Todo mundo mete o pau no mangaká Masami Kurumada sempre que é anunciado um novo spin-off de Saint Seiya, e chovem críticas quanto à incapacidade do autor em partir pra outra. Só que os guerreiros defensores da Deusa Athena  perdem feio para Hokuto no Ken no quesito continuações.

Hokuto, ou Fist of  the North Star no ocidente, é um dos shonens mais bem sucedidos dos anos 80, e é conhecido mais pela sua violência exagerada do que pela qualidade da história em si, e como não poderia deixar de ser, gera um spin-off a cada surto dos editores japoneses. O mais recente, Hoko no Kumo Juza Gaiden começou a ser publicado na edição da antologia Comic Bunch que acabou de ser lançada no Japão, e como o nome sugere, é focado na vida do personagem Juza. O trabalho está a cargo de Missile Kakurai.

Curiosamente, já fizeram Gaiden (como esse tipo de mangá é chamado) de quase todos os personagens que aparecem na história original, e a dúvida é o que vão fazer quando não sobrar mais ninguém. Ah é, podem colocar o brucutú Kenshiro pra lutar boxe, né? =D