Desde o ano passado, a Rede Brasil de Televisão está exibindo o anime Os Cavaleiros do Zodíaco na sua programação matinal. Não se espante se você nunca tiver ouvido falar em tal canal. Ele se enquadra na categoria de emissoras locais que exibem desenhos e seriados lançados em DVD sem deixar claro como conseguiram os direitos. Segundo apuramos, pelo menos outros 5 canais estão exibindo os DVDs da Playarte de Os Cavaleiros do Zodíaco pelo Brasil afora de forma ilegal, sem ter adquirido os direitos das distribuidoras. A coisa é tão feia que às vezes é possível ver até os menus dos discos na tela!

Conforme apuramos, a maioria desses canais que exibem tais materias, geralmente são classificados como canais educativos e comunitários, sem fins lucrativos (mas a maioria com valores de publicidade em seus sites). Para se ter uma idéa, o canal Ulbra Tv, pertencente a uma faculdade do sul o país, já exibiu o filme o Fantasma do Futuro e os episódios lançados por aqui em DVD de Vampire Princess Miyu (sem contar as séries da Warner e Fox provenientes dos box das mesmas).

No Brasil, dá-se um jeitinho pra tudo. Pra fazer evento sem permissão das prefeituras, pra vender pirataria nos mesmos sem ninguém reclamar, pra exibir de forma ilegal programas que foram tragos por empresas que pagaram por eles e investiram no material…

Os Simpsons tinham razão. =|