Super Book

[div coluna1]Super Book
Anime Oyako Gekijo (Teatro Animado para Pais e Filhos)
Produção: Tatsunoko, 1981
Episódios: 26 p/ tv
Criação: Equipe Tatsunoko Productions
Exibição no Japão: TV Tokyo (09/10/1981 – 29/03/1982)
Exibição no Brasil: Rede Record – Rede Vida – Rede Gênesis
Disponível em: VHS e DVD

Última Atualização: 04/06/2008

Por Jiback Noiado

Na década de 70, os japinhas ficavam de olhos arregalados assistindo a animes com robozões quadrados que dominavam totalmente a programação das tv’s japonesas. Os estúdios de animação deixavam seu cérebro descansando e usavam e abusavam do estilo do momento.

Depois de anos constantemente reciclando idéias anteriores de sucesso, o desgaste fez com que chegassem à “brilhante” idéia de passar clássicos da literatura e do cinema ocidental ao 2D. Foi aí que surgiram animes como Pinóquio, Pequeno Príncipe, Rei Arthur, etc. Isso se tornou uma coisa comum e continuou na década seguinte (Dartagnan, por exemplo XD). Com tantas histórias famosas ganhando uma versão animada, era de se imaginar que o livro de maior influência na vida do povo ocidental aparecesse na tela nipônica: a Bíblia.

Para a cultura japonesa em geral, Jesus Cristo e as demais personagens bíblicas refletem numa simples passagem histórica. Pouquíssimos animes relatam sobre o cristianismo. Podemos contar nos dedos as produções que trabalham em cima desse assunto, como Super Doll Licca-Chan, Marcelino Pão e Vinho, Maria Sama e claro, o precursor de todos estes, Super Book (ae, finalmente… XP).

Produzido pela Tatsunoko em 1981 (sob encomenda da CBN – canal religioso dos EUA) e criado pela equipe da própria, Super Book (Anime Oyako Gekijo) estreou em 9 de outubro pela TV Tokyo (que na época se chamava Tokyo 12). Mesmo trazendo uma cultura diferente que poderia despertar a atenção da maioria budista, o anime não teve todo o prestígio (não é aquele chocolate da Nestlé XP) esperado e seus 26 episódios tiveram um sucesso bem ameno (inclusive no site da produtora ele é totalmente ignorado como se não fizesse parte da história da Tatsunoko…).

Mas, ao embarcar no ocidente, Superbook rendeu um lucro fenomenal pra Tatsunoko (e CBN) continuar a investir no filão, afinal, hoje em dia tudo que fala da bíblia vende como água, se é que vocês me entendem… Dezenas de países se renderam ao anime e os VHS, lotavam as lojinhas de produtos religiosos. A venda dessas fitinhas nos Estados Unidos passou a marca de 2,5 milhões de cópias! Realmente, está comprovado que o gosto dos dois lados do globo (globo tem lado? XD) ainda se encontram distantes em certas coisas…

O anime contou com roteiros de Akiyoshi Sakai (supervisor de Cybaster) e direção de Norio Yazawa (que fez storyboard para o Jetter Mars, exibido aqui pela Record), Osamu Sekita (que trabalhou em várias séries Gundam, Beyblade V Force, G Revolution e Transformers: a Nova Geração) e Susumu Ishisaki (assistente de direção do longa Harmagedon  – o anime e não o de hollywood u.u).

Devido a boa aceitação no ocidente, a Tatsunoko continuou a investir na série (visando a venda para países de maioria católicos, principalmente) e produziu uma seqüência de 26 episódios em 1983, intitulada “Pasocon Travel Tanteidan”. A mudança ficou a cargo da entrada de um irmãozinho dos protagonistas da série original, que estão mais crescidinhos. Tal seqüência nunca foi lançada por aqui.

