Nessa última segunda-feira (15), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os 15 possíveis títulos a competir pela estatueta do próximo Oscar na categoria Melhor Animação. Entre os 15 candidatos iniciais, apenas uma animação japonesa apareceu. E o principal detalhe: não é uma obra de Miyazaki!

O elogiado e desconhecido por aqui Summer Wars, de Mamoru Hosoda (diretor de Digimon – O Filme), desbancou Ponyo (de Miyazaki), The Sky Crawlers (lançado no Brasil em DVD) e Sword of the Strange, que já haviam sido inscritos previamente. Evangelion 1.0: You Are (Not) Alone não pôde concorrer por ter sido lançado no circuito japonês em 2007.

A inscrição inicial de 15 títulos afirma, por regra, que somente 3 animações irão concorrer ao Oscar esse ano. Caso mais uma seja inscrita, o número de candidatos finais à disputa será de 5. Mas temos que lembrar que nessa dança estão títulos como Toy Story 3, Como Treinar seu Dragão e Megamente, que podem não deixar espaço algum ao longa japonês. Somente em 2002 tivemos 5 concorrentes, ano esse que foi abocanhado pela única animação japonesa a levar o prêmio: A Viagem de Chihiro.


Fonte: ANN