ultramaniac2

Depois de um bom tempo apostando em shoujo mais convencionais, desta vez a Panini investiu num mangá shoujo um pouco diferente, já que UltraManiac (que chegou às bancas neste mês) é uma história sobre bruxinhas mesclando comédia, romance e fantasia, mas com uma trama simples e leve, característica da autora.

Na verdade, este é o segundo mangá da Wataru Yoshizumi que está sendo lançada pela Panini. O primeiro, Marmalade Boy, começou a ser publicado no início deste ano e já caminha pra sua reta final, faltando apenas 2 edições para ser concluído.

A história, lançada na revista Ribon em 2002, gira em torno de Ayu e Nina. Tudo começa meio de repente quando Nina perde seu aparelinho mágico e Ayu a ajuda a encontrá-lo. Nina fica muito agradecida e decide que vai dar algo em troca, como agradecimento. Ela na verdade é uma bruxinha atrapalhada e suas magias nem sempre são muito bem sucedidas. Graças a isso as duas (agora amigas) passam por muitas situações engraçadas tentando sempre desfazer os erros da bruxinha.

A trama se desenvolve muito devagar no começo, focado principalmente na comédia. Mas conforme os capítulos vão passando o romance vai se desenvolvendo. O mangá apresenta a essência típica dos trabalhos da Wataru, que lembra muito seu outro título, Marmalade Boy. Apesar das fisionomias e personalidades serem distintas, ambas as obras possuem algumas semelhanças. Um rapaz mais calado com segredos, uma moça sincera em busca do amor, amizades verdadeiras… Temas muito comuns nos títulos da autora.

Quanto ao trabalho da editora Panini, o mangá ficou bem cativante, a capa roxa com o título em rosa ficou mil vezes melhor que a original japonesa que era preta e verde e que a americana preta e azul claro. O volume possui 184 páginas, o seja, tamanho tankoubon, com 13,7 x 20 cm. Está sendo editado pela novata Beatriz Moreira Berto, que melhorou bastante desde seus primeiros trabalhos, mas ainda comete alguns erros de reconstrução aqui e ali. Além disso o mangá foi todo editado com apenas uma fonte, alterando para negrito e itálico de vez em quando, o que às vezes deixa um aspecto não muito legal.

Serão ao todo 5 volumes lançados mensalmente. Para os curiosos, a capa do dois já está disponível no site da editora. Cada um dos volumes vai sair por R$9,90 que é o preço padrão da Panini. Vale a pena notar que nesse volume não há contra-capa colorida, ao contrário dos outros shoujos da editora.

Resumindo: se você gosta de uma história suave, leve e agradável, então não vai se arrepender de adquirir esse mangá. Mas se prefere roteiros mais densos, dramáticos e pesados, então fique bem longe.

Título: UltraManiac
Editora: Panini
Autora: Wataru Yoshizumi
Formato: 13,7 x 20 cm, Tankoubon
Preço: R$ 9,90
Outro título da autora publicado no Brasil: Marmalade Boy