Um pouquinho (mesmo) da história
Em um bairro de classe média vive uma família comum, em especial os irmãos Chris e Joy (claro eles são os personagens principais né Jiback, sua mula u.u, aliás… Ô nomezinhos tronchos, parecem ser retirados daqueles pirulitos de pozinho, só perdem pros de Samurai Warriors XD), com sua cadelinha de estimação e um brinquedo falante chamado Guizmo (@_@). Em um dia, eles abrem o Super Livro (a Bíblia seu besta XD) e são sugados para dentro dela. Para maior surpresa das crianças, eles presenciam a famosa história de Adão e Eva. É aí que eles percebem que atravessaram no tempo quando abriram o livro sagrado. Desde então eles passam a todo dia viver uma nova aventura bíblica tentado ajudar os lendários personagens (inclusive no Apocalipse, muito emocionante! XD). Só pra constar… A Bíblia (ou super livro) passa a falar… @_@” (e aqui foi dublado por Drausio de Oliveira, o Nylon de A Princesa e o Cavaleiro e o Abel no 3º especial de Os Cavaleiros do Zodíaco).

Casa Voadora – O Filho bastardo
Mesmo com o sucesso ameno de Super Book na tv, a Tatsunoko resolveu seguir em frente com a fórmula (como já expliquei, visando o exterior…)… E no mesmo ano do término do anime surgia “Tondera House no Daiboken” – ou A Casa Voadora (lançado em vídeo por aqui), na tela da mesma rede de televisão, a TV Tokyo. O anime seguiu praticamente o roteiro exato de Super Book (mudando somente o princípio…), os mesmos elementos, personagens quase iguais (só mudando o design…), etc., o que faz muita gente até hoje fazer uma confusão entre as duas produções. Mas isso é o caso para uma próxima matéria, aguardem…

No Brasil
Por aqui, Super Book é quase que totalmente desconhecido do público adorador de anime (eu sei que otaku fica mais rápido, mas se eu num enrolar, o Cloud me bate XD). Mesmo sendo exaustivamente reprisado pela Record (onde estreou no início dos anos 90, quando a emissora foi comprada pela Igreja Universal) e Rede Vida (que o exibiu em meados de 2000 dentro do troncho Coisas de Criança), o anime foi muito mal divulgado.

Todos os 26 episódios foram lançados em VHS pela EBF editora (com umas capas bem feiosinhas, que nem mostram os protagonistas…) e com sorte você ainda encontra em lojas de artigos religiosos ou pelo site da editora. Muitos acreditam ter acompanhado a série pela Band, mas ela nunca passou por lá. A Band exibiu sim desenhos bíblicos, mas longe de Super Book.

Em 2008, a desconhecida distribuidora Norfolk Filmes lançou 5 volumes do anime em DVD, com 3 capítulos em cada disco. Novamente, as capas horrorosas afugentam qualquer um. =P

Apesar da má repercussão, Super Book deixou vários fãs na terra do Tiririca (não me orgulho muito disso… XD), que lembram com carinho das não apelativas e cativantes histórias que trazia. Se você ainda se encontra fascinado por animes de porradaria com alienígenas atacando o mundo, se afaste desse anime (e também da Abelinha Hutch XD) ele pode te traumatizar, hehehe XP.

Só pra encher lingüiça (porque essa matéria ficou graande ¬¬”…): a série foi distribuída na Itália (e provavelmente mais países da Europa…) pela Harmony Gold, a mesma que fez aquela bagunça chamada Robotech. Só que em Superbook a empresa não fez nenhum cortezinho, afinal, editá-lo seria pecado. =P

Checklist episódios:
1 – A história de Adão e Eva.
2 – A história de Caim e Abel.
3 – A história da arca de Noé.
4 – A história do grande pai.
5 – A história da ponte estrangeira.
6 – A história dos irmãos gêmeos.
7 – A história do Egito.
8 – A história do elenco mágico.
9 – A história do trompete impressionante.
10 – A história dos 300 potes.
11 – A história da força de Hércules.
12 – A história do estábulo.
13 – A história do milagre de Jesus.
14 – A história da tumba vazia.
15 – A história do filho pródigo.
16 – A história da tentação do demônio.
17 – A história do homem engolido pela baleia.
18 – A história do rei idiota.
19 – A história de Davi.
20 – A história do rei Salomão.
21 – A história do profeta Elias.
22 – A história do tanque de fogo.
23 – A história da caverna dos leões.
24 – A história das paredes brilhantes do castelo.
25 – A história da bela princesa.
26 – A história do fim da Terra.

[/div][div coluna2]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=h2CScfyw4Jk 255 214]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=v4F8fS484Is 255 214]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[/div]