tumulo_vagalumes

Fãs de produções do Studio Ghibli, podem comemorar: a Versártil Home Vídeo sinalizou que já trabalha na produção de novos títulos para lançamento no mercado brasileiro.

Através do seu Facebook, conferimos como está o menu de um dos maiores clássicos do estúdio: O Túmulo dos Vagalumes.

A empresa não divulgou mais detalhes, mas pela apresentação do menu podemos deduzir que o longa não apresentará dublagem em nosso idioma – o que é uma pena…

Mais informações em breve!

O que já temos e o que ainda falta

Sempre ignorados por outras distribuidoras (né dona Focus, senhora PlayArte e madame Europa?), os filmes do Studio Ghibli, aos poucos estão ganhando o devido respeito no Brasil.

A feliz iniciativa da Versátil Home Vídeo, em parceria da Livraria Cultura, já disponibilizou em DVD e Blu-Ray os filmes: Meu Amigo TotoroPrincesa MononokeNausicaä do vale do vento, Porco Rosso; O Castelo no Céu e O Serviço de Entregas da Kiki.

Da California Filmes, há os DVDs e Blu-Rays de Vidas ao Vento e de O Mundo dos Pequeninos. A empresa já anunciou que lançará até o final deste ano O Conto da Princesa Kaguya.

A PlayArte lançou o ótimo O Castelo Animado apenas em DVD e o fofinho Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar em DVD e Blu-Ray.

Já a Europa Filmes lançou apenas em DVD o oscarizado A Viagem de Chihiro e mais recentemente, em parceria com a Livraria Cultura, relançou O Reino dos Gatos em Blu-Ray.

Por fim, mesmo não possuindo o selo oficial do Ghibli, não podemos esquecer de O Castelo de Cagliostro, e As Aventuras de Panda e seus Amigos – lançados em DVD pela Focus Filmes.

Mas nem tudo são flores: Totoro, Nausicaä, Laputa (O castelo no céu) e Vidas ao Vento não apresentam áudio em português em suas mídias.

Totoro até possui uma dublagem disponível em fitas VHS lançadas nos anos 1990, mas a trilha em português não coincide com a duração real do filme para realizar uma sincronia de qualidade

Alegando o alto custo do investimento, a Versátil optou por não bancar a dublagem de Nausciaä e Laputa e parece que a California se valeu da mesma desculpa. Mas eis que pouco tempo após o lançamento, Vidas ao Vento teve uma versão brasileira realizada para apresentação na rede Telecine (!). O Conto da Princesa Kaguya, exibido nos cinemas apenas com legendas, tem dublagem garantida para o lançamento em home-video.

Por fim, ainda temos por lançar: Only Yesterday; Ocean Waves; Pom Poko; Sussurros do Coração; Meus Cizinhos: os Yamadas; Contos de Terramar e Kokuriko-Zaka Kara. E ainda: Jarinko Chie e Taiyo no Oji: Horusu no Daiboken (Horus) da era “pré-Ghibli”.

As Memórias de Marnie será lançado em alguns cinemas via California Filmes no dia 19 de novembro e chega em 2016 em DVD e Blu-ray pelo selo de home-vídeo da empresa.

Resta saber se os lançamentos que acompanharão Túmulo dos Vagalumes serão inéditos ou corrigirão algum “lançamento mal feito” de alguma outra produção já lançada.

Ufa.

Atualização (11/10/2015): O longa Taiyo no Oji: Horusu no Daiboken (mais conhecido como “Horus- O príncipe do sol”) foi lançado no Brasil em VHS, nos anos 90 com o enigmático título de “Príncipe valente”. No meio dos anos 1990, grandes jornais de nosso país entraram na onda de encartar “de brinde” filmes em VHS.No segmento infantil dessa iniciativa, alguns animes acabaram chegando completamente descaracterizados e editados como “filmes”.

Horus foi uma dessas vítimas e foi lançado junto à uma coleção do jornal Estadão e também do jornal O Globo. Só pra vocês terem ideia, o longa de 81 minutos foi compactado pra ter pouco menos de meia hora!!!

[Agradecimentos ao leitor Nunes, pelo toque]