Creio que concorrência é algo essencial pra qualquer mercado. Creio também que todos acreditam nisso, certo? Ou vocês gostam de ter que depender esmagadoramente de um único serviço para ter suas entregas, por exemplo? Acredito que uma alternativa seria melhor, sim, mas não é disso que vim falar.

O mercado brasileiro de mangás é uma guerra (não tão) fria atualmente. Isso não é errado, pelo contrário, é bom que haja o estímulo. As editoras fazem seus anúncios buscando ter mais sucesso que as outras, em todos os meios são assim. Um “problema”, porém, é quando algum título acaba sendo “vazado” por algum site da dita mídia especializada (pff).

Sim, “pff”. O jornalismo “otaku” não é levado a sério e concordo com os vários motivos pelo qual ele pode não ser, até porque parece que agora praticamente trabalhamos apenas com traduções de notícias de algum site gringo ou escrevemos uma resenha feita nas coxas só pra marcar presença. Não estou generalizando, claro, mas devo dizer que boa parte anda assim (não me excluo).

Mas então, como criar uma pauta? É do que dependemos, pauta! Poderíamos ir atrás dos belíssimos barracos que, por exemplo, o Mais de Oito Mil traz (continue assim, Mara, por favor!), mas, como um site, digamos, de seriedade, devemos trazer algo tido como relevante para o mercado, que, ao menos atualmente, o grande foco tem sido o anúncio de mangás.

Qual a reclamação então? Não falta mangá para redigir sobre, não? Sim, não falta, mas continua sendo apenas um passa e repassa de notícias, então quando estamos com um mangá que vai ser anunciado na mão, por que não divulgar para o público? O vazamento do título vai ocasionar a queda de vendas? O único impasse que vai causar é que provavelmente o público não vai ficar tão na expectativa para saber qual mangá de tal editora será anunciado numa palestra. Aliás, até pode criar a tal da expectativa sim, mas de outra forma. No que isso atrapalha? Não vai lançar mesmo assim? Ou vão desistir de lançar um mangá simplesmente porque algum site como, hipoteticamente, o JBox vazou?

Bom, existem alguns atritos sim que, de certa forma, não concordo que influenciem no fator de vazamento, porém se temos acesso a algo que será publicado aqui, por que não falar para o público? Isso acaba sendo nossa forma de obter algum anúncio exclusivo, certo? Já que parece que as editoras não dão muita bola para os sites que trabalham no nicho, mas sim para algum mais conhecido que trabalha com todo meio “nerd”. Mangá não é algo que a maioria dos “nerds” se preocupam muito, no fim das contas…

Será que se as editoras olhassem mais para sites como nós pararíamos com essa confusão de vazar mangá? Talvez sim, só uma atitude dirá. Eu realmente não direi que vazar é uma forma de protesto pois seria sensacionalista demais da minha parte e, ah, isso eu odeio aparentar. Há certa diversão em deixar o público na expectativa por algo, é compreensível, porém o importante não é o produto final? Você, leitor, vai comprar o mangá ou o anúncio? Algum leitor, quando estiver lendo seu mangazinho, pensará “pô, esse mangá tá uma merda porque aqueles caras vazaram”? Acabarão as reclamações sobre preço, transparência de páginas, demora pra lançamento, tradução, lombada caso o mangá não vaze? Não, não é? Então pra que essa masturbação de expectativa? Nem o hype irá diminuir por causa de um vazamento. Vazado ou anunciado oficialmente, os leitores manterão suas expectativas para o título, só muda o alcance, claro; e no fim o alcance da editora será maior de qualquer forma, mas acho que podemos nos dar ao luxo de deixar um gostinho na boca para quem conseguirmos alcançar, pelo menos.

Outra coisa que vejo é que tem gente que acha que site tem espião dentro de editora. Vocês realmente acham isso? As informações vem e vão! Querendo ou não, há formas diferentes de sabermos se um título vai ser lançado. Pode ser algo que, por exemplo, a LigaHQ deixou escapar ou alguém mais próximo de funcionários das editoras conseguiu, chegou pra gente e falou. Corremos o risco de espalhar informação mentirosa? Sim, corremos, porém também nos responsabilizamos por isso. Se eu vazar algo e não se concretizar podem tirar satisfação comigo mesmo, responderei com toda a calma.

Até hoje, citando um exemplo, fazem piadas com o JBox sobre o possível lançamento do mangá Steve Jobs, de Yamazaki Mari, pela JBC. Passaram uns anos e a notícia não se concretizou, mas estamos seguindo. Próximo dessa época, foram vazados alguns mangás da NewPOP que foram anunciados ano passado, como Gagoze, porém esse ficou totalmente esquecido pelo público. Esse ano, novamente, tivemos alguns vazamentos no site: UQ Holder, Knights of Sidonia (confirmados pela JBC) e o recentíssimo suposto vazamento de Hokuto no Ken. Pode não ser real? Pode! Parece ser mais improvável que provável, até, mas viemos aqui com o risco de falar. Se não lançar, mais uma piada; se lançar, uma ótima notícia pro público.

“Ah, mas isso é perseguição com a JBC” é algo bastante comentado aqui, mas disso eu me retiro, pois não fala por mim. Afirmo, porém, que pode ser apenas o caso de serem informações que aparecem de forma mais fácil, talvez. Fica o pensamento.

Bom, no fim não direi que aprovo o vazamento, mas concordo com a existência dele. Vivemos numa era que é difícil manter um site onde a esmagadora maioria das matérias é baseada em notícias traduzidas ou resenhas semanais de anime. Ainda tem o fator que é difícil acompanhar o crescimento do YouTube. Não podemos manter o canal de vídeos sempre ativo, demanda tempo e dinheiro, que é algo que não está fácil. Tudo isso se soma ao fato de estarmos falando sobre uma cultura um tanto desvalorizada como a de mangás e animes. Por essas e por outras o vazamento se torna quase como o nosso jornalismo investigativo, devo dizer. Há falhas e fatores de erro nisso, porém é melhor um projeto mal feito de Sherlock do que deixar a mídia especializada (pffffffffff) morrer.