Transformers – A Nova Geração

[div coluna1]Transformers: A Nova Geração
Transformers: Car Robots
Produção: Studio Gallop, 2000
Episódios: 39 p/ tv
Criação: Junki Takegumi (Roteiro)
Exibição no Japão: Tv Tokyo (05/04/2000-27/12/2000)
Exibição no Brasil: Fox Kids – Globo
Distribuição: Saban International

Última Atualização: 31/10/2007

Por Larc Yasha

Quem foi criança nos anos 80, realmente foi feliz. Quem não se lembra dos animes da TVS (hoje SBT) e da Manchete no comecinho da década? Ou dos desenhos do Xou (com X mesmo) da Xuxa? E como não lembrar dos enlatados japoneses que se tornaram um sucesso gigantesco e que muita gente, hoje, acha que é nome de remédio ou marca de fermento (Flashman x_x). Você não se lembra e tem mais de 20 anos? Que tu andou usando rapaz?

Um desenhozinho legal e que deixou saudades foi Transformers. Os carros que podiam se transformar em robôs eram uma das coisas mais bacanas da época e mesmo nos dias de hoje, fascina a gurizada. Prova disso é o sucesso do longa-metragem live action lançado em 2007 e que faturou horrores!

Os Transformers surgiram quando a Hasbro (fábrica americana de brinquedos) comprou os direitos em cima de 2 coleções de “bonequinhos” da japonesa Takara, chamadas Microman e Diaclone. Para alavancar as vendas, a Hasbro encomendou à Marvel Comics a produção de uma série em quadrinhos que fez muito sucesso, a ponto dos gringos produzirem a série animada clássica que rendeu um total de 98 episódios.

O sucesso fora do país de “origem” (os EUA) foi tanto, que a japaiada nem um pouco boba resolveu fazer versões por conta própria da série. A primeira produção 100% anime foi Transformers – O Filme, feita pela Toei. Se bem que o roteiro era todo americano… Se não conhece, clique aqui e leia a matéria :P.

O sucesso do longa (em conjunto com a exibição da série americana clássica), só fez com que pipocassem novas séries na terra do sol nascente – e que nunca chegaram por aqui, diga-se de passagem. E em tempos de vacas magras na cabeça dos criadores, nada melhor que um remake meia-boca pra tapar buraco na programação – e a Takara vender brinquedinhos pra mulecada que nunca pôde transformar seu carrinho num guerreiro cibernético XD.

Transformers A Nova Geração nada! É CAR ROBOTS!!!
Produzida em 2000 pelos Estúdios Gyarobuu/Gallop (eitcha nomezin feio!) a série mostra um futuro onde os Autobots (heróis na estorinha) estão integrados à sociedade humana de tal forma, que passam despercebidos os nossos olhos como carros e outros veículos comuns.

Ao redor do globo, foi construída uma rede de túneis e estradas interligados, chamada Cybertron NET, pela qual os autos trafegam livremente (e ninguém percebe nada ò_ó).

Os Decepticons (os vilões) surgem do nada (não fica claro se eles vêm de uma outra dimensão, ou do espaço, ou do futuro… Se bem, que pouco importa :P) e querem instaurar seu próprio império. Só que os Autobots, liderados pelo líder Optimus Prime (Fire Convoy no Japão) lutam para que os bandidos não vençam! Ô emoção…:P

Alguns humanos acabam se tornando amigos dos heróis na luta, como o moleque Koji e o Professor Orishi. Os heróis também contam com a ajuda de uma “holograma” chamada T-ai que tem uma sirene de carro de polícia no lugar das orelhas O_o.

Depois dos 39 episódios terem feito sucesso – principalmente na venda de brinquedos – a empresa japonesa Takara (que também fez as Beyblades) e a Hasbro (representante norte americana) se uniram e produziram um coisa menos ruinzinha: Transformers Armada.

Carbots nos EUA – Tranformers: Robots in Disguise
Depois do sucesso das animações em CG da série Beast Wars (com robôs em forma de animais – muito legais por sinal) a nostalgia em cima dos velhos carrões voltou com tudo. E para atender a essa demanda saudosista, os americanos importaram as versões japas em anime da série para lançar em solo ocidental.

Carbots foi a primeira produção importada e foi rebatizada de Robots in Desguise (Rôbos em Disfarce) e devidamente adaptada para agradar ao público antigo. Nomes trocados, episódios reescritos, aberturas cortadas, músicas mexidas… Enfim, só coisas que a terra do Tio Sam consegue fazer como ninguém. Curisamente , “Robots in Desguise” era a frase “cantada” na abertura da série clássica.

