Depois de um meses, finalmente tivemos o lançamento da segunda parte de Digimon Adventure tri. Até agora descobrimos que tri na verdade é uma grande “Malhação”, onde preocupações comuns são consideradas profundas, mas parece que ver o mundo inteiro correndo risco de ser destruído quando criança é algo super saudável, já que não causou toda a comoção mostrada no episódio.

A segunda parte de Digimon tri, como era esperado, nos mostrou bem mais sobre os novos personagens, Meiko e Meicoomon. Descobrimos um pouco mais sobre a personalidade das duas e que muitos segredos sobre o enredo da nova série giram ao redor delas, porém estes não foram totalmente revelados, a não ser pela última cena que deixou claro um lado diferente da Meicoomon exposto, contribuindo para o gancho do próximo episódio.

digimontri2-1

Além do foco na nova dupla, também foi voltada bastante atenção para Mimi e Joe, sendo praticamente os protagonistas dessa segunda parte de Adventure tri. Joe mostrou que ainda está passando pelas dificuldades com o vestibular e sente obrigação de estudar. A situação de Mimi coloca ela em complicações devido aos seus pensamentos egoístas. Ambos os casos introduzem os dois dentro de uma espécie de “escuridão”, o que desencadeia uma ligação maior com seus Digimon e permite-os que cheguem em suas formas Mega. Essa questão volta ao que eu falei no começo do texto. Os digiescolhidos no geral já passaram por situações que foram colocados ao extremo de “passar pela escuridão” (a explicação que é aparentemente dada), mas mesmo assim não houve nenhum momento em que Palmon nem Gomamon tivessem chegado ao máximo de seu poder. Como tudo foi passado de maneira um pouco metafórica, talvez haja explicações condizentes nas próximas partes.

Em aspectos gerais, Determinação manteve o aspecto slice of life da primeira parte, até mesmo de maneira mais acentuada, diminuindo o foco em batalhas. Em uma das poucas lutas, a animação ficou bem inconsistente, cheia de flashes que pareciam tentar ocultar a animação descarrilhada desse trecho final. Em todo o resto do filme as coisas fluíram melhor, mesmo com uso de imagens estáticas de forma desnecessária em alguns momentos.

digimontri2-2

Um grande atrativo do filme foi a presença de mais elementos de Digimon Adventure 02, porém, como na primeira parte, foi deixado de maneira bem misteriosa, colocando o espectador em uma situação de dúvida constante, o que é uma grande explicação para todas as teorias mirabolantes sobre o futuro da história. Isso, com certeza, está sendo o maior motivo de curiosidade pela nova série. Nos resta aguardar se haverá algo bem conduzido ou se teremos alguma explicação meia boca para os acontecimentos envolvendo os digiescolhidos de Digimon Adventure 02.

Por mais que pareça lento, o ritmo da narrativa está bom. A Toei está usando de artifícios mais comumente utilizados em animes atuais para contar a história, porém ainda há fidelidade ao ritmo um pouco descompassado da série original. O problema, entretanto, será se as coisas não derem uma ritmada melhor nas próximas partes, pois pode acabar deixando as partes finais mais corridas, o que provocaria uma quebra súbita no andamento. Creio, porém, que na próxima parte haverá maior empenho na ação do que em conflitos existenciais, já que houve de fato um acontecimento não resolvido que pode impulsionar o andamento da obra.

digimontri2-3

Considerações finais

Não sei se dá pra continuar colocando tantas expectativas em Digimon tri. Ainda é cedo para julgar, mas considerando o histórico, acho um pouco difícil que tenhamos um aprofundamento nas explicações sobre alguns acontecimentos da série. A tentativa de deixá-la um pouco mais adulta acabou tornando-a um drama adolescente. Não seria algo ruim, se não estivesse servindo para justificar elementos que envolviam toda uma mitologia em gerações passadas dos monstrinhos. Que a nostalgia não seja a única arma da Toei para guiar essa nova narrativa.

Nota: 3/5

Digimon Adventure tri está disponível de forma episódica na Crunchyroll. O terceiro filme está previsto para sair dia 24 de setembro desse ano.