A editora NewPOP acaba de anunciar que deixará de distribuir a maior parte de seus mangás em banca. O anúncio veio através de um email enviado pela própria empresa, que fez questão de explicar os motivos pelos quais desistira desse tipo de circulação.

As principais causas dessa mudança são bastante óbvias. Além do alto custo necessário para fazer com que os mangás cheguem às bancas de todo o Brasil (ou, pelo menos, parte dele, o que é mais próximo de nossa realidade), outras justificativas dadas foram os eventuais prejuízos causados no transporte ou pela exposição dos produtos (que muitas vezes são danificados, involuntariamente, por frequentadores ou pelo próprio jornaleiro).

A NewPOP aposta que as livrarias, as lojas especializadas e, principalmente, sua loja virtual devem garantir acesso às publicações, além de reduzir de maneira significativa os gastos com a distribuição. Outra opção do leitor será o sistema de assinaturas e outras vantagens inaugurado pela editora recentemente, o NewPOP Club

Confira o comunicado oficial da editora na íntegra:

2016 está provando ser um ano de muitos desafios e obstáculos que nos impulsionam a mudar. Resistir a fazer mudanças seria pura teimosia, está na hora de reinventar a NewPOP, de mudar, de ousar!

Como toda a mudança, há aqueles que não gostarão, há aqueles que criticarão, mas mudanças são necessárias. Já faz um tempo que a NewPOP tem se preparado para este momento, mas nunca imaginamos que chegaria tão cedo: o dia que pararíamos de distribuir a maioria dos nossos títulos em bancas.

Mas, calma, não é o fim do mundo, de fato todo mês metade dos nossos lançamentos nem vão às bancas. Nossos livros e light novels, como No Game No Life, Fate/Zero e NO.6, e alguns mangás, como Drug-On e Don Drácula, nunca foram às bancas. Agora, esse será o padrão da editora e bancas a exceção.

Mas por quê? Existem vários motivos que nos forçaram a essa decisão, poderíamos citar como distribuição em bancas está ficando cada vez mais caro, como há muita perda de volumes que são estragados no transporte e exposição, como não temos controle sobre essa distribuição (e já descobrimos que muitas vezes os mangás nem são expostos, voltando em pacotes fechados), como ela é falha e não alcança vários de vocês, como não há espaço na maioria das bancas para tanto mangá. Motivos para mudar, temos muitos!

E sabe o que mais? Tem muitos benefícios também! As lojas especializadas e livrarias permitem compras parceladas, pré-venda, assinaturas. Elas possuem catálogos maiores, com volumes antigos e novos, fica fácil comprar coleções e acompanhar séries em andamento. Lojas trabalham com descontos e promoções que são impossíveis em bancas! Facilidade na troca de volumes com defeitos, possibilidade de encomendas dos volumes que você precisa e uma assistência competente e que sabe do que você está falando e que tem acesso à editora! E muito mais!

As bancas são uma enorme limitação em vários aspectos, é um sistema caro, falho e desvinculado da editora. Pode parecer um choque agora, mas na verdade nenhum dos grandes mercados de mangá no exterior vende suas obras em bancas pelos exatos mesmos motivos! O Brasil começou a lançar em bancas para atrair os leitores de outras revistinhas e gibis na época. Mas mangá não precisa mais disso, isso precisa mudar, isso vai mudar!

A NewPOP convida todos os seus leitores a participar da nossa busca pela inovação, não apenas de gêneros, temas e acabamento de nossas edições, mas da forma de se consumir mangá!

Junto com esta mudança, iniciaremos o NewPOP Club, nossos planos de assinatura para ajudar todos os leitores que não tenham acesso a tais lojas e livrarias. Lembrando que qualquer livraria pode receber nossos materiais, e vocês podem nos ajudar com isso! Aqui um guia de como proceder:http://www.newpop.com.br/?p=669. Além disso, lançaremos um sistema para que vocês possam adquirir os mangás que não irão mais para as bancas sem pagar nada a mais por isso.

Este mês traremos mais informações sobre tudo isto, qual vai ou não sair das bancas, ajustes necessários, etc, e já começaremos a trabalhar no nosso próximo checklist. Pedimos a todos que aguardem pacientemente um pouco mais. 2016 mal começou, mas com certeza vai deixar sua marca!