claymore

O ano que se passou foi excelente para os fãs de mangá quando o assunto é quantidade de lançamentos. Tivemos títulos para todos os gostos e públicos (exceto o infantil, gênero ainda sem representantes por aqui), e o único problema foi conseguir comprar tudo, ou mesmo escolher quais cabem no bolso (monetariamente falando). Em 2009 o mercado continuará promissor, com vários lançamentos já engatilhados. Só não podemos nos esquecer que no cenário econômico há uma crise derrubando editoras aqui e lá fora, portanto haverá muita cautela na escolha do material a chegar por aqui, bem como os formatos adotados. A seguir, compilamos o que já está garantido para chegar ao país nos próximos 12 meses.

A JBC saiu na frente e trará o primeiro lançamento do ano: Tenjho Tenge. Todo mundo sabe que a editora sempre lança algo nos eventos em que participa, mas o anúncio de Tenten pegou muita gente de surpresa, e agradou a praticamente todos os fãs do gênero shounen: trata-se de uma mangá muito bem desenhado, tem uma história divertida e interessante (esqueçam o anime) e traz uma atrativo a mais para os garotos- as belas donzelas desenhadas por Oh! Great, que não raramente aparecem em situações (e cenas) pra lá de sugestivas. Assim como no ano passado, a JBC não terá uma enxurrada de novos títulos, mas a meia dúzia que está por vir promete agradar aos otakus mais exigentes. A editora continuará com sua estratégia de trabalho: lançar um novo mangá somente quando um outro, cujo público alvo que seja o mesmo, esttiver terminado. Dessa forma, o mercado não é sobrecarregado, e os leitores não sentem o peso no bolso. Além do retorno de Bastard! às bancas este mês (com os volumes 24 e 25), a JBC também confirmou o lançamento de Futari Ecchi, provável sucessor de Love Junkies, que está chegando ao fim. Os demais títulos continuam guardados à sete chaves, já que a editora não costuma anunciar nada até o último minuto.

Ao contrário da JBC, que é cautelosa, a Panini segue na contramão, lançando tudo que pode no mais curto espaço de tempo possível. Por um lado, aumentam as opções de escolha dos leitores, que podem contar desde títulos obscuros até blockbusters. Por outro, afoga o mercado e faz com que os fãs não consigam absorver todos os lançamentos, aumentando a possibilidade de prejuizos e consequentemente cancelamentos. Além de D. Gray-Man, já anunciado desde o ano passado e que será o primeiro lançamento do ano (deve chegar às bancas no máximo até março), em 2009 a editora colocará nas bancas Claymore (previsto para abril), Abara e Marmalade Boy. Novos títulos também estão planejados, e é provável que a editora continue sua estratégia de lançar tudo o que conseguir, não se preocupando muito com o estrago que isso causará a longo prazo. Se bem que a multinacional tem muita grana, ou seja, ainda têm muito fôlego para arcar com eventuais prejuízos (e nenhum pudor em cancelar uma publicação no meio).

Comendo pelas beiradas, mas já fazendo um belo trabalho está a pequena NewPOP. A editora pertence ao portal AnimePró, e por conta disso seus dirigentes sabem como devem trabalhar: títulos de pequena duração (evita prejuízos, além de atrair uma parcela de leitores que não querem ficar presos eternamente a um mangá que ainda está inacabado) e qualidade gráfica acima da média padrão. A escolha dos títulos se dá pelo catálogo da Tokyopop, editora americana (com ramificações pelo mundo) que trabalha tanto com material 100% japonês quanto comics com traço e estilo de narrativa inspirados nos mangás (como Vampire Kissess que a editora coloca nas bancas este mês). Para 2009 a NewPOP continuará seguindo o mesmo caminho, e lançará no mínimo 4 novos títulos, entre eles um clássico, coisa bem rara por aqui.

A também pequena HQM (um braço do portal de quadrinhos HQ Maniacs) já anunciou dois títulos na sua primeira investida na área de quadrinhos japoneses. Já estão confirmados Lullabies From Hell e Who Fighter – Coração das Trevas, que têm um atrativo a mais para o leitor mais casual: são obras fechadas em um único volume, o que poderá atrair ao público acostumado com quadrinhos de livarias e graphic novels.

Já a maior editora do país, a Abril, confirmou que este ano colocará nas bancas o mangá Kingdom Hearts, baseado no game-crossover da Disney e Square-Enix. E é bom ficar de olho: conversas dão conta que o mangá do Pato Donald (:P) não será a única novidade da editora no segmento. Mas, como sempre, nenhuma informação adicional foi divulgada.

Na última parte do nosso preview, as surpresas e indefinições. Lá pra sexta-feira colocaremos no ar. =D