A animação do Studio Ghibli, As Memórias de Marnie (Omoide no Marnie), depois da pré-indicação, conseguiu ficar entre os cinco filmes indicados ao Oscar na categoria melhor filme de animação. O longa é baseado no romance When Marnie Was There, de Joan G. Robinson e tem um tom especial, pelo fato de provavelmente ser o último filme que o estúdio irá lançar. Isso se deve ao anúncio da divisão cinematográfica e muito também pela aposentadoria de Hayao Miyazaki. Omoide no Marnie foi escrito e dirigido por Hiromasa Yonebayashi, que também é responsável por parte da animação.

O filme conta a história de Anna, uma garota um pouco infeliz e solitária. Certo dia, durante uma viagem, a garota se perde da mãe e encontra uma casa abandonada, onde ela conhece Marnie, com quem consegue firmar uma espécie de amizade. Entretanto, Marnie é muito misteriosa, fazendo com que Anna queira descobrir que segredos ela esconde.

Além de Memórias de Marnie, estão concorrendo também os filmes Anomalisa, Divertida Mente, Shaun, o Carneiro e a grande surpresa, o brasileiro O Menino e o Mundo.