Aproveitando que mais um ano se inicia, vamos a um guia caprichado! Em 2009, a Panini lançou muita coisa nova, seguindo a tendência que começou em 2008. Vou tentar separar mais ou menos por público.

Aishiteruze Baby, série bimestral, atualmente do 4º volumes, acaba no 7º.

Colégio Ouran Host Club, título bimestral, atualmente no 13. No Nihon está no número 15. O que significa que já em 2010 estaremos em dia com os volumes japoneses.

Eensy Weensy Monster, recentemente licenciado, teve seu lançamento reprogramado para dezembro, ou seja, já está nas bancas o volume 01. Serão ao todo 2 edições.

Honey & Clover, série de 10 volumes lançada bimestralmente no Brasil. Já no seu 4º volume por aqui.

Marmalady Boy, finalizado em dezembro com 8 volumes da autora Wataru Yoshizumi.

Ultramaniac, da mesma autora de Marmalade, foi finalizado com o lançamento do 5º volume no último mês.

Otomen, bimestral, atualmente no volume 2. Já no Japão se encontra no volume 9.

Sunadokei, série em 10 volumes, atualmente no 9. Em breve completa.

Vampire Knight, lançando o número 9 no Brasil, já no Japão se encontra no 11 ainda em produção. É um título bimestral.

– A série Blood: o primeiro “Blood, the Last Vampire“, de um único volume, foi lançado em 2007. Em 2008 a Panini iniciou o “BLOOD+” que tudo indica será completado este mês com 5 volumes. No começo de 2009 apareceu por aqui o volume único “BLOOD+, Yakou Joushi“. Finalmente no meio do ano chegou “BLOOD+ Adágio” com dois volumes, recentemente finalizado. Com isso a Panini lançou todos os títulos em mangá da série.

Trinity Blood, teve seu volume 11 lançado há pouco. O 12 foi informado que irá demorar um pouco. No Japão a série parou de sair – apesar das más línguas dizerem que foi cancelado por lá.

Lodoss War – A Dama de Pharis, teve o volume 1 lançado, mas nunca o 2, que completa a série. Não está na lista de projetos do site da Panini. Cancelado?

Afro Samurai, com dois volumes, provavelmente será lançado o segundo este mês, completando a série.

Berserk, atualmente no volume 34 no Japão (o que dá 68 no Brasil), enquanto a Panini está no volume 54. Nesse ritmo alcançamos o Japão só em meados de 2011.

Black lagoon, atualmente no oitavo no Brasil, quase colado ao Japão que se encontra no nono e parado. Mas a boa notícia é que pelo que parece um novo capítulo  foi lançado na edição de Dezembro da Sunday GX (revista onde o mangá é serializado). Em todo caso vai demorar um pouco para formar mais um volume, para que possa ser lançado aqui. Quanto ao volume 9, não houve informação se a Panini já o tem em mãos, ou seja, talvez atrase um pouco.

Bleach, atualmente no volume 30, lançado mensalmente no Brasil. No Japão alcançou a marca de 42 volumes recentemente.

Chrno Crusade, faltando um volume para completar os 8 da séries! Provavelmente será lançado neste mês.

Claymore, teve o 5º volume lançado no mês passado, no Japão encontra-se no 17º. Este título é lançado bimestralmente no Brasil.

D.Gray-Man, lançado no início do ano, mensalmente, encontra-se no volume 08. Na terra do sol nascente está no volume 19.

Full Metal Panic! Sigma, no seu 8º volume em breve no Brasil e no 11º no Japão. É um título bimestral. A Panini confirmou ter o volume 9 já em mãos.

Gantz, atualmente no volume 24, que foi o último volume que a editora confirmou ter em mãos. Porém no Japão já se encontra no volume 27. É um título bimestral.

Homunculus, com 10 volumes no Japão, teve seu nono volume lançado no Brasil no último mês. Novamente o 9º foi o último que a editora alegou ter em mãos. Oficialmente é um título bimestral.

MPD Psycho, com 13 volumes no Japão. No Brasil ainda faltam os volumes 12 e 13, que foi informado que chegarão por aqui em janeiro e fevereiro.

Naruto, no Brasil alcançando o 32º volume, lançado mensalmente. Já Nihon encontra-se no 48.

Trigun Maximum, após o lançamento complicado (x2), a série voltou a toda mensalmente. Atualmente no volume 9, termina no 14.

Seton, atualmente com 4 volumes japoneses, foi lançado o 1 por aqui. Embora o segundo tenha sido prometido, nunca saiu e até agora não se sabe o que houve. Não houve nenhuma posição oficial da editora.

Kil Dong, o único manhwa ativo (ou inativo) da Panini, são 7 volumes, mas no Brasil só saiu até o 6º. A obra foi deletada do site da Panini e desde então nunca mais se ouviu sobre.

Como pode-se notar existe uma quantidade significativa de títulos que emparelham com o Japão. Geralmente quando isso acontece a Panini logo lança algo de teor similar. Por exemplo, com o fim próximo de Ouran a Panini lançou Otomen, ambos da mesma editora e com mesmo público.

Observando os títulos dá para analisarmos as possibilidades e especularmos sobre os lançamentos que devem surgir em 2010. Chrno Crusade, Black Lagoon, Homunculus e MPD Psycho estão bem próximos do japonês. No caso dos dois primeiros, talvez Afro Samurai e High School of The Dead sejam os títulos que tomarão seus lugares (uma forçada de barra fenomenal). Mas Homunculus e MPD são claramente títulos muito mais adultos e psicológicos, dentre a lista da Panini nenhum outro poderia substituí-los (poderia citar Gantz, mas esse também está dando tchau). Então quem sabe não apareçam novos lançamentos por aqui desse gênero.

Outro “buraco” é o fim de Blood+ e Trinity Blood, ambos shoujos baseados em animes (embora tenha um jeitinho shounen às vezes). Nenhum título foi anunciado que preencha o buraco que eles deixarão. Outro caso com o público feminino são Ultramaniac e Marmalade Boy. Eensy Weensy Monster é um bom substituto, mas como é curto, deve vir mais coisas por aí, não?

Não seria surpreendente um 2010 com muitos novos títulos para substituir as séries concluídas e as coladas no Japão.