japoneses, que você confere abaixo. Agradecemos ao leitor Ketsura pelo toque!

festivaldorio-pazeamor

Paz & Amor (Love & Peace)

Dirigido por Sion Sono

Sinopse: ​Ryoichi, um músico frustrado, é maltratado diariamente por seus colegas na empresa em que trabalha. A fim de trazer um pouco de alegria para sua vida, ele adota uma pequena tartaruga chamada Pikadon. Mas seus companheiros de trabalho não lhe permitem esse prazer e o obrigam a mandar o animal descarga abaixo. Ryoichi fica devastado, mas a sua tristeza acaba trazendo-o de volta à música. Mas Pikadon é resgatado do esgoto por um velho senhor, que lhe dá o poder de falar e crescer. Logo os caminhos de Ryoichi e Pikadon vão se cruzar. Do diretor Sion Sono (Gangues de Tóquio).​

Exibição:
Sábado, 10/10 23:59 Estação NET Botafogo 1
Terça, 13/10 16:00 Museu da República
Quarta, 14/10 17:00 Cinepolis Lagoon 2
Quarta, 14/10 22:00 Cinepolis Lagoon 2

Mias detalhes aqui.

festivaldorio-febreondulante

Febre Ondulante (Umi o Kanjiru Toki)

Dirigido por Ando Hiroshi

Sinopse: Uma turbulenta história de romance e sexo adolescente. Emiko e Hiroshi se conhecem em uma das reuniões do jornal do colégio onde estudam. Ousado, o rapaz rouba um beijo de Emiko, que, num impulso, resolve transar com o colega. Emiko agora está loucamente apaixonada por Hiroshi. Ele, por sua vez, está interessado apenas em levá-la para cama mais uma vez. Sem encontrar uma saida para sua paixão, a jovem então se dispõe a ser escrava sexual do amado. Mas, em alguns anos, os papéis irão se inverter. Baseado em um romance érotico de Nakazawa Kei. Roterdã 2015.​

Exibição:
Quinta, 08/10 13:00 Estação NET Ipanema 1
Quinta, 08/10 21:30 Estação NET Ipanema 1
Sexta, 09/10 19:00 Cine Arte UFF
Sábado, 10/10 14:00 Instituto Moreira Salles

Mais detalhes aqui.