A responsável pela adaptação foi nada mais, nada menos que a famosa (e que graças a Deus não existente mais!) Saban – a mesma que fez dos sentais de 92 em diante, virarem os Power Rangers. Para deixar a série com mais cara ainda de Transformers, colocaram até mesmo passagens de cena (com os slogans dos heróis e vilões num fundo preto) e sons de transformação robóticos que são inesquecíveis na mente de quem viu a série original.

Mesmo com o trabalho final ficando ruim de doer, os americanos adoraram o suficiente pra lançar no ano seguinte Transformers Armada. Enquanto isso no Brasil…

A Nova Geração
A série estreou em 2002 na Fox Kids (onde mais uma produçãozinha chatolina e sem graça passaria?) e os otakus torceram o nariz pela falta de adrenalina no anime (leiam: nada de porradaria como um Dragon Ball Z da vida).

Nem os fãs da série clássica curtiram muito, embora a versão brasileira tenha caprichado pra agradar a galera – até porque praticamente todo o elenco se amarrava nas aventuras do Optimus Prime original. Mesmo assim, a série não colou e só fez aumentar a lista de animes a passarem em nossas tv’s e lapidar a imagem da Fox Kids como o canal dos animes mais ruins de todos os tempos (não bastava só ser o canal dos Power Rangers né? E olha que ninguém percebe que ela também foi o canal do Masked Rider x_x).

Mesmo assim, a insistente emissora e seu bloco Invasão Anime lançaram Transformers Armada. A série também não é lá grandes coisas, mas é menos pior que Carbots. Mas fica pruma outra hora essa ^^.

Na Tv aberta, A Nova Geração só deu o ar da graça em 2005, após 2 anos na geladeira da Globo. Colocado no ar de surpresa a fim de levantar a audiência do Tv Xuxa, teve um resultado tão pífio que só foram ao ar 15 episódios. Se fez falta? Imagina… Depois a série começou a tapar buraco na programação da Globo via parabólica (junto de Eagle Riders e outros animes) e quase sempre alguém se assusta vendo a bagaça. Curiosamente alguns brinquedinhos da série foram lançados no Brasil, aproveitando o sucesso do filme obviamente.

Elenco de Dublagem – Lista de Nomes Alterados
Como são MUITOS personagens, resolvi listar apenas os principais e mais atuantes, e seus respectivos nomes originais no Japão (em parênteses) e dublador no Brasil. O estúdio foi a Hebert Richers, o mesmo da dublagem da série clássica.

Direção: Eduardo Borghet
Optimus Prime (Fire Convoy): Guilherme Briggs (Radamanthys na Saga de Hades – Santuário)
Omega Prime (God Fire Convoy): Mauro Ramos (Apu em Samurai Jack – eu sei que não é anime…)
X-Brawn (Wildrider): Ricardo Juarez (Johnny Bravo – Também não é anime, mas os dubladores cariocas não fazem tantos animes para você reconhecer a voz no ato)
T-ai (Ai): Ana Lúcia (Chihiro de A Viagem de Chihiro)
Koji (Yuki): Felipe Drummond (Lee de Digimon Tamers)
Megatron (Gigatron): Luiz Carlos Persy (Comandante Kruger em Power Rangers SPD)
Sllaper (Ushar): Carlos Marques (Derek Wildstar no clássico Patrulha Estelar!!!)
Darkscream (Ildo): Romeu D’angelo (Shane, Ranger vermelho de Power Rangers Ninja Storm).

Checklist de Episódios
01- Protocolo de batalha
02- Uma situação explosiva
03- O resgate do trem-bala
04- Ao resgate
05- A busca da pirâmede negra
06- O segredo das ruínas
07- A obsessão de Sideburn
08- A arma secreta D-5
09- A simulação
10- A escolha de Skid Z
11- Tow Line em apuros
12- O último guerreiro robô
13- Uma esperança no futuro
14- Os decepticons
15- Comandos
16- O vulcão
17- O ataque vindo do espaço
18- O teste
19- Teste de personalidade
20- O aprendizado de Wedge
21- Equipe de construção – Uma equipe da pesada
22- Skybite ganha o dia
23- Uma prova de fogo
24- Ultra Magnus
25- Ultra Magnus: Vingança forçada
26- Lições do passado
27- As duas faces de Ultra Magnus
28- Uma força extra
29- A fortaleza do poder
30- Koji realiza seu sonho
31- Uma competição amigável
32- A ameaça do passado
33- O poder emerge
34- O elemento humano
35- O mistério do Ultra Magnus
36- Troca de indentidade
37- O ataque surpresa
38- A vingança de Galvatron
39- A batalha final

[/div][div coluna2]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=oxrN9QZMEJo 255 214]

[youtube:http://www.youtube.com/watch?v=a_9dlinM0AE 255 214]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[image]

[/div]