Na última “parte” do guia eu lembro de ter dito: “Não seria surpreendente um 2010 com muitos novos títulos para substituir as séries concluídas e as coladas no Japão”. Dito e feito, foram divulgadas várias séries que aparecerão por aqui em breve.

As séries que estão acabando ou em hiato são:

Aishiteruze Baby, série bimestral, atualmente no 6º volume, acaba no 7º que devia ter sido lançado este mês.

Black Lagoon, com 8 volumes no Brasil, só falta mais um para encostar no japonês.

Colégio Ouran Host Club, título bimestral, atualmente no 14. No nihon está no número 15, mas o 16 está marcado para a próxima semana! O número 15 tinha sido programado para o mês passado… A série também entrou em sua reta final em seu país de origem e deve ser concluída no segundo semestre.

Full Metal Panic! Sigma, no seu 9º volume no Brasil e no 11º no Japão.

Gantz, atualmente no volume 25. No Japão já se encontra no volume 27 e o 28 está marcado para o próximo mês. É um título bimestral.

Homunculus, com 12 volumes no Japão, no 10º aqui. Vale a pena lembrar que o título custa R$ 10,90.

Kil Dong, o único manhwa da Panini atualmente, são 7 volumes, no Brasil falta o último. A notícia boa é que a obra voltou à lista de títulos do site da Panini!! Há esperanças!!!

Lodoss War – A Dama de Pharis, cujo primeiro número foi lançado, mas o 2 não.  Parece que foi cancelado mesmo, mas como a editora não divulga uma nota oficial, fiquemos aqui a ver navios…

MPD Psycho, com 14 volumes no Japão. No Brasil acabou de ser lançado o volume 13.

Vampire Knight, no número 10 por aqui. No Japão se encontra no 11, que chegou a aparecer no checklist brasileiro do mês passado.

Trigun Maximum, atualmente no volume 12, termina no 14. Lembrando que esse título é mensal e custa R$ 11,90.

Trinity Blood, teve até o 11º publicado por aqui. Nada do 12 ainda. No Japão o mangá acabou de voltar das trevas! =D

Além desses títulos listados temos as séries novas e as em andamento:

Berserk, atualmente no volume 34 no Japão (68 no Brasil), por aqui foi lançado até o 58. É um mangá mensal que está alcançando o japonês aos poucos.

Black Bird, o mais novo shoujo da Panini, possui 10 volumes e ainda em andamento.

Bleach, atualmente no volume 33 aqui, no Japão 44. É mensal.

Claymore, no Japão encontra-se no 17º, aqui estamos no 7º. Este título é lançado bimestralmente.

D.Gray-Man, que virou bimestral, encontra-se no volume 10. No país de origem chegou ao 19º.

Eureka Seven, que acabou de ser lançado por aqui, com 6 volumes no total.

Highschool of the Dead, outro fresquinho, ainda em produção, com 5 volumes.

Honey & Clover, série de 10 volumes lançada bimestralmente no Brasil. Já no seu 6º volume por aqui.

Otomen, bimestral, atualmente no volume 4. Já no Japão se encontra no volume 10.

Naruto, no Brasil alcançando o 36º volume, lançado mensalmente. Já no Nihon encontra-se no 51.

É engraçado constatar que tem muitos títulos em hiato, tanto quanto o número de ativos. Mas com a chegada dos “em breve” isso deve mudar. São eles: Otomental (2 volumes) e Bijojuku: Cursinho de Sedução (também 2 edições) da mesma autora de Galism. Também tem Elfen Lied (12 volumes),  Kekkaishi (28, ainda em produção), Guin Saga,  Ichigo 100% (19 edições) e Naruto Pocket.

Desses os primeiros a chegar devem ser Otomental (que apareceu no checklist desse mês no mangá Claymore) e Naruto Pocket. Quanto a Elfen Lied embora tenha aparecido na lista, foi retirado alguns dias depois, quem sabe o que aconteceu, né? Reprogramado talvez?

Acho que posso comentar que a editora ganhou um novo site com papel de parede de Naruto! Agora existe uma aba exclusiva para “Manga” (que inclui os Manhwa XD). Antes era uma lógica maluca e as coisas sumiam! Pois bem, nessa página é possível ver a lista dos mangás concluídos e em andamento (apesar de ter muitos desaparecidos (=/). É aqui que apareceu o nome do Kil Dong!

Vale a pena comentar que esse site está super mal-feito. Acho que eles decidiram abolir acentos e pontuação do site, além de títulos escritos errados também. Exemplo: “Blood Mais” (Blood +), “D-Gray Man” (D.Gray-Man), “Full Metal Panic Sigma” (Full Metal Panic! Sigma), “Chrono Cruzade” (Chrno Crusade), “Humunculus” (Homunculus), “High School of the Dead” (Highschool of the Dead), dentre outros. É um absurdo que a editora não saiba escrever o nome dos próprios títulos! XD

Além de algumas obras estarem desatualizadas, algumas sem páginas e tudo quanto informação que antigamente tinha não existe mais (como páginas, periodicidade, tamanho…) o que é uma pena. De fato o site todo está meio confuso, vários links diferentes insistem em me mostrar uma propaganda de Aishiteruze 6, me senti perseguida (XD), quem foi que aprovou aquilo? Espero que corrijam isso… Prefiro o site de lógica duvidável, mas atualizado e correto (=/).