"Gyoooodaaai! Dai! Dai! Dai! Dai! Dai!!!" — Gyodai

Eat-Man

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Produção: Studio Deen, 1997
Episódios: 12 p/ tv
Criação: Akihito Yoshitomi
Exibição no Japão: Tv Tokyo (09/01/1997-27/03/1997)
Exibição no Brasil: Locomotion
Mangá: Dengeki Comic Gao

Eat-Man ’98

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Produção: Studio Deen, 1998
Episódios: 12 p/ tv
Criação: Akihito Yoshitomi
Exibição no Japão: Tv Tokyo (08/10/1998-23/12/1998)
Exibição no Brasil: Locomotion
Mangá: Dengeki Comic Gao

Última Atualização: 26/10/2007

Desde que os heróis da Marvel e DC se tornaram sucesso mundo afora, a criatividade dos autores de super-heróis de quadrinhos passou por uma crise quanto a dar super-poderes a suas crias. Afinal, os super seres oriundos dos EUA já tinham usado todas as habilidades mais bacanas. Duvida? Observe e conte os heróis que nasceram depois. Todos eles são “versões alternativas” do Wolverine, Superman, Tempestade, Colossus… Tudo bem, há uma maquiadinha aqui, um nomezinho de efeito ali… Mas na essência tudo de bacana já foi usado. E se não quiser pôr uma garrinha no seu personagem, a solução é colocá-lo pra soltar bolas de energia pelas mãos.

Mas, eis que há uma luz no fim do túnel: da mente insana do mangaká Akihito Yoshitomi (nunca ouviu falar? Esquenta não, o moço não fez mais nada que valesse muito a pena… Hehe), nasceu Bolt Crank, um dos heróis mais “cool” dos animes, e com seu poder pra lá de peculiar. O cara consegue materializar em sua mão, tudo que comeu na hora do lanchinho. Nem vem pensar merda, ele não joga cocô nos inimigos ¬¬…

Na verdade, Bolt tem um apetite meio peculiar e adora comer bazucas, parafusos, metralhadoras, revólveres… Estômago de avestruz é pouco… E nem pergunte como é na hora de ir ao banheiro fazer o número 2 XD… Depois de saborear um rifle (:P), o cara consegue fazê-lo aparecer na sua mão na hora do sufoco pra descer o sarrafo nos inimigos. A vantagem é que se capturado, os vilões podem revistá-lo e não vão achar nada… Hehehe…

O mangá
Eat-Man nasceu nas páginas da revista Degenki Comic Gao!, da editora Asuka, de onde também saiu o insano e divertido Caçadores de Elfas. Criado por Akihito Yoshitomi, o mangá começou a ser publicado em 1996 e finalizou-se em 2003 totalizando 19 edições encadernadas. O sucesso da história foi imediato, e já no ano seguinte a produção animada estreou na tv. Aliás, o traço de Bolt Crank no mangá é levemente diferente do que vimos na primeira série pra tv (onde o sobretudo é cinza e não verde!), assim como algumas situações serem bem mais ousadas nos quadrinhos.

Entre os ilustres fãs do mangá, está o cultuado Jim Lee (que fazia os fãs dos X-Men terem orgasmos enquanto foi o responsável pela arte dos quadrinhos dos mesmos). Aliás, Lee curtiu tanto o personagem, que desenhou a capa de uma encadernação do mangá nos EUA, publicada pela Viz. Ficou bem.. Ann… X-Men, mas tá valendo…

Os animes
O mangá ganhou duas versões animadas. A primeira, já em 1997, foi entitulada simplesmente Eat-Man. Exibida nas madrugadas da Tv Tokyo, essa primeira série fez muito fã querer cortar os pulsos. Apesar de manter o clima do mangá, é uma série cheia de altos e baixos, principalmente no que se refere à animação. Aparentemente, o Studio Deen não tinha lá muita grana e deve ter colocado as faxineiras como animadoras, tamanho a variação da qualidade da mesma. Além da animação bagaceira, os roteiros misturam tramas bacanérrimas (algumas exclusivas pra tv) com outras sem noção, que fazem o telespectador ter vontade de dar um tiro na cabeça. Parece que a Tv Tokyo e os patrocinadores não acreditavam muito no potencial do título, o que fez a verba de produção ser bem apertada.

Só que Eat-Man fez um sucesso relativo, o que viabilizou a produção de uma segunda temporada. No ano seguinte, estreava Eat-Man ’98, dessa vez com uma animação bem mais trabalhada e contando com algumas histórias exclusivas pra tv escritas pelo próprio Akihito. Essa segunda temporada agradou mais aos fãs e foi a mais bem sucedida. Só que parou por aí. Não teve moviezinho, nem OVA. Enquanto isso, trocentos caça-níqueis (não que Eat-Man não seja…) aterrorizam nossas vidinhas pacatas e parecem não ter fim…

Hora do lanche
Estamos num futuro devastado, onde a tecnologia se mistura a um ambiente que lembra muito o velho-oeste americano. Bolt Crank é um Explorador, nome que se dá a uma espécie de mercenário, que se dedica a fazer alguns servicinhos em troca de alguma recompensa. Não importa qual a missão, Bolt irá cumprí-la custe o que custar. Seja escoltando alguém, buscando algum objeto, a série coloca o herói em situações pra lá de mirabolantes, cujo desenvolver o faz sempre recorrer à medidas drásticas (como explodir alguém com uma bazuca…).

