Antes de tudo, sim, o post tá atrasado e não é pouco, mas acho que todos compreendem o que o ritmo de fim de semestre quer dizer. Bom, esclarecido o atraso, vamos falar do que realmente importa: dinheiro, digo, One-Punch Man. Para facilitar as coisas, dessa vez serão dois reviews na mesma postagem e, para minha sorte, justamente esses episódios, entre todos do anime até agora, funcionaram mais ou menos em um esquema de “parte 1 e parte 2”.

onepunchman08-01

Episódio 8

Uma nova ameaça surge. O povo do mar decide atacar todo o mundo, começando pela Cidade J. Um grupo de monstros marinhos musculosos aparece depois do herói Stinger enfrentá-los. Surpreendentemente, ele derrota quase todos os monstros sozinho, mostrando que realmente tem potencial de herói. Achei curioso isso já que normalmente muitos heróis que não estão no elenco principal do anime sempre acabam perdendo facilmente, mas Stinger mostrou uma capacidade de batalha muito boa.

Infelizmente, depois do ato heroico de Stinger, ele já está nas últimas e acaba sendo derrotado. A partir daí que as coisas ficam complicadas. O Rei do Mar aparece e, sozinho, começa a derrotar alguns heróis que tentam resistir, porém de maneira inútil. Observa-se a construção de todo um parâmetro de que ele é uma ameaça muito perigosa, já que seu nível na classificação de ameaças sobe ele começa a derrotar os heróis.

Nesse episódio conhecemos o herói Pretty Pretty Prisoner. Apesar de ser classe-S, ele vive preso, mas não exatamente por ser perigoso (por certo ponto de vista…). Ele é um dos primeiros a enfrentar o Rei do Mar. A batalha se mostrou árdua, porém o prisioneiro acabou derrotado.

onepunchman08-02

No meio tempo, Sonic acabou se libertando da prisão e, mesmo não sendo um herói, enfrentou o monstro que ameaçava a cidade. Uma coisa impressionante é como o ninja consegue ser muito poderoso para os padrões não exarcebados do anime (cof, cof Saitama). Digo, ele conseguiu mostrar mais potencial que um herói classe-S como Pretty Pretty Prisoner.

Também foi possível acompanhar a determinação do Ciclista Sem Licença (o melhor herói desse anime!). Ele é um caso bastante curioso em One-Punch Man, já que, mesmo sendo fraco, sempre está determinado em ajudar as pessoas. E é querido pelo povo! Não é à toa que o ciclista é o primeiro na classificação do classe-C.

onepunchman08-03

Episódio 9

O nono episódio teve continuação direta dos fatos do anterior. Nele o Rei do Mar ainda estava ameaçando uma cidade inteira. No fim do oitavo episódio, o monstro havia atacado uma cúpula cheia de refugiados, onde alguns heróis se esforçaram para lutar contra a critura. No fim, eles foram todos derrotados. Para salvar o dia, Genos chega para enfrentá-lo.

A luta entre o ciborgue e o monstro marinho foi recheada com trocas de socos e também pelas poderosas explosões de Genos. Acho ótimo como sempre as lutas que envolvem o loiro possuem um grande capricho na animação. Bom, é bastante justificável, já que não podem usufruir tanto disso nas lutas de Saitama. Porém um triste fato sobre as lutas do ciborgue é que ele não é bem um cara que consegue muito sucesso em suas batalhas…

onepunchman09-01

Com isso entra em cena ele! Sim, ele! Claro que estou falando dele! Não, não é ele, mas sim ele! O melhor ciclista da região, o Mumen Rider ou Ciclista Sem Licença (como preferirem). Novamente, o herói mostra sua determinação ao enfrentar o poderoso monstro. É inútil, claro. Não é como se ele fosse buscar o poder do amor e da determinação do nada para derrotá-lo, certo? Bom, no fim Saitama salva o dia novamente.

Uma crítica sobre One-Punch Man que está batendo muito é o fato de ser repetitivo. Tudo bem que a fórmula da história é justamente ser uma crítica de que tudo acaba em um soco, mas mesmo com um episódio mais focado na emoção, ele não conseguiu repassar da forma correta. A partir disso fico questionando se OPM é realmente válido de ser adaptado para anime. Uma das coisas que mais se destacam no mangá é a arte e narrativa fluida, mas é justamente pela adaptação da webcomic de ONE ter uma liberdade, ao contrário do que acontece no anime. Sinto alguns acontecimentos meio travados.

A adaptação da MadHouse está boa, todavia ainda sinto que falta algo na questão do ritmo da narrativa. Sempre achei esse ponto uma “falha” do estúdio em adaptações. Um caso recente que posso lembrar é o de Mahouka Koukou no Rettousei que, apesar de ser um anime com uma pretensão boa, não fez jus ao o que a light novel passa. Claro, houve momentos que funcionaram muito bem adaptados até então, mas em episódios como esses dois últimos eu sinto que faltou passar um sentimento. Não deu pra sensibilizar com a determinação do Ciclista Sem Licença como deveria e a tentativa de deixar algumas lutas boas, novamente só funcionou para o Genos.

onepunchman09-02

Conclusão

A adaptação do arco dos monstros marinhos nesses dois episódios é considerável, apesar de fraca. Como supracitado, a adaptação não funcionou muito bem, principalmente nesses dois episódios, o que me deixou bem decepcionado. Bem, que venham episódios melhores.

Episódio 8: Nota: 3/5

Episódio 9: Nota: 3,5/5

One-Punch Man está sendo exibido pelo Daisuki com legendas em português. Os episódios são lançados nas segundas-feiras na plataforma.

Confira o review dos demais episódios:

Episódio 1
Episódio 2
Episódio 3
Episódio 4
Episódio 5
Episódio 6
Episódio 7