Ambas as séries trazem histórias mais ou menos fechadas, mas que aos poucos vão se complementando. Quase nada se sabe sobre o passado de Bolt, e o telespectador vai descobrindo aos poucos, a partir de pequenas referências dadas nos episódios. Uma delas é que seu verdadeiro nome é Leon Field, e que ele tem uma estranha relação com os destroços de uma nave que flutua pelo espaço.

O fato de não se saber quase nada do passado de Bolt é que faz com que a série se torne cada vez mais interessante. Nunca se sabe que ação podemos esperar dele, já que, na maioria do tempo, ele está com seu rosto escondido pela enorme cabeleira e pelos óculos (aliás, super-fashions :P). Isso sem contar o fato de ser beeem calado, mas que inesperadamente solta um sorrisinho enigmático quando a situação está mais que preta. Em resumo, Bolt Crank é “cool”. Só por isso o anime vale a pena.

No Brasil
Eat-Man estreou no Brasil em meados de 2001, na fase “áurea” da Locomotion, dentro do bloco Anime Loving. As duas séries foram exibidas na sequência, mas um “pequeno” detalhe fez com que o público perdesse o interesse em acompanhá-la: as malditas legendas com tarja preta sobrepostas às em espanhol. Devido à pouca distribuição do canal no país, a Claxsson, que na época era dona da Loco (que depois passaria pra Pramer e finalmente pra Sony, dando lugar ao Animax) resolveu cortar os gastos, colocando as 2 legendas num único sinal, o que tornou a exibição de Eat-Man e outras séries um martírio para qualquer espectador. E isso quando tinha legenda, pois a mesma desaparecia do nada, ou era trocada pelo texto em espanhol. Nem vou falar dos erros de português e do portunhol barato…

Depois de um tempo, as duas temporadas passaram a rodopiar por toda a grade do canal, tapando o buraco deixado por Evangelion e Blue Seed, que não tiveram seus contratos renovados. E dá-lhe reprises. Aguentar duas séries com 12 episódios cada, 4 vezes ao dia era dose. Mas, mesmo assim, os fãs mais dedicados puderam ver (e rever até os olhos derreterem…) a série completinha.

Eat-Man saiu do ar em 2005, quando o canal deu lugar ao Animax.

Checklist Episódios
Eat-man
1. Paredes de Vidro
2. Criatura a ponto de Extinção
3. Quarto das promessas
4. Cortesia Profissional
5. Depois da chuva
6. A Janela do Gene
7. Cemitério da Tentação
8. Silêncio do pingente de gelo
9. Um céu Distante
10. Fragmento de um sonho
11. Paraíso
12. Amanhãs infinitos


Enviar para um amigo
Imprimir
Cloud
Tio Cloud escreve sobre cultura nerd oriental desde 2002 e trancou sua amada Allena-chan no closet para que ela nunca mais fuja.

1 Comentário

  1. #1
    Aramis Lupin III:

    Eu lembro deste anime que tbm foi exibido pela finada Loco motion e Animax (atual Sony spim), mas eu assisti poedacinho deste anime, que mostra que este homem adora comer o parafuso!

Trackbacks:

Deixar um Comentário

(não será publicado) (obrigatório)
Caretinha:
smilewinkwassattonguelaughingsadangrycrying

 

 

Como coloco meu próprio avatar? ▼





jboxtv
social
  • Garimpando nos sebos japoneses você pode encontrar de tudo por ótimos preços! Até um combo miniatura + versão especial do volume 7 de Evangelion! Edição temática de natal! Cada uma das duas meninas vem numa caixa com um mangá, mas é o mesmo volume 7 do mangá em ambas, o que me deixa com dois mangás iguais. :( As caixas estavam lacradas, novinhas em folha e cada uma saiu por 11 reais! *_* Bom domingo aí! @schuabb Apolo(Dōko) 
#Evangelion #Mangá #Rei #Asuka #Natal #MerryChristmas
mediacenter
JBOX
Vídeo: Novos Trailers de Stand By Me Doraemon
Adicionado:
22 de julho de 2014
JBOX
Vídeo: Primeiro Preview do Novo Filme…
Adicionado:
22 de julho de 2014
JBOX
Vídeo: Novo Trailer de Omoide no Marnie
Adicionado:
17 de julho de 2014
 
enquete

Qual desses animes você compraria se fosse lançado em DVD?

Loading ... Loading ...
maiscomentados
twitter